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Saiba tudo sobre comportamento organizacional. Conheça o conceito, qual é a importância, quais são os tipos, como analisar e mais. Leia agora!
Você conhece o conceito de comportamento organizacional? Em caso positivo, sabe como ele pode impactar os resultados do seu negócio?
Quem trabalha com recursos humanos precisa estar por dentro desse assunto. Ainda assim, muitos profissionais desconhecem o conceito. Por isso, a Caju preparou este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Continue a leitura para saber o que é, qual é a importância, os tipos e mais sobre comportamento organizacional.
Comportamento organizacional consiste no estudo de como as pessoas agem dentro das organizações, tanto de maneira individual quanto em grupo. O objetivo é entender como as ações dos colaboradores afetam o ambiente de trabalho, além de encontrar maneiras de desenvolver a equipe e torná-la mais eficiente.
Quando se estuda o comportamento organizacional dos colaboradores de uma empresa, é possível não apenas fazer um diagnóstico, mas também entender as necessidades dos profissionais de maneira individual e coletiva. A partir disso, o negócio consegue promover um ambiente agradável para que os funcionários desempenhem suas atividades da melhor maneira.
Estudar o comportamento organizacional é importante para as empresas porque permite:
O comportamento organizacional pode ser dividido em diferentes tipos, que são úteis para avaliar o ambiente da empresa e compreender melhor o que ocorre no negócio. Entenda quais são:
Nesse tipo de comportamento organizacional, avalia-se se as ações dos colaboradores são pautadas não somente por honestidade e transparência, mas também pelo cumprimento dos valores da organização. Além de cumprir as regras, é preciso entender se os funcionários respeitam os colegas e os clientes.
A análise do comportamento organizacional pautada pela responsabilidade avalia se os colaboradores estão cumprindo suas obrigações. Isso inclui não somente metas e prazos, mas também comportamentos que podem se refletir no coletivo.
Nesse caso, a empresa avalia a forma como controla o desempenho dos colaboradores. Esse controle pode ser relacionado à organização de maneira geral ou a um projeto em específico. Além disso, pode ser feito de diversas maneiras, priorizando diferentes aspectos, como lealdade e confiança ou avaliação de resultados.
Na avaliação do comportamento organizacional por competitividade, os profissionais de RH analisam as atitudes dos colaboradores para entender se o estímulo à competição está prejudicando o clima e os resultados da empresa. A ideia é, com isso, evitar conflitos e comportamentos desalinhados.
A autocracia é uma forma de poder em que o líder detém o poder total e absoluto. Nas empresas, isso ocorre quando as diferenças hierárquicas podem ser vistas claramente no dia a dia da empresa.
Nesse tipo de comportamento organizacional, a ideia é avaliar se as lideranças permitem que todos os colaboradores participem dos processos de trabalho, seja para trazer ideias ou tomar decisões.
Esse é um tipo de comportamento organizacional muito negativo. A perseguição aos colaboradores pode se manifestar de diversas maneiras, como assédio, comunicação agressiva e repreensões frente aos colegas.
Nesses casos, a área de RH precisa agir rapidamente, evitando danos à saúde mental dos colaboradores. Além disso, esse tipo de comportamento organizacional também pode ser prejudicial à produtividade, ao clima organizacional como um todo e à retenção e motivação dos colaboradores.
Além da categorização em tipos, é possível separar o comportamento organizacional em níveis. Em geral, isso é feito da seguinte maneira:
Para alguns autores, existe ainda um terceiro nível, o comportamento organizacional empresarial. Nessa categoria, são analisadas as condutas de lideranças, procurando-se entender como elas afetam a empresa, desde os resultados até os colaboradores.
→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!
Agora que você já sabe o que é, qual a importância, os tipos e níveis de comportamento organizacional, vamos falar sobre como colocar essa estratégia em prática no seu negócio. A análise pode ser feita de forma individual ou coletiva. Elas devem ser feitas separadamente, mas os critérios são os mesmos.
Para não esquecer nenhum desses pontos, é interessante fazer diversas ações para avaliar:
Agora você já conhece os critérios usados para avaliar o comportamento organizacional em uma empresa. Mas quais ferramentas usar na prática para fazer isso?
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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