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Cultura organizacional

Comportamento organizacional: entenda o que é, qual a sua importância e como analisar

Saiba tudo sobre comportamento organizacional. Conheça o conceito, qual é a importância, quais são os tipos, como analisar e mais. Leia agora!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 6 minutos

Você conhece o conceito de comportamento organizacional? Em caso positivo, sabe como ele pode impactar os resultados do seu negócio?

Quem trabalha com recursos humanos precisa estar por dentro desse assunto. Ainda assim, muitos profissionais desconhecem o conceito. Por isso, a Caju preparou este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Continue a leitura para saber o que é, qual é a importância, os tipos e mais sobre comportamento organizacional.

O que é comportamento organizacional?

Comportamento organizacional consiste no estudo de como as pessoas agem dentro das organizações, tanto de maneira individual quanto em grupo. O objetivo é entender como as ações dos colaboradores afetam o ambiente de trabalho, além de encontrar maneiras de desenvolver a equipe e torná-la mais eficiente.

Quando se estuda o comportamento organizacional dos colaboradores de uma empresa, é possível não apenas fazer um diagnóstico, mas também entender as necessidades dos profissionais de maneira individual e coletiva. A partir disso, o negócio consegue promover um ambiente agradável para que os funcionários desempenhem suas atividades da melhor maneira.

Qual é a importância do comportamento organizacional?

Estudar o comportamento organizacional é importante para as empresas porque permite:

  • Preparar melhor os gestores para lidarem com cada colaborador individualmente e com as equipes, facilitando a gestão de pessoas
  • Desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores
  • Compreender e gerir as relações entre diferentes áreas 
  • Ter uma comunicação mais eficiente
  • Entender o capital humano do negócio de forma mais abrangente
  • Trabalhar a resiliência da equipe para que se adapte a diferentes situações

Quais são os tipos de comportamento organizacional?

O comportamento organizacional pode ser dividido em diferentes tipos, que são úteis para avaliar o ambiente da empresa e compreender melhor o que ocorre no negócio. Entenda quais são: 

Comportamento organizacional pautado pela ética

Nesse tipo de comportamento organizacional, avalia-se se as ações dos colaboradores são pautadas não somente por honestidade e transparência, mas também pelo cumprimento dos valores da organização. Além de cumprir as regras, é preciso entender se os funcionários respeitam os colegas e os clientes.

Comportamento organizacional pautado pela responsabilidade

A análise do comportamento organizacional pautada pela responsabilidade avalia se os colaboradores estão cumprindo suas obrigações. Isso inclui não somente metas e prazos, mas também comportamentos que podem se refletir no coletivo.

Comportamento organizacional pautado pelo controle gerencial

Nesse caso, a empresa avalia a forma como controla o desempenho dos colaboradores. Esse controle pode ser relacionado à organização de maneira geral ou a um projeto em específico. Além disso, pode ser feito de diversas maneiras, priorizando diferentes aspectos, como lealdade e confiança ou avaliação de resultados.

Comportamento organizacional pautado pela competitividade

Na avaliação do comportamento organizacional por competitividade, os profissionais de RH analisam as atitudes dos colaboradores para entender se o estímulo à competição está prejudicando o clima e os resultados da empresa. A ideia é, com isso, evitar conflitos e comportamentos desalinhados. 

Comportamento organizacional pautado pela autocracia

A autocracia é uma forma de poder em que o líder detém o poder total e absoluto. Nas empresas, isso ocorre quando as diferenças hierárquicas podem ser vistas claramente no dia a dia da empresa.

Nesse tipo de comportamento organizacional, a ideia é avaliar se as lideranças permitem que todos os colaboradores participem dos processos de trabalho, seja para trazer ideias ou tomar decisões. 

Comportamento organizacional pautado pela perseguição

Esse é um tipo de comportamento organizacional muito negativo. A perseguição aos colaboradores pode se manifestar de diversas maneiras, como assédio, comunicação agressiva e repreensões frente aos colegas.

Nesses casos, a área de RH precisa agir rapidamente, evitando danos à saúde mental dos colaboradores. Além disso, esse tipo de comportamento organizacional também pode ser prejudicial à produtividade, ao clima organizacional como um todo e à retenção e motivação dos colaboradores. 

Quais são os níveis do comportamento organizacional?

Além da categorização em tipos, é possível separar o comportamento organizacional em níveis. Em geral, isso é feito da seguinte maneira:

  • Comportamento organizacional baseado no indivíduo: nesse modelo, analisa-se a maneira de trabalhar, a produtividade, o perfil de cada colaborador. É fundamental também entender o que motiva os colaboradores, quais benefícios são interessantes para ele, de modo a melhorar sua produtividade e torná-lo mais satisfeito com a empresa.
  • Comportamento organizacional coletivo: nessa categoria, são analisados todos os grupos existentes na empresa, como as diferentes áreas. O objetivo, aqui, é entender como integrar as equipes, melhorando a comunicação e o alinhamento entre diferentes departamentos.

Para alguns autores, existe ainda um terceiro nível, o comportamento organizacional empresarial. Nessa categoria, são analisadas as condutas de lideranças, procurando-se entender como elas afetam a empresa, desde os resultados até os colaboradores. 

→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!

Como é feita a avaliação do comportamento organizacional?

Agora que você já sabe o que é, qual a importância, os tipos e níveis de comportamento organizacional, vamos falar sobre como colocar essa estratégia em prática no seu negócio. A análise pode ser feita de forma individual ou coletiva. Elas devem ser feitas separadamente, mas os critérios são os mesmos.

Para não esquecer nenhum desses pontos, é interessante fazer diversas ações para avaliar: 

Quais ferramentas usar para avaliar o comportamento organizacional?

Agora você já conhece os critérios usados para avaliar o comportamento organizacional em uma empresa. Mas quais ferramentas usar na prática para fazer isso?

  • Tabelas e planilhas
  • Testes psicológicos, como o DISC, aplicados por um profissional da área, para identificar os diferentes perfis que fazem parte da empresa
  • Rodadas de avaliações como feedback 360°, para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria entre os colaboradores
  • Softwares que auxiliam a mapear os colaboradores e a analisar os resultados

Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o blog da Caju para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre recursos humanos e benefícios corporativos!

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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