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Cultura organizacional

Como usar o marketing de incentivo para engajar os colaboradores?

Marketing de incentivo é uma estratégia para motivar e engajar os colaboradores por meio de recompensas. Entenda como funciona e como aplicar na sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

Uma equipe motivada e produtiva é um dos maiores segredos para chegar ao sucesso. Quando entendemos isso, fica claro que é preciso investir nos colaboradores para que eles possam ajudar a empresa a alcançar esse resultado. O marketing de incentivo é uma das maneiras de fazer isso acontecer.

Por meio dessa ação, é possível reconhecer funcionários com bom desempenho e boa aderência cultural, criando um ciclo positivo de motivação, produtividade e satisfação — tanto do empregado, quanto do empregador.

Então, se você quer descobrir como as ações de incentivo podem revolucionar a gestão de pessoas na sua empresa e, principalmente, como colocar essa iniciativa em prática, continue a leitura!

Neste artigo, vamos entender o que é marketing de incentivo e conferir passo a passo como criar uma campanha do zero na sua empresa. Acredite: suas equipes e seus resultados vão te agradecer por isso!

Afinal, o que é marketing de incentivo?

O marketing de incentivo pode ser entendido como um conjunto de ações para motivar e engajar os funcionários em causas importantes para o negócio, como uma meta ou um objetivo estratégico específico.

Essas ações podem incluir recompensas financeiras, bonificações por resultados, prêmios, folgas, homenagens ou benefícios adicionais que estimulem os empregados a se empenharem mais em suas tarefas diárias. 

Através do marketing de incentivo, as empresas não apenas aumentam a produtividade e a qualidade do trabalho, mas também promovem um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo, fortalecendo o vínculo entre o empregado e a empresa.

Além disso, por ser uma estratégia de recompensa flexível, esse sistema pode se adaptar à realidade de cada organização. Ou seja, é possível personalizar as ações de acordo com os valores e as diretrizes do negócio.

Leia mais: Como implementar a bonificação por resultados?

Como o marketing de incentivo funciona na prática?

Imagine que você tem uma loja de roupas e quer aumentar suas vendas. Nesse caso, fazer promoções ou oferecer um cupom de desconto pode ser uma forma de incentivar os consumidores a fazerem a compra, certo?

Com os funcionários, a estratégia segue a mesma linha de raciocínio: a ideia é que a gratificação incentive o comportamento esperado do colaborador. E, para isso, o marketing de incentivo se baseia em três pilares principais:

  1. Motivação: apresentar o desafio e o gatilho de estímulo caso o objetivo seja alcançado dentro do prazo previsto;
  1. Reconhecimento: enaltecer o funcionário ou a equipe pelo resultado, seja de forma pública ou one on one;
  1. Recompensa: oferecer, junto do reconhecimento, um benefício que seja interessante para o funcionário, como um vale-presente.

Quais são os tipos de marketing de incentivo?

Existem diversas maneiras de criar campanhas de incentivo na empresa. A seguir, vamos mostrar algumas ideias para que você possa se inspirar:

Kit de boas-vindas

Um kit de boas-vindas no processo de onboarding pode ajudar a criar uma primeira impressão positiva da organização, fazendo com que o profissional se sinta valorizado — e, principalmente, incentivado — desde o primeiro dia.

Programas de reconhecimento

Já os programas de reconhecimento são uma das formas mais simples e fáceis de adotar ações de incentivo, pois nem sempre precisam estar atrelados a uma bonificação financeira. Certificados de “funcionário do mês” ou “destaque da área” são alguns exemplos dessa proposta.

Desenvolvimento profissional

Mentorias, ingressos para eventos ou financiamento de cursos também podem ser uma forma poderosa de marketing de incentivo. Isso porque, além de valorizar o funcionário, essas ações oferecem um retorno direto para a empresa, pois o colaborador traz o conhecimento adquirido para dentro do time.

Flexibilidade no trabalho

Todos sabemos que a flexibilidade no trabalho é um benefício cada vez mais valorizado pelos funcionários. Por isso, oferecer redução da jornada, possibilidade de trabalho remoto ou dias de folga também pode ser uma boa maneira de incentivar os colaboradores.

Confraternizações

Já pensou comemorar uma meta batida com uma grande confraternização fornecida pela empresa? Eventos como esse tendem a fortalecer o espírito de equipe, melhorar o clima organizacional e aumentar ainda mais os níveis de motivação no dia a dia.

Incentivos financeiros

Todas essas ideias são boas, mas, a verdade é que nenhuma ação de marketing de incentivo funciona tão bem quanto às gratificações financeiras. Ou seja, quando os funcionários recebem uma quantia adicional em dinheiro pelas metas batidas individualmente ou em equipe.

Com o cartão multibenefícios da Caju, por exemplo, é possível adicionar um saldo extra referente à premiação no mesmo cartão usado para fornecer vale-alimentação, auxílio home office, vale-transporte e outros benefícios.

O valor fica em uma carteira separada, o que garante segurança jurídica para a empresa e comodidade para o colaborador, que pode usar o saldo em qualquer estabelecimento que aceite bandeira Visa ou fazer o saque da quantia em um Banco24Horas.

Leia também: Como presentear seus colaboradores com Caju Premiações?

Quais os benefícios do marketing de incentivo para a empresa?

Como vimos, o marketing de incentivo traz vantagens importantes tanto para a empresa, quanto para o colaborador. E, para te ajudar a justificar esse investimento, listamos os cinco principais benefícios desse tipo de programa para o negócio. Veja a seguir:

Aumento da produtividade

Colaboradores motivados tendem a produzir mais e com mais qualidade. Por isso, um dos principais benefícios de adotar ações de marketing de incentivo é a melhora em cenários de baixa produtividade no trabalho.

Oferecer bônus financeiros ou um dia de folga, por exemplo, pode fazer com que os funcionários se sintam mais motivados a alcançar objetivos específicos, como uma meta de vendas definida para o trimestre.

Melhora do clima organizacional

O clima organizacional reflete a percepção dos colaboradores sobre a empresa. E, quando os funcionários se sentem recompensados e reconhecidos por seus esforços, existem mais chances de que essa percepção seja positiva.

Assim, as ações de incentivo não apenas aumentam o moral da equipe, mas também contribuem para construir o sentimento de pertencimento e colaboração, garantindo mais qualidade de vida no trabalho.

Redução do turnover

Com um clima organizacional positivo, é menos provável que o colaborador sinta interesse em procurar por novas propostas no mercado. Principalmente porque os programas de recompensa tornam a empresa ainda mais atraente para o profissional.

Por isso, um dos impactos mais imediatos do marketing de incentivo é a redução da rotatividade de funcionários — o famoso turnover. Como consequência, vemos também uma significativa redução de custos, já que o processo de substituição de empregados é um dos mais caros na gestão de pessoas.

Leia também: 10 melhores caminhos para reduzir o turnover nas empresas

Redução do absenteísmo

Equipes motivadas tendem, naturalmente, a ter menos faltas no trabalho. No entanto, caso seja preciso reduzir o número de faltas injustificadas, também é possível criar uma ação de marketing de incentivo específica para essa finalidade.

Várias empresas já adotaram o programa de bônus por presença, por exemplo, que garante uma gratificação extra ou alguns dias de folga para funcionários que não faltarem ao trabalho por um período determinado, como um semestre.

Impacto de marca

Candidatos em potencial (e também futuros clientes) tendem a associar uma boa cultura organizacional a uma marca forte e confiável. E, como sabemos, uma imagem positiva no mercado é parte fundamental do sucesso de uma empresa.

Assim, o marketing de incentivo pode ser um diferencial na hora de atrair os melhores talentos, por exemplo. Como esses profissionais serão os grandes responsáveis pelos resultados do negócio, o incentivo se torna um investimento, não uma despesa.

5 dicas para implementar um programa de marketing de incentivo

Agora que você entendeu a importância da cultura de reconhecimento e como ela pode impactar positivamente os resultados da empresa, vamos apresentar cinco dicas de como implementar um programa de marketing de incentivo eficaz. Confira:

1. Defina objetivos claros

O primeiro passo para criar uma ação de reconhecimento é definir um objetivo claro, específico e mensurável. Isso é essencial para que todos compreendam exatamente o que é esperado, além de facilitar na hora de orientar os esforços da equipe.

“Aumentar as vendas”, por exemplo, é um objetivo muito amplo e difícil de ser avaliado de forma justa. Nesse caso, uma alternativa mais específica seria “Aumentar as vendas em 30% nos próximos seis meses”.

2. Conheça sua equipe

A próxima etapa é entender o que realmente motiva os seus colaboradores. Afinal, oferecer o benefício de home office para alguém que prefere trabalhar presencialmente não vai surtir o efeito desejado.

Então, antes de tudo, faça pesquisas anônimas ou sessões de feedback para coletar informações sobre as preferências da equipe. Isso vai ajudar a personalizar o programa para que ele seja o mais efetivo possível.

3. Crie um regulamento

Agora, é hora de colocar no papel o que foi planejado nas etapas anteriores. Para isso, é importante desenvolver um regulamento claro, transparente e acessível a todos, contendo todas as regras da campanha de marketing de incentivo.

Alguns pontos que você deve ter atenção na hora de preencher esse documento são:

  • Objetivo da ação;
  • Resultados esperados;
  • Prazo da campanha;
  • Critérios de participação;
  • Critérios de avaliação;
  • Restrições;
  • Tipos de recompensa.

4. Ofereça feedbacks

As recompensas são o principal incentivo dos funcionários, mas oferecer feedbacks regularmente também é essencial para manter a motivação durante o processo, principalmente quando pensamos em metas de longo prazo.

Portanto, acompanhe o progresso das ações e ofereça feedbacks constantes para a equipe, tanto para conquistas positivas, quanto para pontos de melhoria. Isso vai ajudar a garantir que todos continuem engajados e mais próximos de alcançar o objetivo.

5. Analise os resultados

Qualquer ação de marketing de incentivo, independentemente de qual seja, demanda um investimento por parte da empresa, seja ele financeiro, de tempo ou de recursos. Por isso, a última etapa do processo deve ser dedicada a analisar os resultados e entender se houve um retorno positivo.

Muitas vezes, mesmo que o objetivo final não tenha sido alcançado, é possível notar melhorias em outras áreas, como produtividade da equipe, nível de engajamento ou capacidade de colaborar e trabalhar em equipe.

Qual é o papel dos gestores e líderes no marketing de incentivo?

Os gestores e líderes da organização desempenham um papel fundamental no sucesso da aplicação do marketing de incentivo dentro de seus times. Afinal, a ideia aqui é fazer com que seus colaboradores tenham orgulho de fazer parte da equipe e da empresa.

Para isso, as lideranças precisam ser as principais defensoras do programa, reconhecendo e recompensando o desempenho excepcional de cada profissional, fornecendo feedbacks construtivos e servindo como exemplo do comportamento esperado. 

Além disso, também é importante que essas figuras estejam abertas ao feedback dos colaboradores sobre todo o processo. Isso vai permitir adaptar o programa conforme necessário, garantindo que ele se torne mais eficiente e que todos alcancem os resultados esperados.

Mas, para isso, é preciso entender a fundo como funciona esse tipo de iniciativa. Por isso, separamos esse artigo completo explicando o que são programas de incentivo e como eles auxiliam na gestão de funcionários.

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Izabela Linke

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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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