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Aprenda o que é o Employee Value Proposition, como criar, seus benefícios e como é importante investir nisso agora na sua empresa!
Contar com colaboradores produtivos e engajados é o grande sonho de qualquer empresa. No entanto, a cultura organizacional, o ambiente e outros aspectos precisam estar alinhados para promover a satisfação das equipes. Nesse sentido, o EVP ou Employee Value Proposition (Proposta de Valor do Funcionário) é uma ferramenta valiosa.
Na prática, ela é fundamental para atrair as pessoas certas e ter um RH mais estratégico. A partir do momento que a estratégia e benefícios são focados nos colaboradores, é possível ter uma abordagem mais centrada. Em outras palavras, o EVP ajuda a atrair, a engajar funcionários e reter por mais tempo os talentos na empresa.
Esses benefícios são alcançados por meio da troca e entrega de vantagens para os funcionários. Traduzindo: ter o EVP bem estruturado é uma forma estratégica de conquistar os melhores talentos para sua equipe e aqui você entenderá como pode ser uma estratégia para gerar engajamento, melhorar a gestão dos conflitos e como aplicá-la!
A Proposta de Valor do Funcionário (Employee Value Proposition) é definida como um conjunto de benefícios – monetários e não monetários – fornecidos por uma empresa a seus funcionários em troca das habilidades, capacidades e experiência que eles trazem e as contribuições que fazem à organização.
Sabemos que as empresas estão sempre concorrendo para ver quem consegue fisgar aquele talento tão requisitado e que tem muito para oferecer. Afinal, o ideal é encontrar colaboradores que se encaixem e somem com o time a qual são destinados, não é mesmo?
Contudo, existem uma série de fatores que podem influenciar para que um candidato escolha a sua empresa e não a concorrente. Sem dúvida o Employee Value Proposition (EVP) está entre eles.
Como a Proposta de Valor do Funcionário diz respeito aos benefícios e recompensas que o colaborador terá ao trabalhar na empresa, entre os mais comuns estão:
Ou seja: os benefícios corporativos são ótimas maneiras de aumentar o Employee Value Proposition de uma empresa. Dessa maneira, os talentos enxergam essas vantagens como boas recompensas pelo trabalho que exercem, e esse reconhecimento é essencial para a satisfação dos funcionários.
Uma forte Proposta de Valor para o Funcionário consiste em vários elementos. Juntos, esses atributos determinam como seus funcionários e candidatos perceberão sua organização como empregador.
O Gartner e outras organizações já listaram os cinco elementos a seguir como os pilares para a criação de uma Proposta de Valor do Funcionário:
O pilar de recompensas inclui a satisfação de seus funcionários com o salário, mas também com recompensas adicionais, como bônus e outros benefícios corporativos.
Os aspectos do seu sistema de avaliação contam muito para que todos possam entender como alcançar determinadas recompensas. A remuneração justa e baseada no desempenho é sempre o melhor caminho a seguir.
Você deve concordar que oferecer oportunidade de crescimento dentro da empresa é um grande incentivo para manter os profissionais engajados e motivados, ajudando a reter seus principais talentos. É por isso que esse também é um dos pilares mais importante do EVP.
Para que isso se traduza em termos práticos, a recomendação é criar um plano de carreira consistente para cada área de atuação dentro da empresa e investir em treinamentos para consolidar seu foco na geração de novas oportunidades para os profissionais.
É muito comum que colaboradores busquem desligamento da empresa por causa de conflitos com o chefe ou de relacionamento ruim com os colegas. Isso significa que o bom relacionamento entre colegas e com os líderes de equipe faz parte como pilar do EVP.
Fortalecer positivamente os laços entre pessoas, assim como treinar líderes para manter o bom relacionamento entre as equipes é essencial para a construção de um espaço mais saudável e até mais descontraído no dia a dia.
O pilar de trabalho tem muito a ver com a experiência do funcionário que se relaciona com três ambientes: tecnologia, espaço físico e cultura da empresa.
Aqui a empresa deve se preocupar em oferecer um ambiente de trabalho positivo, com um certo nível de autonomia e que se preocupe em promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Mais do que apenas organização em termos práticos, esse pilar faz referência a organização de ideias e de como uma empresa trata sua cultura. Afinal, todos compreendem quais são os valores e crenças centrais da sua estrutura de trabalho?
Podemos dizer que o nível de responsabilidade social da empesa, a ética e o posicionamento relacionado a diversidade entre os colaboradores devem compor seu trabalho de definição do Employee Value Proposition.
É fundamental falar qual a importância de definir o EVP. Acontece que o Employee Value Proposition tem extrema importância, sobretudo porque mostra para os colaboradores o valor que eles têm para a empresa. Desse modo, o EVP tem um grande impacto quando usado de forma estratégica no RH.
Por mais que a remuneração seja boa, os benefícios sejam atrativos e flexíveis, existam boas bonificações e outros aspectos, isso não é suficiente. O EVP engloba um conjunto de fatores que, juntos, são capazes de aumentar a satisfação de todos. Por isso, definir a Proposta de Valor do Funcionário é fundamental para atrair e reter os melhores talentos.
A proposta de valor do funcionário provou ser crucial para atrair, contratar e reter os melhores talentos do setor. Isso ajuda muito a priorizar as políticas de RH, cria uma marca forte aos olhos das pessoas e ajuda no engajamento da força de trabalho.
Veja quais são as vantagens de ter o EVP bem elaborado, estruturado com base na cultura organizacional e pensado exclusivamente para os colaboradores.
Nesse sentido, conforme o colaborador trabalha e recebe esses benefícios, o contentamento com seu papel e a qualidade de vida aumentam.
Um benefício além disso é que a desmotivação com o emprego ou a vontade de buscar outra oportunidade são reduzidas. Além disso, outras pessoas também ficam mais interessadas em fazer parte do time de trabalho de uma empresa que valoriza tanto seus funcionários.
Os benefícios e recompensas têm um imenso valor para os funcionários. Por meio deles, cada colaborador tem a sensação de dever cumprido, e essas vantagens são a cereja no topo do bolo. Portanto, empresas que investem no EVP percebem o aumento no engajamento nas equipes. É aquele velho “vestir a camisa” da empresa.
Um relatório do Harvard Business Review mostra que 71% dos respondentes dizem que o engajamento dos funcionários é muito importante para alcançar o sucesso organizacional. Os resultados disso são colhidos diariamente, seja com o crescimento da produtividade, impactos financeiros mais positivos e até maior lealdade.
Portanto, funcionários engajados são mais produtivos e isso desencadeia outras vantagens.
Uma empresa que cuida de seus colaboradores e oferece ótimas condições de trabalho com toda certeza terá um índice de retenção de talentos maior. Afinal, os funcionários se sentirão mais acolhidos e perceberão que são valiosos. Dessa forma, o turnover também diminui.
A alta performance é um indicativo de que o negócio está no caminho certo. Além disso, veja outras vantagens do EVP:
→ Leia também: Afinal, o que é employee experience e por que é importante?
Afinal, como criar o EVP dentro do RH? É uma dúvida comum até porque o EVP envolve diversos critérios, dentre eles fatores diretos e indiretos. Alguns dos aspectos diretos, por exemplo, são o salário e os benefícios. Enquanto isso, o prestígio de fazer parte do time da empresa e o oferecimento de um plano de carreira são critérios indiretos.
Elementos como a cultura da empresa, oportunidades de crescimento e as condições de trabalho também são critérios que pesam na escolha dos candidatos na hora de enviar currículo. Portanto, o EVP tem um grande peso para que o público perceba como aquele negócio é interessante.
Os candidatos de todos os setores olham primeiro não apenas para o salário, mas também para a remuneração, os benefícios e as vantagens associadas a um emprego. Em outras palavras, candidatos experientes estão olhando para todo o pacote de remuneração e não apenas para o dinheiro bruto.
Horários flexíveis, a capacidade de trabalhar em casa e um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal também são levados em consideração. Assim, todos esses benefícios precisam ser destacados em todas as etapas do processo de recrutamento.
O desenvolvimento de carreira é vital para o EVP de um empregador. Os candidatos estão procurando seu próximo trabalho mesmo quando estão começando um atual.
Já há dados que mostram que os millennials mudarão de carreira 15 vezes ao longo da vida, e o principal motivo é a falta de progressão ou direção na carreira dentro de uma única organização.
Para impedir que essa tendência afete seu local de trabalho, os empregadores precisam adaptar sua estratégia de comunicação usando informações claras, infográficos e depoimentos de funcionários para exibir o caminho de progressão positivo dentro da empresa.
Dessa forma, os candidatos podem visualizar sua carreira várias etapas ao mesmo tempo. Se isso não for feito corretamente, as empresas correm o risco de perder contratações de qualidade para outras empresas que têm um Employee Value Proposition ainda mais forte.
Os candidatos querem saber como será um dia de trabalho. Isso se relaciona não apenas a uma descrição clara do que seu papel envolverá diariamente, mas também como é a cultura do local de trabalho.
Expresse isso claramente em seu EVP e você notará instantaneamente o aumento do volume de candidatos de qualidade se candidatando a vagas abertas pela sua empresa.
Embora você possa gastar muito tempo planejando uma EVP eficaz, não se esqueça que a retenção é tão importante quanto. Não faz sentido colocar muito trabalho em sua proposta de marca apenas para perder seus novos e melhores candidatos logo após começarem na nova posição.
Como já vimos, existe um pilar de oportunidades da Employee Value Proposition. Para aproveitar isso, existem algumas etapas que são fundamentais, enquanto outras você pode incrementar de acordo com a identidade da empresa. Então confira o que precisa saber e fazer na prática!
Quando o negócio já está estruturado com base em seus pilares, toda a organização percebe o valor único daquele conjunto. Dessa forma, esse é o pontapé para iniciar o EVP, pois esses valores servirão como um guia que indica as ações corretas.
Lembre-se que o Employee Value Proposition é voltado para pessoas. Por isso, entender os colaboradores, suas necessidades e desejos será primordial para oferecer a eles mais valor. Entenda quem são, o que buscam, suas experiências, metas de vida e outras questões que ajudarão a criar o EVP.
Benefícios, plano de carreira, cultura da empresa e outros aspectos são fundamentais para construir o EVP. Portanto, colher, organizar e definir o que é importante para que a proposta de valor seja alinhada. A partir disso, o EVP é criado e reconhecido dentro e fora da organização.
Atrair, contratar e reter pessoas são os maiores desafios para a gestão de talentos da atualidade. Para que isso aconteça, é igualmente importante desenvolver propostas de valor para os postos de trabalho para atrair talentos suficientemente.
A proposta de valor do funcionário significa criar um equilíbrio de recompensas e reconhecimento em troca do desempenho de um funcionário no local de trabalho. É uma abordagem centrada nas pessoas que é direcionada para os funcionários existentes e estratégias de atração de talentos.
O maior desafio para essa gestão é garantir uma oferta suficiente para atender à demanda esperada pelo mercado, especialmente quando a demanda é muito difícil de prever e quando a oferta de talentos não é constante.
Nesse cenário, é melhor construir uma marca empregadora forte, que pode ser alcançada desenvolvendo uma proposta de valor para o funcionário sim, mas também complementada com outros aspectos. Por exemplo: novos profissionais vão escolher trabalhar em empresas que estão contratando mais do que demitindo.
Para se destacar da concorrência, adapte seu EVP aos candidatos ou ao grupo de candidatos das gerações atuais e futuras. Você não precisa criar várias versões, simplesmente reconheça e certifique-se de que seus fundamentos possam ser adaptados para atrair cada grupo de candidatos.
Por exemplo: um modelo de trabalho híbrido é o preferido pela maioria dos funcionários que passaram pelo período de pandemia da Covid-19. Isso significa que será importante incluir opções de trabalho híbridas ou flexíveis.
A geração mais jovem, em particular, quer entender o porquê mais do que o quê e como nas suas atividades de trabalho. Nesse caso, adapte seu EVP para se concentrar:
Se sua empresa precisa contratar talentos de tecnologia, concentre-se no cenário mais amplo e deixe os candidatos empolgados com o trabalho que realizarão e o valor que agregarão à sua organização.
Por fim, vale dizer que o Employee Value Proposition é importante para incentivar antigos e novos funcionários. Um local que valoriza as competências de seus colaboradores é admirada e tem melhores resultados. Portanto, o EVP apresenta muitos benefícios para funcionários e para a empresa e, claro, para os interessados em trabalhar no negócio.
Para melhorar ainda mais o EVP na sua empresa, veja também como criar programas de incentivo!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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