EVP: por que ter um employee value proposition?

July 15, 2021
Recursos Humanos

Colaboradores produtivos e engajados são o grande sonho de qualquer empresa. No entanto, a cultura organizacional, o ambiente e outros aspectos precisam estar alinhados para promover a satisfação das equipes. Nesse sentido, o Employee Value Proposition (Proposta de Valor do Funcionário) é uma ferramenta valiosa para atrair as pessoas certas e ter um RH mais estratégico.

A partir do momento que a estratégia e benefícios são focados nos colaboradores, é possível ter uma abordagem mais centrada. Em outras palavras, o EVP atrai, engaja e retém os talentos na empresa, por meio da troca e entrega de vantagens para os funcionários.

Ter o EVP bem estruturado é uma forma estratégica de conquistar os melhores talentos para sua equipe. Por isso, entenda mais sobre o assunto e veja como aplicá-lo!

O que é o Employee Value Proposition?

As empresas estão sempre concorrendo para ver quem consegue fisgar aquele talento tão requisitado e que tem muito para oferecer. Afinal, o ideal é encontrar colaboradores que se encaixem e somem com o time a qual são destinados, não é mesmo?

Contudo, existe uma série de fatores que podem influenciar para que um candidato escolha a sua empresa e não a concorrente: o Employee Value Proposition (EVP). A Proposta de Valor do Funcionário diz respeito aos benefícios e recompensas que o colaborador terá ao trabalhar na empresa. Entre os mais comuns estão:

  • vale alimentação;
  • vale refeição;
  • vale transporte;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • bolsas de estudos;
  • auxílio-creche;
  • vale-cultura e outros.

Os benefícios corporativos são ótimas maneiras de aumentar o Employee Value Proposition de uma empresa. Dessa maneira, os talentos enxergam essas vantagens como boas recompensas pelo trabalho que exercem, e esse reconhecimento é essencial para a satisfação dos funcionários.

Nesse sentido, conforme o colaborador trabalha e recebe esses benefícios, o contentamento e a qualidade de vida aumentam. Portanto, a desmotivação com o emprego ou a vontade de buscar outra oportunidade são reduzidas. Além disso, outras pessoas também ficam mais interessadas em fazer parte do time de trabalho de uma empresa que valoriza tanto seus funcionários.

Qual a importância de definir o EVP?

O Employee Value Proposition tem extrema importância, sobretudo porque mostra para os colaboradores o valor que eles têm para a empresa. Desse modo, o EVP tem um grande impacto quando usado de forma estratégica no RH.

Por mais que a remuneração seja boa, os benefícios sejam atrativos e flexíveis, existam boas bonificações e outros aspectos, isso não é suficiente. O EVP engloba um conjunto de fatores que, juntos, são capazes de aumentar a satisfação dos colaboradores. Por isso, definir a Proposta de Valor do Funcionário é fundamental para atrair e reter os melhores talentos.

Veja quais são as vantagens de ter o EVP bem elaborado, estruturado com base na cultura organizacional e pensado exclusivamente para os colaboradores.

Aumentar o engajamento

Os benefícios e recompensas têm um imenso valor para os funcionários. Por meio deles, cada colaborador tem a sensação de dever cumprido, e essas vantagens são a cereja no topo do bolo. Portanto, empresas que investem no EVP percebem o aumento no engajamento nas equipes. É aquele velho “vestir a camisa” da empresa.

Um relatório do Harvard Business Review mostra que 71% dos respondentes dizem que o engajamento dos funcionários é muito importante para alcançar o sucesso organizacional. Os resultados disso são colhidos diariamente, seja com o crescimento da produtividade, impactos financeiros mais positivos e até maior lealdade. Portanto, funcionários engajados são mais produtivos e isso desencadeia outras vantagens.

Melhorar a marca e reduzir o turnover

Uma empresa que cuida de seus colaboradores e oferece ótimas condições de trabalho com toda certeza terá um índice de retenção de talentos maior. Afinal, os funcionários se sentirão mais acolhidos e perceberão que são valiosos. Dessa forma, o turnover também diminui.

A alta performance é um indicativo de que o negócio está no caminho certo. Além disso, veja outras vantagens do EVP:

  • redução de gastos com demissões, contratações e processos seletivos;
  • diminui a taxa de rotatividade;
  • aumento da motivação;
  • maior bem-estar;
  • menor taxa de faltas e absenteísmo;
  • maior engajamento;
  • promoção da qualidade de vida.

Como criar o EVP dentro do RH?

O EVP envolve diversos critérios, dentre eles fatores diretos e indiretos. Alguns dos aspectos diretos, por exemplo, são o salário e os benefícios. Enquanto isso, o prestígio de fazer parte do time da empresa e o oferecimento de um plano de carreira são critérios indiretos.

Elementos como a cultura da empresa, oportunidades de crescimento e as condições de trabalho também são critérios que pesam na escolha dos candidatos na hora de enviar currículo. Portanto, o EVP tem um grande peso para que o público perceba como aquele negócio é interessante. Ou seja, faz parte de uma boa estratégia de employer branding.

Mas, afinal, como criar o Employee Value Proposition?

Para isso, existem algumas etapas que são fundamentais, enquanto outras você pode incrementar de acordo com a identidade da empresa. Então, chega de papo e confira!

Conhecer seus pilares

Quando o negócio já está estruturado com base em seus pilares, toda a organização percebe o valor único daquele conjunto. Dessa forma, esse é o pontapé para iniciar o EVP, pois esses valores servirão como um guia que indica as ações corretas.

Entender os colaboradores do negócio

O Employee Value Proposition é voltado para pessoas. Por isso, entender os colaboradores, suas necessidades e desejos será primordial para oferecer a eles mais valor. Entenda quem são, o que buscam, suas experiências, metas de vida e outras questões que ajudarão a criar o EVP.

Organize informações e defina o EVP

Benefícios, plano de carreira, cultura da empresa e outros aspectos são fundamentais para construir o EVP. Portanto, colher, organizar e definir o que é importante para que a proposta de valor seja alinhada. A partir disso, o EVP é criado e reconhecido dentro e fora da organização.

O Employee Value Proposition é importante para incentivar antigos e novos funcionários. Um local que valoriza as competências de seus colaboradores é admirada e tem melhores resultados. Portanto, o EVP apresenta muitos benefícios para funcionários e para a empresa e, claro, para os interessados em trabalhar no negócio.

Para melhorar ainda mais o EVP na sua empresa, veja também como criar programas de incentivo!

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