A Grande Renúncia: o que é e por que merece a atenção das empresas?

March 29, 2022
Recursos Humanos

The Great Resignation ou, para o português, A Grande Renúncia, é um termo relativamente novo e está sendo muito usado em várias empresas após a flexibilização do isolamento social. Esse termo refere-se a um fenômeno que surgiu nas empresas, no qual colaboradores de vários níveis hierárquicos e diferentes setores resolvem se desligar.

O movimento de pedido de demissão está relacionado a dois motivos: o empregado não quer voltar ao modelo de trabalho que seguia antes da pandemia ou não se interessa mais pela proposta de emprego dessa empresa. Então, vários empregados com esse conceito preferem testar novas oportunidades de trabalho do que continuar no atual.

Caso a sua empresa esteja passando por um momento semelhante a esse, como uma onda de pedido de demissão, ou tenha percebido o distanciamento dos colaboradores, acompanhe esta leitura para entender mais sobre o tema!

Por que a Grande Renúncia é um alerta?

Muito se fala que o comportamento do consumidor mudou frente à pandemia. Logo, várias empresas já não são as mesmas e os empregados também mudaram seus conceitos sobre as formas de trabalho. Nesse sentido, é natural que procurem novas propostas de emprego, caso a sua empresa insista em seguir os modelos antes da pandemia.

O negócio que não se adaptou às mudanças está sujeito a perder seus colaboradores e ter dificuldade em novas contratações. Quando a empresa sofre com alto turnover, é comum os impactos no caixa e na produtividade. A demissão é um processo que gera vários custos, sem contar as despesas relacionadas a um novo processo de recrutamento e seleção. Além de criar gargalos nos setores e sobrecarregar outros colaboradores, diminuindo a produção.

Como a empresa pode mudar essa situação?

Para evitar ou reverter a onda de pedido de demissão na empresa, o empregador precisa agir rápido junto ao setor de Recursos Humanos, visando diminuir ao máximo os impactos da Grande Renúncia. A seguir, veja algumas dicas!

Desenvolva programas de retenção de talentos

Esse conceito de reter talentos reforça a ideia de manter os empregados acima da média por mais tempo na sua empresa. Para isso, invista em um bom programa e, se for o caso de já ter na sua empresa, ofereça uma melhoria personalizada. O empregador pode proporcionar treinamentos, cursos e outros recursos que sejam interessantes para a empresa e, ao mesmo tempo, seja atrativo para o empregado.

Invista no modelo híbrido

Muitos colaboradores se adaptaram ao modelo home office, enquanto várias empresas conseguiram seguir a ideia sem prejudicar a entrega do serviço. Para tantos empregadores esse modelo obteve tanto sucesso, que hoje preferem atuar no sistema híbrido. Se a sua empresa tem essa possibilidade, considere implementar e verá o bom desempenho da equipe.

Ofereça benefícios aos colaboradores

Por fim, outra sugestão é apostar em benefícios que sejam relevantes e contribuam com a vida de seus colaboradores. Muitos ainda sofrem impactos negativos causados pela pandemia, então, oferecer um vale-alimentação, auxílio-creche ou auxílio-educação, por exemplo, pode ser algo muito atrativo, que ajuda na sensação de valorização dos empregados e na retenção de talentos.

É válido frisar o quanto oferecer algumas vantagens para seus colaboradores é essencial para evitar a Grande Renúncia na sua empresa, principalmente quando são benefícios flexíveis. Essa prática, geralmente, costuma agradar a grande maioria dos empregados, haja visto que terão liberdade para escolher as categorias mais adequadas às suas necessidades.

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Michele Fernandes

Responsável pela frente de Geração de Demanda dentro da Caju, com mais de 10 anos de bagagem no mercado de tecnologia e Marketing B2B. Apaixonada por comunicação e gestão de pessoas, encontrou na empresa uma maneira de unir as duas paixões em um único desafio.

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