Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Consultoria de RH: como funciona e quando contratar

Tem dúvidas se precisa contratar uma consultoria de RH? Saiba tudo sobre o tema: o que é, o que faz e os sinais que indicam se você precisa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 13 minutos

As necessidades que uma empresa pode ter na área de Recursos Humanos mudam de um instante para o outro. Garantir que você terá os melhores profissionais trabalhando para você e fazer as avaliações de desempenho podem ser tarefas um pouco trabalhosas para realizar, mas é aqui que entra em ação a consultoria de RH.

Hoje em dia, as tendências de negócios mudaram e colocaram as pessoas no centro do negócio. O motor das empresas, sem dúvida, são as equipes que trabalham diariamente para cumprir os objetivos traçados. Portanto, saber gerir corretamente seus talentos e a força de trabalho de uma empresa é a prioridade.

Se você deseja que seu negócio faça a diferença no mercado, ter uma consultoria de RH pode ser a chave que marca o caminho para o sucesso. É por isso que vamos esclarecer a partir de agora todas as suas dúvidas sobre o assunto e indicar quais são os sinais de que você realmente precisa contar com esse serviço. Acompanhe!

O que é uma consultoria de RH e como funciona?

O papel de uma consultoria de RH é ajudar as empresas a identificarem suas necessidades de recursos humanos para melhorar o sucesso da organização. Além disso, conseguem aconselhar e promover a melhoria da gestão de pessoas nas organizações.

Nesse sentido, os consultores de RH devem detectar e analisar as necessidades das empresas e oferecer respostas eficazes às principais necessidades. Porém, cabe aos profissionais do setor de Recursos Humanos desenharem ações, implementarem estratégias e gerenciarem as diferentes áreas da empresa, a fim de aumentar o comprometimento e os resultados dos colaboradores.

Com esse entendimento fica fácil perceber que existem várias razões pelas quais as empresas podem decidir contratar uma consultoria de RH:

  • Talvez a empresa esteja passando por uma alta rotatividade e precise de ajuda para reduzir o atrito com os funcionários;
  • Talvez esteja no momento de crescimento acelerado e precise de ajuda para integrar e treinar novos funcionários;
  • Ou a empresa pode estar enfrentando uma ação judicial ou auditoria e precisa de orientação especializada sobre como lidar com a situação.

Seja qual for o motivo, as empresas de consultoria de RH podem fornecer serviços e suporte que são valiosos para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Essas empresas normalmente têm uma equipe de especialistas ​​em todos os aspectos de recursos humanos, desde compliance até relações com funcionários.

Ao trabalhar com uma empresa de consultoria de RH experiente, as empresas podem garantir que estão tomando as medidas necessárias para proteger seus interesses e evitar possíveis problemas legais.

O que mais uma consultoria de Recursos Humanos pode fazer?

Uma consultoria de RH também ajuda a definir, em conjunto com a empresa, a visão, a missão e os seus valores, ou seja, tudo que constitui a cultura organizacional e define a identidade corporativa que dará coerência, autenticidade e originalidade à sua organização empresarial como marca.

Dessa forma, o resultado é que o público-alvo se sente identificado com sua empresa, enquanto a identidade está vinculada aos demais processos de RH.

Além disso, os profissionais de RH orientam a descrição do trabalho e o processo de descrição do cargo, para esclarecer as principais responsabilidades e perfis de competência. Essas definições serão a base para selecionar, integrar e desenvolver as pessoas da organização.

Quais os tipos de consultoria de RH que podem ser executados?

São inúmeros os serviços que uma consultoria de RH pode oferecer. Conheça aqui os principais deles!

Recrutamento e seleção

Geralmente, as grandes empresas precisam preencher as vagas ao longo do ano, visto que, com muitos funcionários, é comum haver licenças temporárias ou permanentes constantes. A equipe de Recursos Humanos que atua em consultoria de RH é responsável por receber e revisar as cartas de apresentação e currículos dos candidatos às vagas.

Com esses documentos, eles fazem uma análise criteriosa dos candidatos para selecionar os melhores perfis e marcar entrevistas de emprego individuais ou em grupo. Durante a entrevista individual, os consultores de RH são responsáveis ​​por confirmar a experiência e o conhecimento dos candidatos, a fim de escolher a pessoa mais adequada para a função.

Se necessário, eles também entrarão em contato com as empresas para as quais os candidatos trabalharam, a fim de verificar as informações ou obter detalhes adicionais.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Outra função importante das consultorias de RH é garantir que os colaboradores recebam formação contínua e adequada ao seu setor, para que tenham sempre conhecimentos atualizados sobre a sua profissão.

Da mesma forma, tendem também a organizar conferências que não estão diretamente relacionadas com a área profissional, mas sim com a área pessoal.

Avaliação de clima organização e condutas posteriores

As consultorias de Recursos Humanos também são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de avaliações do clima organizacional e de condutas dos funcionários.

Isso significa que eles são orientados na melhora no desempenho de suas funções e também na forma como se sentem dentro da empresa.

Avaliação de desempenho

Sempre é importante fazer um controle das atividades desenvolvidas por cada funcionário e verificar se as políticas aplicadas estão corretas. Essa tarefa é realizada com todos os trabalhadores da empresa, por setor e sob a supervisão do gestor de cada um deles.

Esse processo envolve a coleta de informações sobre o cargo e os profissionais, o acompanhamento personalizado do funcionário e sua entrevista.

Com as informações coletadas, um plano de melhorias será traçado para otimizar o desempenho e solucionar os problemas existentes.

Quais são os sinais que indicam que está na hora de contratar uma consultoria de RH?

Você acha que sua empresa está precisando de uma consultoria de RH? E se a gente falar que na verdade existem sinais que pode observar para tomar a decisão de contratar esse tipo de serviço?

Conheça agora alguns sinais que não podem ser desprezados!

Custos altos com RH

Quando os custos com os processos do setor de Recursos Humanos de sua empresa estão aumentando significativamente, é preciso considerar a ajuda profissional de uma consultoria de RH.

Ela otimiza os recursos utilizados no recrutamento e seleção, além de aprimorar processos internos, indicando falhas e capacitando profissionais, assegurando uma economia nos gastos e viabilizando o direcionamento de verba para novos projetos.

Alta rotatividade de colaboradores

Se você vê regularmente funcionários entrando em sua empresa confiantes e motivados, mas saindo de cena rapidamente, então é preciso ficar atento à essa situação.

Isso pode ocorrer por vários motivos, e cabe a uma consultoria de RH não só auxiliar você a identificar esses motivos, mas também a implementar soluções eficazes por meio de treinamento. O resultado final que pode alcançar é manter a sua equipe atuante por períodos mais longos dentro da empresa.

Ajuda com requisitos legais e leis trabalhistas

Existem leis trabalhistas adicionais que se aplicam à sua empresa à medida que o tamanho dela aumenta. É provável que muitos gestores não tenham tempo, energia e conhecimento jurídico para conseguir processar os requisitos das novas leis trabalhistas.

Se você deseja evitar complicações legais, os consultores de RH podem ajudá-lo a garantir que sua empresa esteja em conformidade com essas leis.

Dificuldades para gerenciar salários e benefícios

O principal fator para determinar a satisfação no trabalho é a remuneração ou o salário. Isso significa que é importante para os profissionais de RH garantir que os funcionários recebam o valor adequado às suas funções. Pagar a mais aos trabalhadores será caro para a empresa, ao passo que pagar a menos afeta seu desempenho.

À medida que o tamanho da sua empresa cresce, o mesmo acontece com os pacotes de benefícios corporativos dos trabalhadores, tornando-a mais difícil de administrar. Com a ajuda de consultores de RH, você também pode evitar cometer erros no pagamento e nos benefícios de seus funcionários.

Como começar uma consultoria de RH?

Na prática, quais os passos para escolher uma consultoria de RH? O que você devemos olhar ou procurar para selecionar a melhor opção de consultoria para o negócio?

Essas são perguntas importantes e vão garantir que a sua escolha e o início do processo seja o mais efetivo possível. Você sabe que há mais suporte e recursos extras disponíveis quando inicia uma consultoria, então mantenha esse fluxo de ações que compartilhamos abaixo para aproveitar ao máximo os serviços e ter resultados cada vez melhores.

Avalie as opções para escolher a consultoria certa

Ao se reunir com potenciais consultores de RH externos, procure alguém com quem você possa se comunicar bem, que assimile bem a cultura da sua empresa e tenha o desejo de construir um relacionamento forte como consultor de confiança.

Observar esses pontos é essencial para escolher a opção certa, aquela que vai conectar diretamente com as necessidades da sua organização. Converse também com seus outros clientes da consultoria e confira seu site para analisar os depoimentos.

Faça uma reunião de alinhamento

No começo, é fundamental entender as nuances do seu setor e organização. Por isso, combine uma reunião de alinhamento para compartilhar todas as suas necessidades e detalhes sobre a operação do seu time de RH e da empresa como um todo.

É importante destacar que essa pode ser uma reunião mais longa do que o habitual, mas é essencial que todas as partes estejam alinhadas.

Faça um checklist de necessidades que são prioridades

Garanta que os consultores saibam o que precisam focar, quais são suas necessidades mais urgentes.

Nessa lista de ações pode conter ações como: vagas para realizar o recrutamento de profissionais, pesquisas de engajamento com os funcionários, análise da folha de pagamento, entre outros.

Quanto é uma consultoria de RH?

Quando a dúvida é quanto uma consultoria de RH pode custar, é importante dizer que o resultado do projeto de consultoria ou o serviço oferecido determinará qual é o real custo. Afinal, é importante mensurar os resultados que pode alcançar e não olhar apenas para o valor investido nesse trabalho.

Vale destacar também que seria errado não reconhecer os aspectos acadêmicos e a experiência da pessoa que faz a consultoria. Esses profissionais investem nas suas habilidades por muito tempo até conseguir atender diversas organizações.

Dito isso, existem diferentes custos dependendo do tipo de consultoria que precisa realizar. Muitos consultores, hoje em dia, empacotam uma série de processos para construir valores mais justos e que beneficiam a todos.

As variações de investimento vão depender se a sua opção é contar com profissionais independentes ou com empresas especializadas que contam com um time de profissionais. No geral, a cobrança pode ser feita por hora trabalhada, que pode variar de R$ 150 a R$ 550, ou valores por projeto, que começam a partir de R$ 1.000.

Lembre-se que no fim você pode conseguir com a consultoria não só uma redução de custos, mas também uma série de benefícios únicos que serão fundamentais para a organização da sua empresa.

Principais ferramentas de consultoria de RH

Desde o processo de contratação, integração de funcionários e entrega de benefícios, as ferramentas de consultoria de RH podem funcionar para diferentes tipos de negócios e juntas contribuem para:

  • Reduzir os possíveis gargalos nos fluxos de trabalho;
  • Aumentar a eficiência;
  • Melhorar o desempenho dos times;
  • Melhorar a experiência do funcionário.

Confira aqui quais são elas!

Ferramentas de comunicação

Quando o assunto é comunicação interna dentro de uma organização, a consultoria de RH vai mostrar que muitas vezes é esse setor quem tem que cuidar disso. Afinal, não é toda empresa que possui um time de marketing completo, que poderia cuidar dessa parte.

Nesse caso, é fundamental contar com ferramentas para implementar uma estratégia de comunicação interna efetiva, para manter sua equipe conectada e informada.

Um ótimo exemplo que pode utilizar é o Slack, ferramenta que começou inicialmente com o simples objetivo de troca de mensagens entre equipes, mas agora já é uma solução muito usada para gerenciar todo o trabalho em equipe, inclusive no Home Office, reunindo todos em um só lugar, ajudando a empresa a economizar tempo e manter a colaboração.

Ferramentas de produtividade

Com tantos tópicos que fazem parte da rotina do RH e que ficam claros no momento que realiza a consultoria, otimizar as atividades para melhorar a produtividade pessoal de cada profissional é fundamental.

Nesse caso, conte com ferramentas capazes de manter tudo organizado. Um ótimo exemplo é a Asana, que pode funcionar simplesmente para listar as atividades e tarefas particulares de cada colaborador, mas também é eficiente para incluir todo o planejamento de projetos e funcionar como seu sistema organizacional principal.

Ferramenta de recrutamento

Quando se trata de ferramentas de RH, aquelas que focam no processo de recrutamento provavelmente são aquelas que você encontrará mais opções. Lembre-se que a maneira como você faz seus anúncios de emprego e cria a descrição do cargo é que podem atrair os melhores candidatos, mas sem uma solução para gerenciar tudo fica difícil, concorda?

Nesse caso, a consultoria de RH pode apontar a necessidade de contar com essa ferramenta para aproveitar ao máximo seus anúncios de emprego. Hoje já existem inclusive soluções que fazem a pré-seleção de candidatos, o que pode melhorar consideravelmente as métricas de recrutamento, como tempo de contratação e qualidade da contratação.

Uma boa opção é a Gupy, software de recrutamento e seleção com soluções digitais de recrutamento, admissão e também de educação corporativa.

Ferramenta de gestão de benefícios

Quando uma empresa passa a ofertar uma série de benefícios flexíveis, possibilitando que cada colaborador tenha controle e liberdade de escolha sobre onde e como usar o valor disponibilizado, é essencial contar com uma ferramenta que facilite esse processo.

Afinal, sempre foi uma dor de cabeça para a área de recursos humanos gerenciar os custos da entrega de benefícios e as entregas de cartões. Nesse caso, contar com a Caju Benefícios elimina esses e vários outros problemas!

Com a Caju você gerencia a liberação do saldo de todos os tipos de benefícios sem custos extras: você só paga o saldo de benefícios dos seus colaboradores e a emissão e envio do cartão é por nossa conta. Com um único cartão – físico e virtual – e que passa em qualquer estabelecimento que aceita a bandeira VISA, a gestão é muito mais simples.

Atenção: lembre-se que o fator humano é a espinha dorsal da organização e, portanto, quando escolhemos novas ferramentas, sempre o fazemos pensando nas pessoas. A experiência e o valor humano são insubstituíveis. Por isso, é importante contar não apenas com as melhores ferramentas, mas também com aquelas que proporcionam isso.

Viu como a Caju pode ser uma grande aliada nesse processo de consultoria de RH? Oferecemos um programa de benefícios incrível e flexível para os seus colaboradores. Entre em contato com a gente agora e conheça mais sobre as nossas soluções!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.