Consultoria de RH: como funciona e quando contratar

April 5, 2021
Recursos Humanos

As necessidades que uma empresa pode ter na área de Recursos Humanos mudam de um instante para o outro. Garantir que você terá os melhores profissionais trabalhando para você pode ser uma tarefa um pouco trabalhosa — é aqui que entra em ação a consultoria de RH. Hoje em dia, as tendências de negócios mudaram e colocaram as pessoas no centro do negócio.

O motor das empresas, sem dúvida, são as equipes que trabalham diariamente para cumprir os objetivos traçados. Portanto, saber gerir corretamente o talento da força de trabalho de uma empresa é essencial, se você deseja que seu negócio faça a diferença no mercado. Assim, ter uma consultoria de RH é a chave que marca o caminho para o sucesso.

Neste post, esclareceremos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é uma consultoria de RH e como funciona?

O papel de uma consultoria de RH é ajudar as empresas a identificarem suas necessidades de recursos humanos para melhorar o sucesso da organização. Além disso, aconselhar e promover a melhoria da gestão de pessoas nas organizações.

Nesse sentido, os consultores de RH devem detectar e analisar as necessidades das empresas e oferecer respostas eficazes às necessidades emergentes. Porém, os profissionais do setor de Recursos Humanos desenham ações, implementam estratégias e gerenciam as diferentes áreas da empresa, a fim de aumentar o comprometimento e os resultados dos colaboradores.

Uma consultoria de RH também ajuda a definir, em conjunto com a empresa, a visão, a missão e os seus valores. Ou seja, define a identidade corporativa que dará coerência, autenticidade e originalidade à sua organização empresarial como marca. Dessa forma, o resultado é que o público-alvo se sente identificado com sua empresa, enquanto a identidade está vinculada aos demais processos de RH.

Da mesma forma, os profissionais de RH orientam a descrição do trabalho e o processo de descrição do  cargo, para esclarecer as principais responsabilidades e perfis de competência. Essas definições serão a base para selecionar, integrar e desenvolver as pessoas da organização.

Quais os diferentes tipos de serviços que podem ser executados em uma consultoria de RH?

São inúmeros os serviços que uma consultoria de RH pode oferecer. Conheça alguns deles!

Recrutamento e seleção

Geralmente, as grandes empresas precisam preencher as vagas ao longo do ano, visto que, com muitos funcionários, é comum haver licenças temporárias ou permanentes constantes. A equipe de Recursos Humanos que atua em consultoria de RH é responsável por receber e revisar as cartas de apresentação e currículos dos candidatos às vagas.

Com esses documentos, eles fazem uma análise criteriosa dos candidatos para selecionar os melhores perfis e marcar entrevistas de emprego individuais ou em grupo. Durante a entrevista individual, os consultores de RH são responsáveis ​​por confirmar a experiência e o conhecimento dos candidatos, a fim de escolher a pessoa (ou pessoas) mais adequada para a função.

Se necessário, eles também entrarão em contato com as empresas para as quais os candidatos trabalharam, a fim de verificar as informações ou obter detalhes adicionais.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

Outra função importante das consultorias de RH é garantir que os colaboradores recebam formação contínua e adequada ao seu setor, para que tenham sempre conhecimentos atualizados sobre a sua profissão. Da mesma forma, tendem também a organizar conferências que não estão diretamente relacionadas com a área profissional, mas sim com a área pessoal.

Avaliação de clima organização e condutas posteriores

As consultorias de Recursos Humanos também são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de avaliações do clima organizacional e de condutas dos funcionários. Isso significa que eles são orientados na melhora no desempenho de suas funções e também na forma como se sentem dentro da empresa.

Avaliação de desempenho

É importante fazer um controle da atividade desenvolvida por cada funcionário e verificar se as políticas aplicadas estão corretas. Essa tarefa é realizada com todos os trabalhadores da empresa, por setor e sob a supervisão do chefe de cada um deles.

Esse processo envolve a coleta de informações sobre o cargo e os profissionais, o acompanhamento personalizado do funcionário e sua entrevista. Com as informações coletadas, um plano de melhorias será traçado para otimizar o desempenho e solucionar os problemas existentes.

Quais são os sinais que indicam que está na hora de contratar uma consultoria de RH?

Você acha que sua empresa está precisando de uma consultoria de RH? Conheça agora alguns sinais que não podem ser desprezados!

Custos altos com RH

Quando os custos com os processos do setor de Recursos Humanos de sua empresa estão aumentando significativamente, é preciso considerar a ajuda profissional de uma consultoria de RH. Ela otimiza os recursos utilizados no recrutamento e seleção, além de aprimorar processos internos, indicando falhas e capacitando profissionais, assegurando uma economia nos gastos e viabilizando o direcionamento de verba para novos projetos.

Alta rotatividade

Se você vê regularmente funcionários entrando em sua empresa confiantes e motivados, mas saindo de cena rapidamente, então é preciso ficar atento à situação. Isso pode ocorrer por vários motivos, e uma consultoria de RH não só auxiliará você a identificar esses motivos, mas também a implementar soluções eficazes por meio de treinamento, a fim de ajudá-lo a manter a sua equipe atuante por períodos mais longos.

Ajuda com requisitos legais e leis trabalhistas

Existem leis trabalhistas adicionais que se aplicam à sua empresa à medida que o tamanho dela aumenta. É provável que muitos gestores não tenham tempo, energia e conhecimento jurídico para conseguir processar os requisitos das novas leis trabalhistas. Se você deseja evitar complicações legais, os consultores de RH podem ajudá-lo a garantir que sua empresa esteja em conformidade com essas leis.

Dificuldades para gerenciar salários e benefícios

O principal fator para determinar a satisfação no trabalho é a remuneração ou o salário. Isso significa que é importante para os profissionais de RH garantir que os funcionários recebam o valor adequado às suas funções. Pagar a mais aos trabalhadores será caro para a empresa, ao passo que pagar a menos afeta seu desempenho.

À medida que o tamanho da sua empresa cresce, o mesmo acontece com os pacotes de benefícios dos trabalhadores, tornando-a mais difícil de administrar. Com a ajuda de consultores de RH, você pode evitar cometer erros no pagamento e nos benefícios de seus funcionários.

Agora você sabe qual a função da consultoria de RH e quando contratá-la. A verdade é que o fator humano é a espinha dorsal da organização e, portanto, quando desenvolvemos novas soluções tecnológicas, sempre o fazemos pensando nas pessoas. A experiência e o valor humano são insubstituíveis. Por isso, é importante contar não apenas com as melhores ferramentas, mas também com consultores de RH capacitados.

Nosso post foi útil para você? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube! Assim, você ficará muito bem informado!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form