O que é People Analytics e como pode ser usado na gestão de pessoas?

December 4, 2020
Recursos Humanos

Com o passar dos anos, a tecnologia tomou conta de vários setores nas organizações. Consequentemente, houve a necessidade de as pessoas se adaptarem, buscarem mais informações e explorarem mais as suas capacidades de reflexão, criatividade e conhecimento como um todo.

Sendo assim, as empresas também precisaram mudar a forma de contratar, promover e interagir com um colaborador. Por meio de várias informações coletadas, o setor de recursos humanos (RH) consegue avaliar os candidatos de forma mais estratégica com a chamada análise de pessoas ou People Analytics.

Mas você sabe exatamente do que se trata o People Analytics e como isso pode ajudar na gestão de um negócio? Acompanhe a leitura para entender sobre o assunto!

O que é People Analytics?

O People Analytics é uma metodologia usada para analisar as pessoas de uma empresa, a fim de otimizar o gerenciamento dos Recursos Humanos. O conceito também é conhecido por outros nomes, como análise de talentos ou análise de RH.

É importante frisar que não se trata de uma ferramenta como um software, mas sim uma metodologia que pode ser aplicada com o auxílio de softwares de dados da empresa, que trazem informações dos setores e dos colaboradores. Assim, é possível coletar, organizar e analisar os dados das equipes para orientar os gestores e/ou diretores nas tomadas de decisões.

A metodologia permite acompanhar de perto os setores da organização, bem como o engajamento dos trabalhadores, a produtividade e os interesses das pessoas, com a finalidade de melhorar a força da equipe e orientar os caminhos mais assertivos, tanto para o negócio como para o colaborador.

Como usar essa metodologia?

Além de direcionar as decisões de uma empresa, o People Analytics também permite ter uma visão estratégica da função de cada colaborador na organização. Essa tática torna as pessoas mais eficientes, felizes, capacitadas e especialistas. Por isso, listamos a seguir algumas práticas para usar a metodologia na sua empresa.

Defina o objetivo

Para colocar em prática a metodologia People Analytics, o setor de RH precisa definir os objetivos antes de começar a coleta de dados. Para isso, considere os problemas da empresa a serem resolvidos e, a partir disso, trace uma meta. A organização pode ter como objetivo identificar o colaborador com melhor desempenho ou buscar o profissional mais adequado para determinado cargo, por exemplo.

Faça o mapeamento de dados

Na sequência, faça um mapa dos dados, mas não basta só inserir as informações. Afinal, depois será necessário organizá-las e fazer uma análise para conseguir alcançar o objetivo. Nesse momento, não foque só no resultado apresentado pelo colaborador, mas analise também o processo que ele percorreu para atingir tal desempenho.

Determine as métricas e os indicadores

Com todos os dados em mãos, pode ficar difícil de fazer a análise e, consequentemente, pode trazer conclusões equivocadas. Por isso, defina as medidas corretas e justas para fazer uma análise coerente.

Correlacione os dados

Com os dados brutos e os cálculos de métricas, é possível buscar estatísticas das relações ou a interdependência dos dados, como causa e efeito entre eles. Isso significa que um dado ou uma nota pode influenciar o futuro.

Por exemplo, imagine que o objetivo do RH é diminuir a rotatividade de colaboradores. Então, é feita uma análise de satisfação com a equipe, tornando-se possível identificar as pessoas que estiverem mais descontentes e que provavelmente vão pedir demissão em breve. Dessa forma, consegue-se prever quantas pessoas deverão sair e como reverter a situação.

Preveja o futuro

Na esteira da dica anterior, com os dados suficientes, uma análise adequada e os cálculos corretos, é possível planejar e prever o futuro de um colaborador. Por exemplo, quantas vendas um vendedor poderá executar em 3 meses, mesmo que surjam algumas eventualidades no período. Esse ponto possibilita determinar os caminhos mais promissores para a empresa e promover o profissional mais capacitado para o cargo.

Agora você já sabe o que é People Analytics e como usar essa metodologia na sua empresa. Ter um RH orientado com essa metodologia pode ser bastante difícil no começo, mas a tendência pode ser implantada em qualquer negócio e influenciar em decisões importantes para a gestão empresarial.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para mais pessoas conhecerem a metodologia do People Analytics!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form