Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

O que é um cartão multibenefícios e como funciona?

Oferecer um cartão multibenefícios traz vantagens como produtividade, atração e retenção de talentos. Saiba tudo sobre como funciona.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

Mão segurando o cartão Caju Benefícios próximo a frutas diversas distribuídas em uma mesa.

Um cartão multibenefícios é um tipo de benefício corporativo, que permite aos colaboradores utilizarem diferentes categorias em um mesmo cartão, como vale-alimentação, vale-refeição e vale-cultura – ou seja, multibenefícios.

Quem trabalha no RH sabe que, atualmente, os colaboradores buscam mais do que um salário competitivo. Conforme a segunda edição do estudo “Benefícios pré e pós covid-19: o que mudou? da Robert Half, 63,4% dos entrevistados revelou dar tanta importância ao pacote de benefícios quanto ao salário. Ou seja, se o objetivo da empresa é atrair e reter os melhores talentos, os benefícios oferecidos pela empresa devem ser considerados.  

Uma das maneiras de atender a essas demandas é oferecendo um cartão multibenefícios, que traz mais liberdade de compra e facilidade de uso para os colaboradores. Continue a leitura do artigo para entender o que é, quais são os benefícios e como adotá-lo na sua empresa. 

O que é um cartão multibenefícios?

Um cartão multibenefícios, como o nome sugere, é um cartão que reúne diversos benefícios corporativos, como refeição, alimentação, saúde, cultura, transporte e afins. A empresa define em quais categorias vai creditar o valor de benefícios, além do montante do valor que pode ser transferido entre categorias.  

Assim, o colaborador tem mais possibilidades onde e quando gastar os seus benefícios, e até mesmo uma flexibilidade para fazer adequações desse valor — de acordo com o permitido pela legislação e definido pela empresa.

A principal vantagem é trazer mais liberdade de escolha para os trabalhadores, o que pode contribuir para a produtividade, atração e retenção de talentos.

Estas são algumas categorias que podem estar disponíveis para os colaboradores em um cartão multibenefícios:

  • Refeição: o colaborador pode fazer compras em restaurantes, lanchonetes e apps de delivery, entre outros;
  • Alimentação: permite comprar em supermercados, açougues, padarias, hortifrutis;
  • Mobilidade: recargas de cartão de transporte público, apps de viagem;
  • Cultura: livrarias, cinema, teatro, streaming;
  • Saúde: farmácia, exames médicos, serviços de terapia online;
  • Educação: cursos superiores, cursos técnicos, cursos online;
  • Home office: papelaria, móveis de escritório, pagamento de contas como de internet. 

→ Leia também: O que é um cartão multialimentação e como contratar um para sua empresa

Quais são as vantagens de um cartão multibenefícios?

Oferecer um cartão multibenefícios não só é mais cômodo para os seus colaboradores como também traz diversas vantagens para a sua empresa. Conheça as principais:

Colaboradores motivados

Um cartão multibenefícios contribui para a qualidade de vida do colaborador. Em um cenário econômico instável, muitos trabalhadores podem perder o foco de suas atividades laborais, por conta de questões financeiras. 

O cartão multibenefícios permite que a equipe se organize melhor conforme suas necessidades. O resultado são colaboradores que se sentem valorizados pela empresa, e consequentemente, são mais produtivos e motivados

Atração de talentos

A adoção de benefícios mais competitivos, como é o caso do cartão multibenefícios, contribui também para a atração de talentos.

Para aproveitar essa vantagem ao máximo, na abertura de novas vagas para contratação, deixe claro nas descrições de vaga que a empresa oferece um cartão multibenefícios, explicando do que se trata. Assim, a organização terá mais chances de atrair os melhores talentos do mercado para participarem do processo seletivo. 

Retenção de talentos

Outra vantagem desse diferencial dos multibenefícios é que eles aumentam as chances de reter os colaboradores que já fazem parte do seu quadro de funcionários. Dessa maneira, é possível diminuir o índice de turnover, que costuma ser uma grande fonte de custos para os negócios.

Isso é fundamental para manter a competitividade do negócio, especialmente em mercados competitivos, que sofrem com a falta de mão de obra qualificada.

Regulamento 2023 para cartão multibenefício

As empresas devem ficar atentas às mudanças previstas na Lei nº 14.442, que altera pontos importantes sobre o fornecimento de auxílio alimentação para os funcionários nas empresas.

A Lei 14.442 teve como prazo para regulamentação 1º de maio de 2023. A partir dela, as empresas que fornecem cartões multibenefícios aos funcionários, por exemplo, devem estar atentas ao fato de que o benefício destinado para alimentação não pode ser utilizado para outros fins. 

Ou seja: se houve um depósito na carteira de alimentação ou refeição dentro do Caju Benefícios, esse valor deve ser usado com essa finalidade somente. Os demais valores, das carteiras de educação, saúde ou home office, podem ser utilizados para outros fins – desde que dentro dos objetivos da empresa para com os multibenefícios fornecidos. 

Nós explicamos mais detalhes neste texto aqui.

Passo a passo de como adotar um cartão multibenefícios

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens de adotar um cartão multibenefícios no seu negócio, confira o passo a passo de como colocar isso em prática. 

1° Comece por um bom planejamento

Como em toda ação, o primeiro passo para implementar os multibenefícios é fazer um bom planejamento. Entenda qual é o orçamento disponível para os benefícios, que é o que vai direcionar a estratégia. É importante também montar um calendário de implementação para se organizar. 

2° Entenda as necessidades dos colaboradores

A ideia do cartão multibenefícios é justamente trazer mais liberdade de escolha aos colaboradores. Por isso, procure entender quais são os interesses deles. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa interna, através de entrevistas com os colaboradores ou até em uma consulta por e-mail. 

3° Estude seu mercado

Outra dica é fazer benchmarking para entender o que outras empresas do seu segmento estão oferecendo. Isso pode trazer bons insights sobre qual cartão multibenefícios contratar e quais valores oferecer para que a sua oferta seja realmente competitiva e chame a atenção dos talentos.

4° Conte com uma boa empresa parceira

Adotar o cartão multibenefícios é mais fácil quando você conta com uma empresa parceira que tenha respaldo jurídico para oferecer esses benefícios. Pesquise bem sobre as opções disponíveis no mercado e entenda se não existem taxas escondidas, por exemplo, para evitar surpresas desagradáveis.

Com soluções como o cartão multibenefícios da Caju, os seus colaboradores podem dividir o valor recebido da empresa em diversas categorias, usando um mesmo cartão. E o melhor, tudo sem custo, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

5° Busque por feedbacks

Depois de implementar o cartão multibenefícios, peça a opinião dos colaboradores. Faça pesquisas, entrevistas, aplique questionários e afins para entender se eles estão satisfeitos com os benefícios escolhidos. Além disso, repita essas pesquisas de satisfação de benefícios periodicamente e deixe o canal de comunicação sempre aberto para que a equipe repasse feedbacks e tire dúvidas.

Por que contar com uma empresa parceira?

Adotar um cartão multibenefícios como um tipo de um cartão corporativo é mais fácil quando seu negócio conta com uma empresa parceira. Atualmente o mercado conta com muitas soluções que facilitam esse trabalho, usando a tecnologia para ajudar o seu negócio a implementar e gerir cartões multibenefícios de maneira segura, em conformidade com a legislação.

Ao contar com uma empresa especializada em benefícios como parceira, você agiliza processos, automatiza ações, reduz riscos de fraudes e extravio de valores e ainda consegue acompanhar o hábito de consumo dos seus colaboradores.

Dessa maneira, fica mais fácil obter insights valiosos sobre o uso que seus colaboradores fazem dos benefícios, que podem ser usados em ações, por exemplo, para melhorar o clima organizacional.

Conheça os multibenefícios da Caju!

Se a sua empresa quer oferecer um cartão multibenefícios aos seus funcionários, então pode contar com a plataforma de multibenefícios da Caju. 

O cartão Caju permite que os colaboradores usem os valores recebidos pela empresa em diferentes categorias: auxílio alimentação, mobilidade, vale-cultura, saúde, auxílio educação e home office. A empresa escolhe quais delas deseja oferecer e os funcionários têm mais possibilidades de uso. E sem contar na gestão dos benefícios, que é feita por meio de um app fácil de usar. 

Ao adotar a Caju, sua empresa terá disponível um cartão físico e virtual, de bandeira VISA, aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos. Através da Caju também é possível decidir se os valores dos benefícios serão fixos ou flexíveis, ou seja, se o colaborador poderá transferir dinheiro de uma categoria para a outra ou não. Mas isso com exceção das categorias de auxílio-alimentação, alimentação ou refeição, uma vez que Lei nº 14.442/2022 foi sancionada e alterou as regras sobre a finalidade de concessão dos benefícios relacionados à alimentação. A principal mudança é a proibição do desvio de finalidade dos valores concedidos de auxílio-alimentação pelas empresas aos colaboradores. 

Vale lembrar que a lei também estabelece o conceito de “auxílio-alimentação”, que pode ser oferecido tanto para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares (ou seja, o benefício de refeição), como para a compra de alimentos em mercados e lojas (ou seja, o benefício alimentação).

Assim, os benefícios da Caju atuam em conformidade com a legislação vigente, não possuindo natureza salarial e respeitando todas as travas necessárias dentro das categorias de alimentação e refeição. E o melhor: seu negócio pode ter tudo isso sem custo nenhum!

Como você pode ver, são muitas as vantagens de oferecer um cartão multibenefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Porém, lembre-se de que a mudança só será realmente relevante se estiver alinhada com as necessidades da sua equipe e a cultura organizacional da empresa.

Para saber mais sobre os benefícios oferecidos pela Caju, acesse o nosso site e entre em contato. Nossa equipe está disponível para tirar todas as suas dúvidas!

Dúvidas frequentes:

O que é um cartão multibenefícios?

Um cartão multibenefícios é um cartão que possibilita alocar diferentes valores para benefícios que a empresa fornece aos colaboradores, como alimentação, refeição, auxílio-educação e saúde.

Onde aceita o cartão multibenefícios?

O cartão multibenefícios é aceito em estabelecimentos e comércios on-line que aceitem a bandeira de emissão. No caso do Caju Benefícios, é possível utilizar o cartão em qualquer comércio que aceite a bandeira Visa, desde que a finalidade do local (on-line ou físico), considerando o CNAE, esteja dentro das categorias de uso, como alimentação, refeição, educação, saúde, cultura ou home office (contas de consumo, como luz e internet).

Quais são as vantagens de oferecer cartão multibenefícios para os funcionários?

A principal vantagem de usar um cartão multibenefícios como benefício corporativo nas empresas é concentrar vários tipos de benefícios em um mesmo cartão, simplificando o gerenciamento tanto da empresa quanto dos funcionários.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.