Programa de indicação de funcionários: vale a pena criar?

June 30, 2020
Motivação

O programa de indicação de funcionários tem se popularizado por diversos motivos. Apesar de contratar a pessoa ideal para a empresa parecer uma tarefa fácil, o time de gestão de pessoas sabe o quanto pode ser difícil encontrar o profissional certo (não apenas pelos seus talentos, como também pelo fit cultural).

Além disso, aumentar a retenção de talentos é um processo que já começa na contratação, e ninguém melhor para sugerir o candidato mais adequado que outro colaborador, uma vez que ele já está acostumado com a rotina e a cultura da empresa. Com a indicação de funcionários você ainda mostra o quanto seu negócio se preocupa com a equipe e considera a opinião do time.

Neste post, você vai entender mais sobre o programa de indicação de funcionários e ver como implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

Entenda o que é um programa de indicação de funcionários

Um RH estratégico normalmente busca soluções com foco em otimizar a produtividade da empresa, engajar o público e promover a qualidade de vida no trabalho. No programa de indicação de funcionários, o recrutamento começa de dentro para fora, ou seja, primeiro o público interno tem acesso às vagas para que, com isso, possa indicar currículos que se encaixam nas atribuições.

É importante que elas sejam ofertadas primeiro para o próprio público interno, pois isso mostra o quanto a empresa valoriza seus funcionários e estimula a promoção de carreira. Desde que as vagas recebem a indicação dos colaboradores, é fundamental criar um processo que não prejudicará nem quem fez a indicação nem o indicado. Após a contratação, quem fez a indicação recebe a premiação combinada.

Veja se vale a pena implementar esse programa na sua empresa

Pode parecer que a indicação de funcionários não é tão importante dependendo do porte da empresa, mas a verdade é que essa estratégia oferece muitas vantagens como:

  • redução no valor de contratação;
  • otimização no engajamento dos funcionários;
  • aumento na retenção de talentos;
  • maior qualidade dos candidatos à vaga;
  • maior velocidade no processo de contratação.

Confira dicas para montar seu programa de indicação de funcionários

Ao implementar a estratégia, é crucial entender o perfil dos colaboradores e da cultura empresarial. Além disso, é importante que o ambiente seja propício para a colaboração do público interno, com estímulos e uma cultura verdadeira. A divulgação interna também deve ser pensada, assim como o monitoramento do ROI do programa.

As informações devem ser claras, apresentando as atribuições da vaga, o prazo para indicações, as características que apontam se o candidato tem o fit cultural e uma explicação para o time de que é preciso confirmar se a pessoa deseja participar do processo de contratação.

Descubra os tipos de benefícios e premiações que você pode usar

O colaborador deve saber o que ele ganha quando um candidato indicado for contratado. Algumas empresas usam premiações em dinheiro, porém benefícios como vale-cultura, bolsas e descontos em parceiros, como academias e escolas, são ideais para esse programa. Assim, além de ser mais fácil ilustrar o prêmio na divulgação, os profissionais de RH terão maior autonomia para a tomada de decisão.

Como você viu, o programa de indicação de funcionários é importante para a identificação, contratação e retenção de talentos, além de promover a valorização do público interno. Essa estratégia agiliza o processo de contratação e fortalece a cultura da empresa.

Se você gostou do artigo e quer descobrir outros meios de valorizar o público interno, leia também nosso texto sobre bonificação por resultados e veja se vale a pena implementar na sua empresa!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form