Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Cartão flexível: como usá-lo para oferecer benefícios

O cartão flexível é uma opção interessante tanto para o RH fazer gestão quanto para os colaboradores usarem os benefícios. Saiba mais!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 7 minutos

O cartão flexível é um jeito prático de oferecer benefícios corporativos ao colaborador de uma empresa. Em vez de ter um cartão para cada benefício, como alimentação, refeição, home office, cultura e combustível, você concentra todos os benefícios em um único cartão. Em geral, o cartão funciona em conjunto com um aplicativo para entender melhor os valores.

Atualmente, oferecer benefícios aos colaboradores de uma empresa é essencial para mantê-los mais engajados. Quanto mais benefícios, melhor. Mas não apenas isso: é essencial que um funcionário consiga usá-los da melhor maneira, por essa razão, o cartão flexível de benefícios se torna ainda mais vantajoso.

E a vantagem é relevante tanto para os colaboradores, que usam o saldo do cartão conforme convier, e para os responsáveis do RH, que tem uma opção mais simples de fazer a gestão.

A Caju Benefícios é uma ótima opção nesse sentido — um único cartão, simples de fazer a gestão e de usar. Continue lendo porque, nesse artigo, você fica sabendo mais detalhes de um cartão flexível e conhece as vantagens da Caju. Vamos lá?

O que é um cartão flexível

O cartão flexível é uma forma mais simples e prática de oferecer benefícios ao colaborador de uma empresa. Em vez de ter um cartão para cada benefício, como vale-refeição, alimentação, home office, cultura e combustível, você concentra todos os benefícios em um único cartão. 

Lembre-se de que o cartão flexível pode contemplar tanto os benefícios previstos por lei (alimentação, saúde e transporte etc.) quanto os benefícios flexíveis que as empresas oferecem por conta própria, como vale-cultura, assistência de home office, incentivos à educação, entre tantos outros.

Porém, com a tecnologia, foi possível repensar os benefícios corporativos e oferecer um cartão flexível que unifica todos esses saldos. Existem opções ainda mais vantajosas, como o cartão flexível da Caju, que permite que o colaborador, via aplicativo, ajuste os saldos. Por exemplo, passando uma quantia do saldo de alimentação para o de refeição. Isso traz muito mais liberdade de usar o benefício como bem entendermos!

Leia também: O que é um cartão multialimentação e como contratar um para sua empresa

PAT e cartão flexível: mudanças em 2023

O PAT, Programa de Alimentação do Trabalhador, existe há mais de 40 anos, mas passou por mudanças em 2021 a partir de um Decreto do Governo Federal.

Dentro dessas mudanças, está o entendimento de que os valores fornecidos pelas empresas como benefício aos colaboradores, que são destinados à alimentação, não devem ser utilizados para outros fins.

Ou seja, se a empresa fornece um sistema de benefícios com cartão flexível, os valores de alimentação e refeição não podem constar como saldo flexível. Entenda quais são as demais mudanças no PAT para 2023 neste artigo.

O prazo para adequação das empresas às mudanças no decreto do PAT chegou ao fim em maio de 2023. A partir de então, as empresas que não estiverem de acordo correm o risco de serem multadas. 

Para quem usa a Caju Benefícios, essas mudanças não são novidades e já fazem parte do sistema. Por isso, as empresas podem ficar tranquilas quanto à integridade do nosso cartão multibenefícios.

Cartão de benefícios flexíveis X benefícios tradicionais

Se você está na dúvida entre oferecer um cartão de benefícios flexíveis e os benefícios tradicionais, entenda que a primeira opção é cada vez mais um caminho sem volta.

Até pouco tempo atrás, a gente estava acostumado a ter cartões de vale-refeição (só aceito em restaurantes), ou para alimentação (aceito em supermercados), outro para vale-transporte, combustível etc. Haja divisórias na carteira para tantos cartões, certo?

Além disso, essa forma tradicional de oferecer benefícios — cada saldo em um cartão — acaba limitando demais. Por exemplo, dependendo do cartão, ele não será aceito em determinado estabelecimento e ainda obriga a pessoa a estar com todos os cartões o tempo todo, fato pouco prático e seguro também.

Outro ponto também nos faz refletir bastante. Cada vez mais empresas optam pelo cartão flexível, o que se torna uma vantagem competitiva na hora de atrair colaboradores, mantê-los na empresa e satisfeitos em relação ao pacote de benefícios. Por isso, quando um negócio oferece os benefícios tradicionais sem flexibilidade, isso acaba sendo uma maneira ultrapassada e pouco atraente.

Dessa maneira, pensando no employer branding de uma empresa, optar por um cartão de benefícios flexíveis permite sair na frente em termos de preferência.

Quer conhecer um pouco mais sobre o cartão multibenefícios da Caju? Então assista o vídeo abaixo:

Vantagens para a empresa que oferece cartão de benefícios flexíveis

A seguir, listamos todas elas. Confira!

Melhora o engajamento, a retenção e a satisfação dos colaboradores

É sempre uma grande meta das empresas manter seus colaboradores engajados e satisfeitos, sem ficar buscando novos cargos na concorrência. Quando se oferece benefícios flexíveis, todos esses itens saem ganhando e o turnover acaba diminuindo de fato.

Ajuda na atração de novos colaboradores

Sim, benefícios flexíveis são um ponto que pesa positivamente na balança na hora de escolher entre uma ou outra empresa. Atualmente, oferecer apenas salário e remuneração competitivos não basta e contar com um bom pacote de benefícios é uma forma de atrair mais funcionários sim! Sem falar no ganha para o employer branding da sua empresa.

Trabalha a favor do clima organizacional

Se os funcionários estão engajados e satisfeitos, é natural que o clima organizacional da empresa também seja positivo. Mesmo assim, lembre-se de fazer pesquisas para entender como anda o clima.

Facilita o trabalho do time de RH

Em geral, um cartão de benefícios flexíveis é mais fácil de fazer a gestão. Até porque ele foi pensado para ter mais facilidade, já que conta com métodos modernos de gestão — como aplicativos intuitivos.

Dá mais liberdade aos colaboradores

Eles podem usar o saldo do cartão flexível da forma como melhor convier e contam com apenas um cartão no geral, com uma bandeira que costuma ser facilmente aceita. Não é à toa que o nome é cartão flexível.

Saiba mais sobre: cartão corporativo

Vantagens do cartão flexível da Caju

Além de todas essas vantagens citadas acima, o cartão flexível Caju conta com diversas outras. Entre elas:

  • cartão virtual e físico;
  • aceito em qualquer estabelecimento (bandeira Visa);
  • sem limitações de uso em plataformas;
  • cartões temporários sem orçamento mínimo;
  • saldo disponível diretamente no aplicativo do Caju;
  • facilidade na gestão de beneficios para o RH.

As categorias da Caju

Com a Caju, você pode oferecer benefícios de mobilidade (transporte, combustível, viagem e até carro por aplicativo), refeição e alimentação, cultura (cursos, museus, bancas, serviços de streaming etc.), saúde (farmácias, exames, consultas médicas, saúde física e terapia), auxílio educação (faculdade, pós-graduação, cursos online ou de idiomas) e home office (para pagar boletos de energia, internet, comprar móveis etc.).

Isso tudo em só cartão e aplicativo, mas com os saldos em carteiras separadas. Sem falar que é possível alterar tudo por meio do Portal do RH.

Como contratar a Caju

Você consegue contratar a Caju Benefícios de forma online ou pode pedir ajuda a um de nossos especialistas, online também. O melhor? Ainda é possível fazer um teste gratuito que vai seguir grátis pra sempre.

Faça sua empresa estar à frente no que diz respeito ao cartão flexível e comece a usar a Caju!

Dúvidas frequentes

O que quer dizer cartão flexível?

Cartão flexível é um tipo de cartão de benefícios que possui diferentes modalidades em um mesmo cartão, como alimentação, refeição, mobilidade e outras possibilidades.

O que significa saldo flexível?

Saldo flexível é o valor depositado pela empresa que pode ser utilizado em diferentes modalidades de benefícios.

Quem tem direito ao cartão flexível?

Depende da modalidade dos benefícios ofertados pela empresa. Se a empresa utiliza Caju Benefícios, todos os funcionários com direito à benefícios podem utilizar o nosso cartão flexível.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.