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Remuneração estratégica: descubra o que é e como colocá-la em prática

Entenda os tipos de remuneração estratégica e aprenda a escolher o que melhor se adequa na realidade da sua empresa!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

Remuneração estratégica é todo valor financeiro que o empregado pode receber além do salário pré-fixado. As empresas utilizam este tipo de remuneração como bonificação para cumprimento de metas, objetivos e resultado na participação dos lucros. 

Existem alguns cuidados importantes na hora de definir propostas de remuneração estratégica nas organizações, que devem ser considerados antes mesmo da implementação do programa. 

Neste texto, vamos falar sobre os tipos de remuneração estratégica, as maneiras de colocar a proposta em prática e o que considerar antes, durante e depois de instituir o programa. 

Acompanhe e boa leitura! 

O que é remuneração estratégica?

Para entendermos o que é remuneração estratégica, vamos imaginar o seguinte cenário: você é o colaborador de uma empresa da área de varejo e recebe um salário específico, determinado em contrato. 

Ao fim de cada mês, existe uma parcela de valores variáveis que podem compor o saldo final que você irá receber, como o resultado das vendas do período anterior. Esta variável é uma das maneiras de implementar a remuneração estratégica. 

Remuneração estratégica consiste em métodos de pagamentos que vão além do salário fixo. Pode ser chamada de remuneração variável, a depender da proposta utilizada pela empresa. 

Este tipo de remuneração é comum em empresas de varejo e comércio, que são pautadas pelo atingimento de metas constantes. Também pode representar a participação nos lucros e dividendos da organização e ser aplicada em qualquer tipo de área.

A proposta de remuneração estratégica tem como base estudos acadêmicos que identificaram o salário como um dos principais aspectos considerados por profissionais altamente qualificados em busca de uma vaga.

A estratégia envolve diversos benefícios financeiros aos colaboradores e pode ser aplicada de acordo com os objetivos da empresa, como veremos a seguir.

Quais são os tipos de remuneração estratégica?

As vantagens da remuneração estratégica podem ser obtidas de acordo com o objetivo que a empresa deseja alcançar. Assim, é possível escolher um determinado benefício para os colaboradores visando o aumento da produtividade, diminuição da rotatividade, engajamento, valorização do empenho, entre outros.

Existem diferentes estratégias de remuneração que podem ser adequadas de acordo com os objetivos da empresa. Separamos algumas abaixo para que você possa visualizar cada uma com detalhes: 

Bônus por resultados

Ideal para engajar os funcionários em torno dos objetivos da empresa, a bonificação é uma remuneração variável que não está no salário fixo dos colaboradores. 

A maior vantagem é que ela é percebida como uma renda extra, oferecida como um pagamento a mais no final do mês ou em outros períodos determinados no planejamento.

Esse tipo de remuneração também pode ser identificado como um 14º salário oferecido em compensação pelo alcance de metas anuais, por exemplo.

Participação acionária

Quando o objetivo é fazer com que o funcionário se sinta, verdadeiramente, parte da empresa, a participação acionária pode ser a melhor estratégia de remuneração variável.

A proposta consiste em destinar parte dos lucros para os colaboradores através da divisão de ações, que podem começar em frações de %. 

Essa estratégia demonstra que os funcionários também são beneficiados quando o negócio cresce e vai bem. É uma valorização pelo esforço de todos para o sucesso da organização.

Previdência privada

A previdência privada é uma forte estratégia que estimula a produtividade e melhora o clima organizacional, pois demonstra o interesse da empresa pelo bem-estar do funcionário, não apenas no presente mas, principalmente, no futuro.

Também funciona como uma segurança para a saúde financeira do colaborador a longo prazo, que pode planejar a maneira que deseja sacar as aplicações quando for possível. 

Premiação por desempenho

A gamificação da remuneração, que também pode ser uma maneira de premiação por desempenho, incorpora elementos lúdicos ao sistema de medição de desempenho escolhido.

A ideia é usar recursos lúdicos como meio para obtenção de resultados, tais como:

  • Trilhas de conquistas que precisam ser alcançadas;
  • Títulos e troféus de reconhecimento;
  • Layouts e enredos que se assemelham aos jogos de videogame.

Remuneração por mérito

O modelo que remunera por mérito é uma excelente opção para empresas que trabalham com programas de qualidade, que buscam a excelência e a satisfação total dos clientes.

Para aplicá-la, é preciso definir indicadores de desempenho relevantes para o negócio, determinados através de processos de feedback. Com o auxílio da tecnologia, é possível acompanhá-los e aumentar a remuneração conforme o desempenho de cada colaborador.

Outras possibilidades de estratégia de remuneração

Podemos elencar mais dois tipos de estratégia de remuneração variável: 

  • Avaliação 180 ou 360 graus: os funcionários recebem valores a partir da participação em pesquisas específicas da empresa;
  • Metas trimestrais: funciona de maneira semelhante à participação nos lucros, mas com períodos menores e com maior distribuição no ano.

Benefícios da remuneração estratégica

Além de uma importante forma de atrair e reter talentos, a remuneração estratégica, proporciona diversos benefícios, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Diferenciação no mercado;
  • Maior competitividade;
  • Melhora no clima organizacional;

A medida auxilia na atração e  retenção de talentos, proporciona um diferencial competitivo e motiva as equipes. Os profissionais avaliam as oportunidades do mercado considerando o salário e outros benefícios como principais fatores de decisão para se candidatarem a vagas.

Em muitos casos, mais do que ser bem remunerado, a ênfase na remuneração variável está diretamente relacionada à necessidade de reconhecimento e valorização do indivíduo por parte da empresa. 

Porém, por ser um tipo de recompensa por esforço, existem cuidados que devem ser tomados durante a execução das estratégias de remuneração, como veremos a seguir.

→ Leia também: PLR: o que é, como funciona e o que diz a legislação?

Pontos de atenção nos tipos de remuneração estratégica

As empresas buscam constantemente novas ferramentas para o reconhecimento e manutenção da marca empregadora no mercado. Nesse sentido, a remuneração estratégica confere um diferencial competitivo em relação às organizações que oferecem apenas o salário fixo.

Mas, assim como o nome sugere, o diferencial competitivo pode se tornar um problema dentro das organizações. 

Quando existe um forte sentimento de competição entre as pessoas para que atinjam os objetivos e, consequentemente, recebam os valores a mais, o clima organizacional pode sofrer as consequências. 

Ambientes com altos níveis de competitividade entre as pessoas estimulam a agressividade e a sobrecarga de trabalho em prol do retorno financeiro, resultando em ambientes corporativos tóxicos. 

Planejamento da remuneração estratégica

Antes de adotar qualquer modelo de remuneração estratégica, é fundamental fazer um planejamento que garanta um sistema justo e igualitário, que possibilite a continuação do programa de remuneração.

Um bom planejamento inclui o entendimento dos desejos e das necessidades dos colaboradores para saber quais ações são mais adequadas.

Posteriormente, é preciso acompanhar de perto o modelo adotado para avaliar a aceitação pelas pessoas envolvidas e efetuar ajustes, quando necessários.

Percepção dos colaboradores quanto à remuneração variável

A remuneração estratégica pode ser percebida de maneiras diferentes, dependendo dos perfis profissionais que compõem a empresa. 

Considerando isso, podemos entender que os colaboradores que conseguem administrar situações de pressão são mais competitivos e dinâmicos, e tendem a se adaptar melhor ao tipo de pagamento variável.

Agora, pessoas mais introspectivas e rígidas, que não lidam bem com pressão, podem ter dificuldades com o modelo de remuneração proposto. 

E, como mencionamos antes, a aplicação de uma estratégia de remuneração variável, nesse caso, pode comprometer a saúde do ambiente organizacional.

Por isso, é importante que a empresa conheça bem as equipes para trabalhar aspectos de adaptação ao modelo de remuneração oferecido, sem impactar negativamente no dia a dia. Para isso, é possível aplicar técnicas de feedback e pesquisa interna.

Benefícios variáveis como parte da remuneração estratégica

Além de valores financeiros diretos, existem benefícios que servem de estímulo para diminuir a rotatividade de funcionários. Plano de saúde, vale-refeição e vale-alimentação são alguns deles.

Entretanto, é possível criar uma opção de benefícios flexíveis com as vantagens que a empresa não entrega. Assim, o funcionário pode escolher a destinação ideal para a verba. Algumas possibilidades são: 

  • Auxílio-creche;
  • Auxílio-farmácia ou saúde;
  • Bolsa de estudo;
  • Celular corporativo;
  • Auxílio mobilidade;
  • Plano odontológico;
  • Vale-cultura;
  • Auxílio home office;
  • Viagens corporativas custeadas.

A aplicação de um cartão multibenefícios proporciona simplicidade para a empresa, que pode centralizar os valores em um único meio, e liberdade para o funcionário, que pode escolher como investir o valor recebido. 

Como vimos, a remuneração estratégica é uma importante ferramenta para atrair e reter talentos, e promover a competição saudável no ambiente de trabalho com a compreensão dos funcionários sobre as vantagens coletivas do crescimento da empresa.

A remuneração estratégica pode ser aplicada de acordo com os objetivos organizacionais, contribuindo para o efetivo aumento da produtividade e competitividade das empresas, por meio da valorização das equipes. E também pode ser composta com um pacote de benefícios variáveis.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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