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Gestão de pessoas

Power skills: entenda o que é e como desenvolver nos funcionários

Precisa de uma ajuda para desenvolver o power skills nos funcionários? Nós te ajudaremos com este post que preparamos para você!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 8 minutos

As power skills são habilidades desenvolvidas no decorrer da carreira profissional que vão além do conhecimento técnico produzido em cursos.

É um conceito complementar ao de soft skills e hard skills, termos mais conhecidos pela gestão de recursos humanos. Juntos, os três conceitos auxiliam para que o funcionário cresça profissionalmente e, consequentemente, auxilie a empresa no crescimento. 

Embora não seja segredo que a tecnologia tornou o mundo um mercado internacional e aumentou as oportunidades, há uma crescente escassez de talentos no mundo corporativo e, consequentemente, por power skills. Por isso que as habilidades de poder são importantes para os profissionais.

No artigo a seguir, vamos expandir os conhecimentos sobre power skills, as diferenças e similaridades com hard skills e soft skills, quais são as habilidades de poder e como a empresa pode auxiliar os funcionários no desenvolvimento dessas habilidades. Acompanhe!

O que são as power skills?

Em tradução livre, as power skills significam “habilidades de poder”, e são mais relacionadas com a personalidade do colaborador do que com os conhecimentos técnicos e profissionais.

Durante a carreira e a formação pessoal e profissional das pessoas, as necessidades do mundo corporativo podem despertar habilidades intangíveis nos indivíduos, como a capacidade de resolver problemas e buscar novas soluções frente aos desafios. 

Quando uma organização está em busca de talentos para compor o time ou suprir uma vaga em aberto, as power skills entram como fator determinante na escolha de uma pessoa em detrimento de outra. 

As power skills são um conjunto de habilidades que diferenciam um verdadeiro talento no mercado de trabalho. Quando são desenvolvidas as power skills, é possível ter uma base para conseguir lidar com qualquer situação do cotidiano da empresa.

Importância das power skills

Apesar das power skills serem aprimoradas ao longo da vida da pessoa, com investimento em educação e formação profissional, as empresas podem auxiliar os funcionários para que desenvolvam habilidades específicas e necessárias para o ambiente de trabalho atual.

As vantagens das power skills são:

  • Promover a adequação contínua às novas formas de trabalho que vão surgir;
  • Promover e contribuir para que a operação da organização em ambiente remoto evolua;
  • Conseguir agregar valor além das possibilidades de automatização e aplicar a inteligência artificial.

Entendendo esses pontos, os gestores de RH e líderes das organizações podem promover discussões com os funcionários e levantar as necessidades enxergadas para cada oportunidade dentro da empresa. Assim, todos crescem em conjunto. 

Quais habilidades são consideradas power skills?

Existem 7 habilidades que podem ser consideradas como habilidades de poder no mercado de trabalho. A seguir, detalhamos cada uma delas.

1. Saber solucionar problemas

É conhecido também como proatividade, ou seja, quando o colaborador enxerga um gargalo como uma oportunidade de aprendizado de algo novo enquanto está solucionando, sem se desviar do obstáculo.

2. Tomar decisões inteligentes

Essa é a habilidade do colaborador de fazer projetos de cenários futuros fundamentados em análises, além de antecipar as tomadas de decisões sábias a respeito de como minimizar impactos e/ou evitar problemas no futuro.

3. Saber julgar com base nos critérios corretos

Essa habilidade complementa a anterior. O profissional que possui um senso crítico desenvolvido e evita decisões por impulso ou movidas a sentimentos pessoais, se torna uma peça fundamental na empresa.

4. Capacidade de comunicação

Normalmente, profissionais que possuem a capacidade de se comunicarem com eficiência possuem a tendência de se tornarem líderes por conta da flexibilidade em lidar com indivíduos de diversos perfis comportamentais.

Além disso, as pessoas que desenvolvem a capacidade de comunicação sabem transmitir as mensagens e informações de maneira clara e objetiva a cada um dos pares envolvidos, evitando conflitos e ruídos.

5. Capacidade de autogestão

A autogestão emerge em colaboradores que não possuem a necessidade de serem micro gerenciados, conseguem organizar o próprio tempo de maneira eficiente, com prioridades e níveis de importância em cada entrega, e promovem os resultados necessários para a empresa. 

6. Colaboração em equipe

O trabalho em equipe não é só ter uma boa relação com gestores e colegas. É necessário ser um membro da equipe que faz a diferença, ajudando no crescimento e desenvolvimento coletivo. Em complemento, a pessoa colaborativa pode auxiliar as lideranças a identificarem pontos fortes de cada membro da equipe e atribuir funções para que todos operem em conjunto.

7. Ter visão abrangente

Essa habilidade refere-se a capacidade de enxergar além do cenário apresentado, localizando possibilidades futuras de adequação a médio e longo prazo. 

Existe uma segmentação dentro das principais power skills que mencionamos. São as chamadas habilidades de energia

Em síntese, as habilidades de energia são as que envolvem a gestão de tempo, solução de problemas e organização pessoal. Ou seja, as que envolvem a energia do colaborador na execução das tarefas. 

Enquanto que as habilidades de poder são mais relacionadas com a tomada de decisão e análise crítica.

Quais são as diferenças entre power skills, soft skills e hard skills?

Primeiramente, precisamos entender que os três conceitos são complementares na formação profissional das pessoas. 

Quando uma empresa busca por novos talentos para compor os times, as experiências profissionais e educativas, a personalidade e o perfil do possível colaborador são avaliados a partir da triagem dos currículos

Para entender qual habilidade faz parte de cada uma das três definições, conheça os detalhes abaixo: 

Power skills

Como falamos, power skills são as habilidades de resolução de problemas, gestão de tempo, senso crítico e demais capacidades que são desenvolvidas em paralelo com a vida profissional de cada pessoa.

Soft skills

Assim como as power skills, as soft skills também são aprimoradas ao longo da vida, mas de maneira diferente. São voltadas ainda mais para a personalidade do colaborador, envolvendo a maneira como lida consigo mesmo e com as demais pessoas no ambiente de trabalho.

Alguns exemplos de soft skills:

  • Inteligência emocional;
  • Resiliência;
  • Comunicação assertiva;
  • Comunicação não violenta;
  • Princípios éticos;
  • Confiança;
  • Atitude positiva frente à desafios;
  • Flexibilidade.

São as mais difíceis de serem mensuradas, e ficam evidentes no decorrer da vida profissional e do desenvolvimento da pessoa no ambiente de trabalho. Podem, por vezes, serem confundidas com as power skills por conta da subjetividade, mas possuem objetivos diferentes. 

Hard skills

São as habilidades, normalmente, difundidas nos currículos profissionais das pessoas. O termo abrange as experiências profissionais e o que o colaborador desenvolveu em cada local de trabalho, como cargos, atividades exercidas, formação de liderança, entre outros. 

Dentro das hard skills, também estão as formações acadêmicas e técnicas, como graduação, cursos, especializações, e o que cada uma trouxe de bagagem para o perfil profissional. 

Exemplos de hard skills:

  • Graduação acadêmica;
  • Formação em línguas, como inglês e espanhol;
  • Gestão de projetos e pessoas;
  • Proficiência em softwares específicos, como edição de vídeos e imagens;
  • Domínio de linguagens de programação;
  • Conhecimentos avançados em programas de edição de textos e tabelas;
  • Desenvolvimento de relatórios;
  • Boa escrita.

Ou seja: tudo aquilo que pode ser desenvolvido a partir das vivências profissionais e em cursos ou workshops. 

Quando o setor de recursos humanos está realizando processos de recrutamento e seleção, são as hard skills que definem quem segue para as próximas etapas, porque fazem parte dos conhecimentos tangíveis e práticos, com maiores chances de serem mensurados. 

Como desenvolver power skills nos colaboradores?

Obviamente, é de interesse do RH apresentar uma equipe com grande desempenho diante das demandas da empresa. Isso quer dizer que os gestores podem, e devem, investir em determinadas medidas práticas, com o intuito de desenvolver as power skills dos funcionários.

Apesar das power skills não serem, necessariamente, relacionadas com as hard skills, que podem ser aprendidas com cursos e experiências profissionais, existem formações comportamentais que podem auxiliar, tais como: 

  • Formações em comunicação e oratória;
  • Formação de líderes;
  • Análise com base em dados;
  • Trabalho em equipe.

Dentro disso, as empresas podem criar planos de desenvolvimento individual (os chamados PDI), voltados para analisar e planejar o desenvolvimento de acordo com as necessidades de cada colaborador. 

Outros tipos de análise podem ser utilizadas dentro do setor de recursos humanos para identificar pontos importantes a serem aprimorados, como a definição de OKRs (métricas-chave de desenvolvimento), avaliando resultados de feedback individuais e das equipes, promovendo avaliações completas na empresa, entre outros. 

Vale ressaltar que todo profissional, independente do cargo que ocupa, pode se beneficiar das power skills para crescer no mercado de trabalho. Elas podem ajudá-lo na adaptação de novos ambientes profissionais, em novos cargos e na definição de um plano de crescimento.

É essencial que os gestores tomem decisões assertivas para otimizar uma cultura organizacional com objetivo de buscar frequentemente por inovação, conhecimento e crescimento profissional, individual e em grupo.

E aí? Gostou das dicas? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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