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Cultura organizacional

Endomarketing: o que é, vantagens e como executar ações na sua empresa

Ações de endomarketing permitem melhorar a imagem da sua empresa perante os funcionários, resultando em motivação e retenção. Veja como fazer!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

Endomarketing é uma estratégia de marketing focada em melhorar a imagem de uma empresa perante os seus funcionários. Com isso, espera-se obter uma equipe mais produtiva e engajada, além de tornar a empresa mais atrativa para os talentos do mercado.

Sua empresa investe em endomarketing

Essa é uma das maneiras mais efetivas de reduzir a rotatividade de funcionários e de atrair talentos qualificados para o seu negócio. Por meio da estratégia, é possível mostrar para o público interno e externo que o seu negócio é um bom lugar para se trabalhar.

Se você quer saber o que é, quais são os benefícios e como fazer endomarketing, continue a leitura!

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional, focada em melhorar a imagem da empresa perante os funcionários. O objetivo é, com isso, ter uma equipe mais motivada e reduzir o turnover. 

Para colocá-lo em prática, é possível lançar mão de uma série de ações, como treinamentos, capacitações, premiações e realização de eventos focados nos colaboradores.

Muitas empresas focam tempo e recursos em atrair e reter clientes, mas se esquecem dos próprios colaboradores. O problema é que, sem uma equipe satisfeita, é impossível oferecer uma experiência encantadora aos consumidores. É aí que entra a importância do marketing interno.

Comunicação interna e endomarketing são sinônimos?

Para entender melhor o que é endomarketing, é interessante compreender também as diferenças entre esse conceito e o de comunicação interna.

Ao contrário do que muita gente pensa, endomarketing e comunicação interna não são sinônimos. O que eles têm em comum é o mesmo público-alvo, ou seja, os colaboradores da empresa. Porém, a comunicação interna envolve somente a transmissão de informações da organização para os colaboradores.

O endomarketing, por sua vez, consiste em ações para aproximar os colaboradores do negócio, com foco mais no longo prazo. Ambas as estratégias são complementares e podem trazer diversos benefícios para a empresa. No entanto, têm finalidades diferentes.

A base do endomarketing é desenvolver um bom relacionamento com os colaboradores. A partir dessa relação próxima e saudável, é possível melhorar a imagem do negócio e fidelizar o público. 

Quais são os benefícios do endomarketing?

Uma estratégia de endomarketing, se bem feita, traz uma série de benefícios tanto para as empresas quanto para o dia a dia dos colaboradores. E o melhor é que ela pode ser aplicada a todos os negócios, independentemente de tamanho ou setor de atuação. 

Conheça as principais vantagens:

  • Alinhamento de objetivos
  • Equipe motivada
  • Ganho de produtividade
  • Redução do turnover
  • Melhora do clima organizacional
  • Melhora da qualidade de vida dos colaboradores

Como fazer endomarketing? 9 passos para colocar a estratégia em prática

Agora que você conhece o conceito, vamos falar sobre como colocar sua estratégia de endomarketing em prática. 

Ter sucesso nesse tipo de ação requer planejamento. É preciso ter uma equipe de RH engajada, que entenda os desafios e procure soluções para os problemas. Além disso, o time de marketing também pode auxiliar no desenvolvimento das ações.

Veja a seguir 9 dicas de como fazer:

1. Conheça o seu público interno

Quando se faz uma ação de marketing para o público externo, um dos primeiros passos é sempre entender bem a audiência para a qual as campanhas serão direcionadas. O mesmo acontece no endomarketing. 

É fundamental saber quem é seu público interno. Para isso, é preciso levantar suas características, como trajetória profissional e outros atributos e preferências que ajudem a entendê-lo e a fazer ações que estejam mais de acordo com elas. 

2. Entenda o que os colaboradores esperam

É importante também criar um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para falar sobre como se sentem, o que os motiva, quais são suas necessidades. 

Converse, faça pesquisas e exercite a escuta ativa, sempre tentando entender não só o que está sendo dito abertamente mas também o que está nas entrelinhas. Com isso, fica mais fácil acertar nas ações de endomarketing.

3. Defina objetivos

Depois de compreender o seu público interno, é importante definir objetivos para suas ações de endomarketing. 

A essa altura você já deve ter levantado questões a serem resolvidas. Partindo delas é possível pensar em objetivos que ajudem a resolvê-las.

4. Defina metas e indicadores

Em paralelo, é essencial definir metas e indicadores para que você consiga acompanhar o andamento das ações.

Para acompanhar os resultados, alguns bons indicadores são:

5. Planeje-se

Em seguida, é o momento de estruturar o plano que vai nortear sua estratégia. Aqui, é preciso entender o que será feito, por que será feito e como será feito. 

Algumas estratégias possíveis são oferecer incentivos, realizar campanhas de conscientização, utilizar novos canais de comunicação e acompanhar e avaliar resultados. Mais adiante, falaremos sobre 6 ações que você pode colocar em prática na sua empresa.

6. Melhore sua comunicação interna

Falamos anteriormente sobre as diferenças entre endomarketing e comunicação interna. Porém, ter uma boa comunicação interna é essencial para os negócios que desejam implementar endomarketing. 

Não se trata só de enviar newsletters contando as novidades, mas também de criar um ambiente amigável, no qual os colaboradores tenham voz ativa para dar feedbacks e sugestões.

7. Cuidado com as expectativas

É importante alinhar as expectativas com a equipe. Tome cuidado para não fazer promessas que não pode cumprir. Ao anunciar recompensas e bônus, por exemplo, é importante garantir que a empresa realmente pode cumprir com o combinado. 

8. Coloque as ações em prática

Com objetivos, metas e indicadores definidos, é hora de colocar a mão na massa. Defina as ações, os canais usados para divulgá-las, um cronograma de realização. Neste momento, procure testar e entender o que funciona melhor para os seus colaboradores.

9. Mensure os resultados

Feitas as ações, é hora de medir os resultados com base nos indicadores definidos anteriormente. É importante fazer isso constantemente para entender o que está e o que não está funcionando. Só assim o seu negócio consegue fazer um marketing interno efetivo.

Além disso, faça pesquisas de satisfação constantemente para entender se os colaboradores estão satisfeitos com as ações que estão sendo implementadas. Eles são, afinal, os mais afetados por elas. 

6 ações de endomarketing para usar na sua empresa

Agora você já sabe como criar um plano de endomarketing. Porém, cada empresa é diferente, e com base nos seus objetivos e nos atributos do seu público interno pode ser mais adequado escolher uma ou outra. A seguir, trazemos 6 ações desse tipo que podem ser colocadas em prática no seu negócio.

1. Escolha um pacote de benefícios adequado

Como falamos com frequência aqui no blog da Caju, o pacote de benefícios oferecido pode ser decisivo para que a sua empresa atraia ou não os talentos desejados, além de ajudar na retenção.

É possível ir além do básico, contribuindo para melhorar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Uma opção bastante atual, por exemplo, são os benefícios flexíveis, que consistem em fornecer uma quantia mensal que os colaboradores podem dividir em diferentes categorias conforme seus estilos de vida. 

→ Leia também: O que é um cartão multialimentação e como contratar um para sua empresa

2. Invista em capacitação constante

Investir no desenvolvimento contínuo da equipe é uma excelente ação de endomarketing. Ao fazer isso, a empresa demonstra que valoriza os funcionários. E, além disso, esse tipo de ação é proveitosa para o negócio, que contará com profissionais cada vez mais qualificados e atualizados. 

Para isso, a empresa pode oferecer capacitações mais técnicas, voltadas à função desempenhada por cada colaborador, ou oferecer um apoio financeiro para que realizem cursos. Além disso, as lideranças podem apoiar o desenvolvimento pessoal de suas equipes, estimulando as soft skills, por exemplo. 

3. Tenha planos de carreira

Ainda falando sobre desenvolvimento, é importante que os colaboradores tenham planos de carreira bem estruturados. Isso traz transparência sobre o que é esperado de cada um, evita favoritismos e serve como motivação para alcançar os objetivos. Além disso, mostra, mais uma vez, que a empresa valoriza seus funcionários.

4. Melhore o clima organizacional

Outra ação de endomarketing que faz muita diferença é investir na melhoria do clima organizacional. Se o ambiente corporativo não for agradável, isso pode se refletir em um alto turnover e prejudicar a imagem da empresa, ainda que o negócio ofereça outras vantagens, como salários competitivos. 

Por isso, sempre analise o clima organizacional e invista em ações para torná-lo mais agradável para a sua equipe. 

5. Eventos corporativos

Os eventos corporativos também podem ser uma boa ação de marketing interno, pois contribuem para o senso de pertencimento entre os colaboradores. Festas de fim de ano, happy hours de comemoração de resultado e dias temáticos em datas comemorativas são algumas opções que podem contribuir para integrar e motivar os colaboradores.

Mas lembre-se de realizar atividades que sejam de interesse do seu público interno, mais uma vez levando em consideração as preferências da sua equipe, além de fazer eventos inclusivos para todos os colaboradores. 

6. Reconhecimento

Por último, mas não menos importante, é interessante incluir ações de reconhecimento aos colaboradores no seu plano de endomarketing. Isso pode ser feito por meio de viagens de incentivo, prêmios, bônus, elogios em reuniões, entre outros.

3 exemplos de endomarketing para a sua empresa se inspirar

Netflix

A Netflix é uma empresa conhecida por ser revolucionária quando o assunto é RH. A empresa mantém uma página pública no site falando sobre sua cultura organizacional, que é pautada pela busca pela excelência.

Incentivar funcionários a tomar decisões, comunicar informações de maneira transparente e colocar pessoas acima de processos são algumas das premissas da plataforma de streaming.

Toyota

O principal diferencial do endomarketing da Toyota está no treinamento dos colaboradores.

Quando um novo funcionário é contratado, ele passa por uma capacitação de cinco meses, nos quais aprende sobre a cultura do negócio, sobre a produção de carros, a necessidade do cliente final. Dessa forma, consegue aprender sobre todas as etapas de produção. 

Google

O Google é outra empresa bastante cobiçada entre os candidatos. Isso se dá em parte pelas suas ações de endomarketing. Planos de carreira bem definidos e espaço para a inovação são algumas das estratégias adotadas pela companhia.

Inclua benefícios flexíveis no seu plano de endomarketing

Uma boa estratégia para encantar seus funcionários é por meio dos benefícios corporativos flexíveis. A Caju é especialista em ajudar empresas a oferecerem esse diferencial aos colaboradores.

O cartão Caju permite que os colaboradores usem os valores recebidos pela empresa em diferentes categorias: alimentação, refeição, mobilidade, cultura, saúde, educação e home office. A empresa escolhe quais delas deseja oferecer e os funcionários decidem como querem gastá-las. A gestão dos benefícios é feita por meio de um app fácil de usar. 

Ao adotar a Caju, a empresa tem disponível cartão físico e virtual para os colaboradores, com bandeira Visa, aceito em qualquer estabelecimento. Também pode decidir se os valores serão fixos ou flexíveis, ou seja, se o colaborador poderá transferir dinheiro de uma categoria para a outra ou não. 

No momento em que o colaborador usa o cartão Caju, conseguimos identificar o estabelecimento para saber de qual categoria descontar o valor. Se a pessoa está em um restaurante, por exemplo, o pagamento será descontado da categoria de refeição. Portanto, é preciso ter saldo disponível para que a transação seja efetivada.

Os benefícios inovadores proporcionados pela Caju atuam em conformidade com a legislação vigente, não possuindo natureza salarial. E o melhor: seu negócio pode ter tudo isso sem custo nenhum.

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site e entre em contato. Nossa equipe está disponível para tirar todas as suas dúvidas.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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