Entenda como fazer ações de endomarketing durante a pandemia

March 9, 2021
Recursos Humanos

As ações de endomarketing, ao contrário do que muitos pensam, vão além do e-mail marketing e dos informativos no mural da empresa. Esse tipo de estratégia tem como objetivo criar um relacionamento entre a organização e os seus colaboradores. Na prática funciona como se a equipe fosse o público-alvo ou o cliente da empresa.

Quando esse relacionamento é bem estruturado e saudável, os trabalhadores da instituição passam a compartilhar os mesmos objetivos e valores do negócio. O resultado dessa prática, logicamente, é positivo. Afinal, os profissionais estarão mais engajados, produtivos e em busca de crescimento, trazendo melhorias para ambos.

Portanto, as ações de endomarketing têm um papel importante na organização e é sobre isso que vamos abordar neste artigo. Acompanhe todos os detalhes!

Veja os reflexos das ações de endomarketing

Apesar de as ações de endomarketing serem relevantes para o empoderamento da equipe, valorizando a marca empregadora, infelizmente, existem muitas empresas que ainda não utilizam essa estratégia. Contudo, a boa notícia é que nunca é tarde para começar. Inclusive, não há ponto negativo em apostar nessa prática.

Um novo modelo de trabalho

Com a necessidade do isolamento, a pandemia trouxe reflexos significativos na vida particular e profissional das pessoas. De uma hora para outra, várias empresas precisaram aderir ao modelo home office de trabalho, o que tornou distante o relacionamento entre empregador e empregado.

Entretanto, o endomarketing é capaz de aproximar todos os profissionais por meio de várias ferramentas adaptadas ao novo modelo de trabalho. Além disso, empresas que nunca investiram nessa comunicação podem apostar nas primeiras mensagens. Sendo assim, citamos grupos de WhatsApp, eventos online e outros meios usados como aliados para manter o contato com os colaboradores.

Impactos organizacionais

As ações de endomarketing, quando são bem feitas, trazem somente resultados positivos. Portanto, no período de pandemia, o seu efeito é ainda mais valorizado, principalmente, nas empresas que ficaram longos períodos sem encontros presenciais.

Entretanto, com a necessidade de superar os desafios causados pelo isolamento, como gestão de processos da empresa e sentimento de insegurança das pessoas, o endomarketing se tornou fundamental na solução dessas questões. Afinal, por meio dele é possível comunicar as atualizações dos procedimentos corporativos, enviar mensagens inspiradoras, entre outras informações.

Saiba quais são os desafios para o RH

Como se não bastassem a pandemia e os seus reflexos, os gestores de pessoas precisaram superar desafios a fim de estimular e incentivar a equipe, mesmo que virtualmente. Nesse sentido, o endomarketing deve ir além de simples mensagens e se tornar ações verdadeiras da empresa.

Cuidados com a saúde mental

Não é novidade que o isolamento mexeu com o emocional de muitas pessoas por inúmeras questões, como perda de contato social, redução de salários e instabilidade econômica. Por isso, o RH teve e tem uma função fundamental em ajudar a manter a saúde mental de seus colaboradores.

Algumas ações simples e sem custos altos podem engajar a equipe, como investir em benefícios flexíveis para que o colaborador tenha a flexibilidade de escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade atual. Para alguns um vale-alimentação ajuda mais nas contas de casa, para outro, um vale-cultura contribui com o equilíbrio emocional, por exemplo.

Trabalho em equipe

Outro desafio é relacionado à adaptação ao trabalho remoto, pois esse modelo pode dificultar a comunicação, tornando mais propícia a individualidade da produção. Nesse sentido, os gestores podem apostar nas ações de endomarketing a fim de aproximar as pessoas e até de apresentar novos colaboradores ou pessoas que nunca se falaram na empresa, mesmo no período normal.

Algumas reuniões virtuais semanalmente, por exemplo, são uma boa opção para criar um diálogo entre as equipes, estimular a participação e incentivar para que as pessoas se conheçam mais e ajudem uns aos outros. Consequentemente, esse hábito refletirá positivamente na produção dos serviços e no clima organizacional.

Acompanhe as ações de endomarketing para pandemia

Mesmo com as dificuldades da pandemia, o endomarketing funciona muito bem para empresas que traçam uma boa estratégia, trazendo resultados bastante eficientes para o negócio. Citaremos algumas práticas a seguir para que você possa incluir na proposta da sua empresa.

Mensagens periódicas

Manter a equipe informada sobre a empresa é um dos principais pontos na endomarketing. Se vocês tinham um mural informativo com impressos, por que não adaptar para uma revista ou jornal digital? Essa prática pode diminuir custos e ser mais interativa com os colaboradores.

No entanto, se a organização nunca fez esse tipo de comunicação, é um bom momento para fazer testes. Podem ser disparadas as revistas digitais por e-mail ou WhatsApp com as últimas novidades da empresa, como atualização de clientes e colaboradores, iniciativas da organização, projetos e outros.

Reconhecimento dos colaboradores

Os encontros com a equipe não precisam se limitar a festas ou bares, mas, principalmente agora, podem ser feitos por meio digital. Imagine fazer eventos online, mesmo que seja uma vez ao mês, para comemorar promoções, aniversários, dia das mães, dia dos pais e vários outros motivos?

Essa ideia pode ser complementada com vídeos da equipe e de familiares enviando uma mensagem bacana para determinado colaborador. A prática aproxima as pessoas, deixa-as felizes e produtivas, com sentimento de valorização pelo empregador.

Momentos para relaxar

Outra prática interessante é criar um grupo da equipe e enviar vídeos educativos, porém, com tom descontraído para que as pessoas se interessem, mas consigam aprender algo e relaxar enquanto assistem. Devem ser vídeos curtos e com informações de capacitação, inspiração e cuidados para esse momento.

Entretanto, também é válido apostar em alguns conteúdos divertidos, sem foco no trabalho, para desestressar e elevar o clima da empresa. Geralmente, esse momento promove interação das pessoas e renova o entusiasmo com o serviço.

Por fim, vale lembrar que os gestores de RH não devem limitar as ações de endomarketing somente para esse período, mas devem se reinventar com ideias e dar continuidade independentemente do trabalho remoto ou presencial. A estratégia é essencial para manter o clima e diminuir taxas de turnover e rotatividade voluntária.

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