Pesquisa de satisfação sobre benefícios: 4 dicas para aplicação

June 30, 2020
Benefícios

Todas as pessoas gostariam de amar o que fazem, não é verdade? Afinal de contas, já que elas ficam a maior parte do dia no trabalho, é bom que estejam satisfeitas e felizes. A satisfação dos colaboradores envolve saber quantos deles gostam de trabalhar na sua empresa. Eles estão realmente felizes? Estão satisfeitos com as funções diárias e com os benefícios que recebem?

Não tente ficar adivinhando e descubra os resultados utilizando uma pesquisa de satisfação sobre benefícios. A partir dela, o colaborador se sente ouvido e percebe que a organização e o RH, de fato, importam-se com ele. A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta de gestão para seu negócio. Com ela, é possível identificar em quais aspectos a sua empresa deve melhorar e o que precisa ser fortalecido.

Existem algumas boas práticas para a aplicação de uma pesquisa de satisfação. Neste artigo, confira 4 delas!

1. Utilize uma linguagem clara e objetiva

A linguagem utilizada deve ser clara e objetiva. O uso de linguagem técnica pode ser prejudicial aos resultados da sua pesquisa de satisfação interna. É importante ter em mente que, possivelmente, ela será aplicada em distintos setores da empresa e que nem todos os colaboradores têm conhecimento sobre termos técnicos.

Evite utilizar uma linguagem corporativa ou um jargão tecnológico que os colaboradores possam não compreender. O fato é que a pesquisa deve ser lida como se fosse um diálogo entre duas pessoas, a fim de conseguir um feedback sincero.

2. Faça uma boa divulgação

Antes de começar a aplicar a pesquisa, realize uma reunião com todos os funcionários para explicar o funcionamento e o objetivo do questionário. Agir com transparência auxilia na confiança entre a equipe e os líderes, além de motivar a participação de todos. Não se esqueça de falar com a equipe que o objetivo da pesquisa interna sobre benefícios corporativos é analisar pontos positivos e negativos sobre o que é atualmente disponibilizado para ela.

Ressalte também que os resultados serão utilizados para reestruturar o plano de benefícios conforme as necessidades identificadas. Inclusive, para criar adesão e as informações serem significativas, utilize murais, e-mail e intranet. Além disso, sempre se lembre do deadline (prazo) da pesquisa.

3. Solicite ao funcionário a sugestão de novos benefícios

É essencial solicitar ao colaborador que indique novos benefícios que ele gostaria de ter na empresa. Porém, é muito importante que na pesquisa conste uma lista com sugestões de novos benefícios que a organização, de fato, tenha condições de implementar futuramente. Evite deixar esse campo da pesquisa em aberto, pois os funcionários podem responder com alguns benefícios irreais ou caros demais para a situação atual da empresa.

4. Utilize ferramentas para a aplicação da pesquisa

Hoje em dia, existem plataformas que podem auxiliar muito na captação e na apuração de resultados. Uma pesquisa on-line feita com as ferramentas corretas de acompanhamento pode assegurar grandes níveis de participação dos colaboradores. A ferramenta Analyze, da SurveyMonkey, é uma ótima opção que pode te ajudar na interpretação dos resultados da pesquisa.

Agora ficou muito mais fácil realizar uma pesquisa de satisfação sobre benefícios. É importante ressaltar que uma boa política de benefícios é essencial para a satisfação dos colaboradores e a melhoria da produtividade, além de atrair e reter talentos mais produtivos, alinhados à identidade da empresa e que se preocupam com o crescimento e o sucesso da companhia.

Aprendeu como aplicar uma boa pesquisa de satisfação sobre benefícios? Então, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem por dentro do assunto?

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form