Premiação para funcionários: entenda como funciona

May 7, 2021
Recursos Humanos

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva revelou que 45% dos profissionais que recebem alguma premiação por performance na empresa em que trabalham se mostram mais satisfeitos que aqueles que não participam dessas campanhas de incentivos. Isso porque as bonificações são uma maneira interessante e um fator importante na valorização dos colaboradores. Abaixo, mostramos quais as vantagens da premiação para funcionários, quais os cenários para oferecer algum benefício e damos também algumas ideias de prêmios.


O que são as premiações para funcionários?

São um presente, um agrado extra que vai além do salário fixo e pacote de benefícios já estabelecidos em contrato. Oferecidos em situações específicas, de cumprimento de metas, novas ideias e projetos, a bonificação é uma maneira de valorizar a equipe, aumentar o engajamento e a disposição dos colaboradores - além de proporcionar qualidade de vida para aqueles que trabalham com você.


As premiações para funcionários podem ser desde um bônus no salário até cursos, jantares e viagens. A ideia não é focar em benefícios financeiros que a empresa precisa ter gastos exorbitantes, mas sim proporcionar experiências que irão mostrar àquele colaborador que ele é valorizado e competente. A proposta é impactar a mente e auto estima da equipe.


Critérios de premiação para funcionários

Ter um programa de premiação de funcionários não é pensar em prejuízo - você não vai premiar todo mundo a toda hora. É preciso organização e visão estratégica no momento de elaborar as ideias, para que as regras fiquem claras para a equipe.

O ponto inicial é que a premiação precisa funcionar como um incentivo, uma maneira de reconhecimento ao bom trabalho. Veja alguns critérios de premiação para funcionários:


✔  Ideias. Ter ideias não é simples. Exige criatividade, comprometimento, conhecimento do negócio e muito estudo para saber se aquilo dará certo. As ideias são também o que movem a empresa rumo à inovação, sempre com foco no futuro. Dessa forma, nada mais justo que premiar aqueles colaboradores que trazem uma ideia genial para o negócio.

✔  Funcionário do mês. Muitas empresas já adotam esse sistema de eleger um profissional que se destacou naquele mês dentro da equipe. Além do título de funcionário do mês, uma bonificação pode motivar ainda mais os colaboradores.

✔  Cumprimento de metas. Objetivos de vendas, de engajamento, de solução de problemas - o que melhor se encaixar no cenário da sua empresa. Ao bater uma meta, o funcionário é premiado.

✔  Compartilhamento de lucros. Quando os projetos da empresa lucram e os profissionais, como parte essencial desse resultado, recebem parte do valor conquistado pelo negócio.

✔  Equipes de sucesso. Quando funcionários trabalham bem juntos e atingem resultados muito positivos, é interessante oferecer uma premiação. Além de valorizar o trabalho feito, também instiga uma competição saudável dentro do quadro de profissionais de toda a empresa.

✔  Bom desempenho. Quando o profissional demonstra um comportamento positivo em determinadas situações. Pode ser agilidade num momento de crise, empatia com outros colegas, criatividade nas estratégias, alcance de resultados - você define o que se encaixa melhor dentro do contexto da sua empresa.


Quais as vantagens de realizar a premiação para funcionários?

Valorização e incentivo. São esses os dois pilares da premiação para funcionários. Ao criar programas que reconhecem um bom desempenho e vão além disso e ao bonificar o profissional por sua competência, agilidade, criatividade e organização, é muito mais fácil manter um funcionário feliz e motivado. 

Isso se torna um espelho para toda a equipe que, com entusiasmo, se dedica para conquistar também seu prêmio. Dessa maneira, as campanhas de premiação por performance aperfeiçoam a produtividade e engajam os colaboradores.

Essa é uma maneira de diminuir o índice de turnover em sua empresa, além de dinamizar a rotina de trabalho, tornando-a mais prazerosa. Há um objetivo para além do salário naquilo que está sendo feito. 

Ideias para prêmios

A premiação para funcionários deve ser elaborada de acordo com os interesses de sua equipe. De nada adianta ofertar bananas se o que eles buscam são morangos, certo? Dessa forma, é preciso conhecer seus colaboradores. Comece conhecendo os hábitos do dia a dia, as dificuldades que enfrentam na rotina e qual o perfil deles (têm família? têm pets? gostam de música? curtem viajar?). A partir daí é possível definir um prêmio que faça sentido e realmente motive a equipe.

Veja algumas ideias:

  1. Bônus no salário. Com valor e periodicidade definida, é uma maneira prática de mostrar que o colaborador faz parte do que a empresa constrói e também do que ela ganha.
  2. Prêmios físicos. Eletrodomésticos, roupas, sapatos, acessórios, perfumes - as ideias podem ser as mais diversas.
  3. Experiências. Jantares, cursos e viagens estão entre as premiações mais populares, pois envolvem o imaginário, o relaxamento e o conhecimento do funcionário premiado.

Com a Caju você facilita a entrega da premiação!

É bem simples. Na Caju você pode depositar o valor de premiações na categoria Saldo Livre do cartão de benefícios do colaborador. Assim, a pessoa ganha e já vê o prêmio em 24 horas após a empresa comprar saldo.

E caso seu colaborador ainda não tenha o cartão Caju físico, não se preocupe: ele pode começar a utilizar o saldo online, com o cartão virtual.

Clique aqui e entre em contato com a gente para saber mais sobre as opções.

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form