
Como acelerar os processos do RH e economizar tempo com a Caju
Por Eduarda Ferreira em
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.
A premiação de funcionários faz parte do pacote de benefícios que as empresas podem oferecer aos colaboradores. É uma maneira de incentivar os profissionais a atingirem uma meta pessoal ou coletiva dentro da organização e melhorar o engajamento.
A premiação de funcionários é um benefício extra oferecido pelas empresas como forma de incentivar, engajar e reconhecer colaboradores. Mais do que bônus financeiros e benefícios obrigatórios, esses programas ajudam a criar um ambiente de trabalho motivador, fortalecendo a cultura organizacional e reduzindo a rotatividade.
É por essa razão que muitas empresas apostam em incentivos corporativos, como as premiações e bonificação por resultados para engajar a equipe e fortalecer o senso de pertencimento. Afinal, um funcionário reconhecido é um funcionário feliz, que performa melhor e contribui para o crescimento da empresa por mais tempo.
Mas como estruturar um modelo de premiação para os colaboradores de uma empresa? Neste conteúdo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o tema e também como a Caju pode contribuir nesse sentido!
Premiação de funcionários é um benefício oferecido pela empresa como forma de reconhecer a boa performance dos seus profissionais. Além do salário mensal e benefícios como vale-alimentação e vale-refeição, a empresa oferece um valor extra para que os colaboradores se sintam apreciados.
Normalmente, uma premiação é usada pelas organizações para valorizar o atingimento de metas, expressar apreço, motivar os funcionários e reforçar um comportamento desejado. Assim, a premiação não deve fazer parte do salário — ela é um benefício extra.
Os programas de premiação corporativa podem ser fornecidos de diferentes maneiras, desde um bônus em dinheiro no salário até cursos, jantares e viagens. A ideia não é focar em benefícios financeiros, em que a empresa precisa ter gastos exorbitantes, mas sim proporcionar experiências que impactem de forma positiva a mente e autoestima da equipe.
O ato de reconhecer uma conquista é um grande impulso para a moral e o desempenho dos funcionários. Ofertar algum tipo de premiação gera uma série de benefícios para as empresas e funcionários, melhorando a produtividade e a lucratividade, reduzindo a rotatividade de profissionais.
Sem contar que um programa de premiação para funcionários, quando bem estruturado, gera reconhecimento tem um custo-benefício melhor para as empresas do que lidar com as consequências de uma demissão e recontratação, por exemplo.
O modelo de premiação é completamente legal, e não oferece risco jurídico para as empresas. No entanto, é preciso tomar cuidado com as regras de tributação que incidem sobre alguns modelos.
A PLR, por exemplo, tem uma legislação própria e sofre descontos de impostos que devem ser retidos na fonte pagadora. Já o modelo de bônus não é uma forma de premiação prevista na CLT. O mais comum é que o bônus seja considerado uma gratificação e também sofra descontos.
Ainda sobre legislação, vamos falar mais sobre a lei que abrange a premiação de funcionários.
Dentro do artigo 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a premiação dos funcionários faz parte do conjunto de benefícios, bens ou dinheiro que a empresa fornece ao colaborador.
Dessa maneira, a premiação de funcionários deve seguir três pontos importantes:
Ou seja: a premiação é prevista em Lei e, por isso, regularizada, desde que siga os pontos mencionados anteriormente.
Ter implantada na empresa uma cultura de benefícios e premiação de colaboradores é fundamental. Afinal, não há quem não aprecie ou espere ser reconhecido por empenho, criatividade, proatividade, inovação, produtividade, seja individualmente ou até mesmo em equipe.
Sabemos que premiar gera engajamento entre os colaboradores e, por consequência disso, o engajamento gera valorização, motivação, cumprimento e resultados, com os objetivos alcançados. E tudo isso junto gera satisfação dos profissionais e credibilidade por parte da empresa.
Os principais pilares da premiação para funcionários são valorização e incentivo, por meio de programas que reconhecem um bom desempenho e oferecem uma gratificação salarial ao profissional por competência, agilidade, criatividade e organização, é muito mais fácil manter um funcionário feliz e motivado.
Inclusive, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 24% dos pedidos de demissão acontecem porque o funcionário não se sente reconhecido.
A premiação por desempenho se torna um espelho para o restante da equipe, que se dedica para conquistar também o prêmio. Por isso, oferecer premiação é uma maneira de diminuir o índice de turnover na empresa, reduzindo pedidos de demissão por pessoas que não se sentem valorizadas, como vimos na pesquisa do MTE.
Quando a cultura de benefícios e premiações faz parte do planejamento estratégico da empresa, os colaboradores se tornam responsivos. E essa cultura favorece a todos os envolvidos.
Agora, vamos conhecer quais são os 4 principais benefícios que a organização pode ter de retorno ao trabalhar com as premiações!
A cultura da empresa é uma grande parte da identidade da marca empregadora. Ele também tem um efeito indireto em todos os aspectos das operações e por isso toda organização quer ter uma cultura na qual possa se orgulhar.
Consequentemente, a cultura da empresa é o mecanismo usado para cumprir a promessa que está na declaração de missão, feita aos seus clientes.
Essa cultura do local de trabalho é valorizada por clientes e funcionários. Cada vez mais funcionários consideram a cultura do local de trabalho ainda mais importante do que a compensação financeira.
Leia também: Quer saber como implementar uma cultura organizacional? Conheça a da Caju
Os programas de premiação de funcionários usam o reconhecimento para melhorar o engajamento de todos os profissionais com as metas estabelecidas, que também ajuda a transmitir uma sensação de empoderamento para toda a empresa. Nesse momento, todos passam a entender como podem alcançar objetivos que podem render premiações.
E quando os funcionários estão engajados, o negócio se torna mais lucrativo.
O engajamento está diretamente ligado à produtividade. Um dado de 2024 divulgado pela CNN mostra que a falta de engajamento nos Estados Unidos já gerou uma perda de mais de US$ 438 bilhões para a economia global.
Um programa de premiação de funcionários é um benefício extremamente atraente para candidatos qualificados, o que leva a empresa a novos patamares de sucesso.
Profissionais de alto desempenho querem algo que vá além do salário. Eles procuram um pacote completo que inclua itens como:
Então, ter um pacote de benefícios com premiação para funcionários pode atrair ótimos talentos, garantindo mais uma vantagem de contar com a premiação. Fora que são candidatos empenhados em bater metas para garantir a premiação. Interessante, não é?
Os programas de premiação promovem um ambiente em que os colaboradores se sentem motivados ao verem colegas sendo reconhecidos.
Esse tipo de reconhecimento funciona como inspiração para que todos busquem melhorar continuamente e alcançar seus próprios objetivos.
Ao celebrar conquistas individuais ou coletivas, a empresa reforça a importância do esforço, dedicação e trabalho em equipe, fortalecendo a cultura organizacional e gerando um ciclo positivo de valorização, engajamento e alto desempenho.
Os critérios de premiação para colaboradores precisam existir para que a empresa tenha documentado em quais momentos os profissionais podem receber, mas também para deixar todos na mesma página com relação aos principais objetivos da empresa. A transparência aqui é essencial.
Como vimos, as recompensas e o reconhecimento dos funcionários são importantes para melhorar os valores organizacionais, a felicidade dos funcionários, aumentar a satisfação dos times e motivar os funcionários a ir além.
O fato é que tudo isso pode se perder se não houver critérios claros para que todos saibam se estão indo na direção certa, com chances de garantir as premiações.
É indispensável que a empresa tenha no planejamento estratégias de motivação e benefícios relacionados à gestão de pessoas. Essa estratégia não deve representar um custo, mas sim um investimento para a empresa.
A seguir, apresentamos alguns critérios que podem ser considerados na política de premiação corporativa.
Avalie a capacidade de propor ideias novas que melhorem processos, produtos ou serviços. Também, considere não apenas a ideia, mas também a execução e os resultados alcançados com a inovação.
Mensure o desempenho em relação a metas de vendas, produção ou outros indicadores-chave de cada equipe, tendo em mente que é preciso definir metas claras e realistas.
Além disso, avalie a capacidade do colaborador de atingir as metas ao longo do tempo, e não apenas em um único período. E tem mais: o atingimento de metas pode ser individual e/ou por equipe.
Outro motivo de premiação dos funcionários é considerar a precisão e a qualidade das entregas, buscando feedback de colegas e supervisores.
Ainda, avalie a capacidade de entregar resultados dentro do prazo e de maneira eficaz. Às vezes, o colaborador faz uma ótima entrega, mas totalmente fora de prazo. Pense nisso!
Outra possibilidade de premiação é ao incentivar os colaboradores a apresentarem sugestões de melhorias e avaliar quantas delas foram implementadas e o impacto que tiveram.
Na hora do bônus, reconheça aqueles que não apenas identificam problemas, mas também se oferecem para resolvê-los.
Também é bacana avaliar como o colaborador contribui para o trabalho em equipe, compartilhando conhecimento e apoiando colegas.
Por exemplo, reconhecer aqueles que, mesmo sem um cargo de liderança, mostram habilidades de liderança em projetos ou iniciativas.
Ademais, vale a pena avaliar a dedicação e o comprometimento do colaborador com a empresa e a cultura organizacional. Você pode, por exemplo, reconhecer a capacidade de adaptação a mudanças e desafios.
Uma vez que a empresa estabelece um sistema de avaliação claro e justo, onde todos saibam como serão avaliados, vale reconhecer isso.
Para tanto, crie um ambiente onde o feedback seja contínuo e construtivo, ajudando os colaboradores a se desenvolverem ao longo do tempo.
A premiação para o funcionário do mês é outro tipo de reconhecimento individual, que ajuda a promover o bom desempenho dos funcionários.
Como a avaliação acontece em períodos de 30 dias, a premiação por funcionário do mês precisa ser pensada de uma maneira sustentável para o negócio, como vale-cultura, valores extras no cartão multibenefícios ou um sistema de pontos, que podem resultar em abatimentos fiscais.
Outro tipo de programa de recompensas que você pode experimentar é um sistema de pontos. Como uma espécie de gamificação, você dá aos funcionários um certo número de pontos quando eles atingem uma meta, atingem um número chave ou continuam a fazer algo de destaque.
Esse método pode ser eficaz para incentivar vitórias e comportamentos de curto prazo que levam ao alcance de metas e sucesso de longo prazo.
As premiações em datas especiais são uma forma clássica de reconhecer e valorizar os colaboradores. Podem ocorrer em diferentes momentos do ano, como no final de ano, em aniversários de nascimento, em celebrações de tempo de casa ou em ocasiões comemorativas importantes para a empresa.
Esses prêmios podem variar bastante: de kits personalizados, experiências de lazer e bem-estar, vouchers de compras, até saldo livre no cartão Caju, por exemplo. O importante é marcar a data de forma positiva, criando um momento de celebração que fortaleça o vínculo entre a empresa e equipe.
Na prática, as empresas podem premiar quando quiserem. Afinal, a premiação é uma maneira de valorizar a equipe, aumentar o engajamento e a disposição dos colaboradores
As ocasiões mais comuns para premiar colaboradores são:
Entendendo os motivos e os objetivos para premiar funcionários, é necessário definir qual é o formato de premiação mais adequado.
Existem alguns tipos de premiação. Entre eles, os mais comuns são:
O tipo mais comum de sistema de recompensa monetária é um bônus em dinheiro ou por meio de um saldo no cartão de premiações. Esses incentivos no meio e no final do ano são ótimos para incentivar uma competição saudável entre os funcionários em relação ao desempenho e à produtividade.
Outros exemplos de recompensas monetárias incluem planos de participação nos lucros, como PLR ou PPR, e opções de ações. Em muitas indústrias, os incentivos monetários são suficientes para obter o máximo de produtividade dos funcionários.
Aqui, seriam premiações não-monetárias, como mural de destaques no qual os colaboradores podem ser destacados mensalmente de acordo com as conquistas.
Você ainda pode fazer eventos trimestrais ou anuais para reconhecer os melhores desempenhos.
Permite que o colaborador saia da rotina também é um tipo de premiação interessante. Como um dia de spa ou bem-estar, no qual você oferece uma experiência de relaxamento em um spa ou atividades de bem-estar, como aulas de yoga.
Aqui também você pode incluir ingressos para eventos, como shows, teatro, eventos esportivos ou festivais. O interessante é entender o que seus colaboradores preferem!
Ofereça a oportunidade de participar de cursos ou workshops relevantes para o desenvolvimento profissional. Assim como a mentoria com executivos, dando a chance de um encontro ou mentoria com um líder da empresa.
Permita que colaboradores premiados escolham horários de trabalho mais flexíveis por um período ou dê a opção de um dia extra de trabalho remoto. Aqui também pode entrar um dia de folga, os famosos day off.
Que tal instituir o Prêmio “Colega do Mês”? Funciona assim: você pede que os colaboradores votem em um colega que se destacou, com um prêmio simbólico.
Distribua cartões personalizados onde os colegas podem escrever mensagens de agradecimento e reconhecimento.
Pensando em colaboradores com PDI bem desenvolvido, vale dar a chance de liderar projetos ou participar de uma nova iniciativa.
Além disso, vale ter um espaço para inovação, ou seja, você permite que o colaborador dedique um tempo para trabalhar em um projeto que beneficie a empresa.
Ofereça produtos personalizados, como canecas, camisetas ou materiais de escritório. Bem como distribuir vale-presentes para lojas locais ou serviços, permitindo que o colaborador escolha.
Os programas de recompensa dos funcionários é uma ótima maneira de parabenizar aqueles que atingem metas. Mas lembre-se que isso pode prejudicar o senso de unidade da equipe.
A combinação de entrega de premiações sem deixar claro os motivos por trás desse reconhecimento pode ser um duro golpe quando pensamos em impulsionar a colaboração entre os membros da equipe. Por isso, planeje também premiação para equipes e não apenas as individuais.
Elas podem alavancar o reconhecimento conjunto entre os próprios colaboradores e garantir aos times que as contribuições para as realizações em equipe também são valorizadas e celebradas por todos.
Para garantir que a empresa acertou na premiação de funcionários, crie pesquisas e vá avaliando a satisfação conforme o passar do tempo, ok?
A premiação de funcionários precisa ter um alto nível de controle, por exemplo, para identificar rapidamente os gastos envolvidos, garantir segurança jurídica e agilidade, seja para o RH fazer a premiação, assim como para o colaborador recebê-la.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é através de um cartão premiação para funcionários. Com a Caju Benefícios, fazer premiação é fácil! Basta trocar a carteira e usar a funcionalidade “Premiações”.
Utilize para criar momentos especiais para o colaborador, como cestas de Natal, happy hours, vale presentes, viagens, entre outros.
Inclusive, o saldo do Caju Premiações traz muita autonomia para o time, pois é possível pagar boletos pelo app da Caju, realizar saques em caixas eletrônicos da rede Banco 24 Horas, entre outras facilidades.
Tudo isso, é claro, só é possível com o Cartão Caju — o cartão corporativo mais amado pelos colaboradores. Afinal, com a bandeira Visa, ele é facilmente aceito em qualquer estabelecimento!
Deu para perceber que a premiação de funcionários faz a diferença na satisfação deles, né? E ainda, com a Caju Benefícios, o time de RH tem muito mais facilidade em fazer a premiação, garantindo autonomia para os colaboradores.
Aproveitando que chegou até aqui, confira mais detalhes sobre a Caju Premiações.
O prêmio para funcionários que cumprem os requisitos estipulados pela empresa é normalmente fornecido em valores, que podem ser monetários ou em sistema de pontos que resultam em outros benefícios internos. O valor da premiação para funcionários não deve ser fixo e nem constar na folha de pagamento, conforme o artigo 457 da CLT.
A premiação de funcionários pode ter como recompensa dinheiro extra, mas também pode contemplar folgas remuneradas, home office, valores de vale-alimentação e refeição extras, entre outras possibilidades.
Para criar um plano para premiação de funcionários, a empresa deve organizar primeiro quais serão os critérios de premiação, seguido dos tipos de prêmios disponibilizados e os meios para que os funcionários tenham acesso aos prêmios.
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
Coordenadora de Inbound Marketing e SEO
Sou coordenadora de Inbound Marketing na Caju, onde desenvolvo soluções de conteúdo voltadas para atender as principais dores e desafios do RH, especialmente na gestão de benefícios. Minha missão é ajudar gestores de RH a potencializarem sua estratégia de benefícios, conectando pessoas e empresas de maneira mais eficiente e humanizada.
Ver todos os posts dessa autoriaInscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.