O que é programa de incentivo e como auxilia na gestão de funcionários?

February 4, 2021
Recursos Humanos

Tem se tornado cada dia mais comum a adoção de um programa de incentivo em qualquer organização de sucesso do mercado. Afinal, com ele, é possível otimizar a relação com os funcionários e conseguir vários benefícios para a equipe. Mas o que exatamente isso que dizer?

Bom, essa solução fundamenta-se em políticas utilizadas para motivar os parceiros de negócios e a equipe interna da empresa. Os principais pilares do programa de incentivo são a motivação, o reconhecimento e a recompensa.

Neste post, falaremos sobre como um programa de incentivo pode ajudá-lo na gestão de seus funcionários. Confira!

Aumenta a produtividade

A verdade é que, quando o funcionário tem incentivo, torna-se mais produtivo em qualquer atividade a ele designada. Incentivos para conquistar resultados e otimizar a sua performance criam ações mais acertadas e mais eficientes na tomada de decisões.

Os programas de incentivo oferecem às atividades de rotina um propósito maior e um novo tom. Isso porque a equipe entende que, com pequenos passos, é possível alcançar valiosas experiências. Esse cenário ajuda muito a sua empresa, visto que a qualidade nos pequenos processos ocasiona bons desempenhos em dimensões maiores.

Retém talentos

Como sabemos, as pessoas procuram nas organizações uma forma de se estabilizar e de ter uma boa qualidade de vida. Essa posição no mercado deve ser utilizada de modo estratégico. Então, una o interesse dos colaboradores à cultura organizacional da sua atividade. Dessa forma, é possível conquistar novos talentos e mantê-los interessados em desenvolver com você uma relação de trabalho.

O objetivo é ter parceiros de negócios que compreendam os parâmetros a serem acompanhados, diminuindo a rotatividade de pessoas Nos departamentos. Quanto mais tempo nas funções, mais habituados eles estarão com os padrões determinados, conhecendo cada ocupação e como trabalhar do melhor modo, o que otimizará muito a sua atividade.

Motiva a equipe

A sua equipe causa impacto direto no andamento das tarefas e no destaque da empresa no mercado. Por isso, é bom ter muita atenção a ela.

Como os programas de incentivo nas organizações oferecem várias vantagens para o dia a dia da equipe, é possível notar uma elevação do desempenho geral. Além disso, desenvolvem uma relação melhor entre as partes. O estímulo necessário para cumprir os objetivos traçados é assegurado, aumentando a qualidade e a produção da atividade.

Sobretudo, colaboradores motivados são responsáveis diretamente pelo lucro que a organização pode conseguir. Então, é bom se preocupar com a satisfação da sua equipe.

Melhora o clima organizacional

Esses programas funcionam com base em uma dinâmica na qual o funcionário deve chegar a determinados critérios para receber reconhecimento e, obviamente, uma recompensa. A mensagem transmitida é de compromisso, com um tratamento mais justo a todos os funcionários, possibilitando condições para que qualquer um consiga crescer na empresa e conquistar oportunidades, visto que o desempenho é o único critério.

Essa mensagem é bastante positiva e poderosa, confrontando o antigo entendimento de que o sucesso profissional é um jogo de cartas marcadas nas empresas. Essa concepção, aliás, é a grande responsável pela falta de interesse de vários profissionais em auxiliar efetivamente o negócio a crescer.

Desse modo, você não está só motivando a equipe ao investir em programas de incentivo corporativo, mas também está dando destaque à sua organização como uma empresa séria. Ainda, auxiliará na quebra de uma dinâmica de relacionamento negativa e antiga entre empregador e colaboradores.

Diminui os custos do negócio

Já imaginou quanto dinheiro uma organização gasta devido ao turnover de seus funcionários? Basicamente, toda vez que um membro do time pede para ser desligado, a sua empresa:

  • gasta com o processo de rescisão;
  • gasta ainda mais caso não acerte na contratação;
  • gasta com o treinamento do novo funcionário;
  • gasta ao realizar uma seleção a fim de encontrar um novo profissional para preencher a vaga em aberto.

Isso sem falar nas perdas de verbas que podem ocorrer no meio no caminho! Caso um vendedor peça para ser desligado e as negociações que ele estava realizando retrocedem, por exemplo, a organização perde receita efetivamente. Aliás, pode ser que perca até alguns clientes!

Entenda o seguinte: da mesma forma que é mais interessante financeiramente manter um cliente antigo do que atrair um novo, o mesmo ocorre com a retenção de profissionais. Ou seja, é muito mais econômico estimular e desenvolver seu time do que formar uma nova equipe. E é aí que os programas de incentivo corporativo podem fazer toda a diferença!

Fortalece a imagem da empresa

É muito vantajoso investir em programas de incentivo para a imagem da empresa, pois isso demonstra que ela se preocupa com seus funcionários e sabe muito bem como recompensar todos os seus esforços. Os seus parceiros notam que a marca investe em experiências positivas e na qualidade de vida deles.

Dessa forma, a empresa demonstra humanização e dinamismo, fazendo com que sua imagem fique mais favorável no mercado. Isso é muito bom para conquistar clientes, fornecedores e colegas de negócios. Além disso, é um elemento que atrai os melhores profissionais para se candidatarem às vagas da organização.

Cria um espírito competitivo

Implementar um programa de incentivo também ajuda a criar um sentimento diferente dentro da empresa, que é o espírito competitivo. É justamente isso que está faltando no dia a dia de muitas organizações. As pessoas devem sentir um clima de competição, pois isso dá um gás todos os dias para crescer dentro da companhia.

“Eu vou ser o funcionário do mês!” ou “Eu vou ser o primeiro da equipe a conseguir bater a meta!” são alguns dos pensamentos que motivam essa vontade de competir de modo saudável com os outros membros do time.

Agora você pôde perceber como um programa de incentivo pode oferecer vários benefícios para a sua empresa, independentemente do seu porte e do fato de ela já estar ou não consolidada no mercado. Um programa de incentivo eleva significativamente o engajamento com os objetivos do seu negócio e a qualidade de vida dos funcionários. Isso traz mais produtividade e, consequentemente, mais lucro.

Curtiu nosso post? Viu como o programa de incentivo pode auxiliar na gestão de funcionários? Aproveite e curta nossa página no Facebook para continuar informado!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form