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Cultura organizacional

O que é cultura de inovação e como implementá-la na empresa?

A cultura de inovação engloba ideias e criatividade para que o negócio cresça e se sobressaia à concorrência. Continue lendo o artigo e saiba mais!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 11 minutos

A cultura de inovação engloba novas ideias e criatividade para que o negócio cresça e se sobressaia à concorrência.

A ideia por trás da cultura de inovação gira em torno de mudar hábitos comuns dentro das empresas, visando um novo modelo de negócio, com novos recursos, produtos ou serviços para melhorar o atendimento ao cliente final e, também, o clima organizacional como um todo.

Com o avanço da tecnologia e de tudo que a envolve, aumenta ainda mais a necessidade da inovação dentro dos negócios. Por isso, grandes e pequenas organizações têm refletido sobre o que é cultura de inovação e buscado meios para implementar esse modo de pensar e agir nas empresas.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é a cultura de inovação, quais são os benefícios para empresas e funcionários, e como implementar esse modo de pensar nas organizações. Boa leitura!

O que é cultura de inovação?

O conceito da cultura de inovação está relacionado aos valores e hábitos que uma empresa segue, relacionando criatividade com oportunidades e buscando maneiras de melhorar os processos internos da organização. 

Uma das partes mais envolvidas nesse processo de implementação da cultura de inovação é o setor de recursos humanos, responsável por criar ambientes e programas propícios para que as ideias sejam estimuladas e, claro, bem-vindas. 

Mas se engana quem pensa que a cultura de inovação é um conceito novo nas organizações. Na década de 1940, o economista alemão Joseph Alois Schumpeter conceituou cultura de inovação como o processo de mudança industrial para a revolução das estruturas econômicas internas das organizações, “destruindo” o modo de pensar antigo para, constantemente, criar novos métodos. 

Esse mesmo autor reforça que a cultura de inovação é responsável pelo crescimento econômico das empresas, principalmente quando atrelada à busca por novos meios tecnológicos para execução das atividades. 

Com isso, a consequência da cultura de inovação para as empresas é a vantagem competitiva, gerando bons resultados para todas as partes envolvidas com a instituição (empregador, colaboradores e clientes).

Benefícios da cultura de inovação para as empresas

Como principais benefícios, podemos citar a capacidade de adaptação das empresas frente aos novos desafios de negócio. Uma vez que a organização desenvolve novos processos e incentiva a constante mudança, a própria cultura organizacional passa a ser mais resiliente, fazendo com que os funcionários também sejam adaptáveis.

Segundo uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 86% das empresas acreditam muito no reflexo positivo da cultura de inovação para o destaque dos negócios no futuro.

O hábito de rever, melhorar ou aplicar processos internos, novas operações e soluções, além de otimizar os resultados também estimula o crescimento do negócio a médio e longo prazo.

Uma pesquisa realizada em 2022 pela consultoria de inovação ACE Cortex apresentou dados exclusivos sobre o impacto da cultura da organização nas empresas. Foram entrevistados funcionários de mais de 20 setores, alocados em grandes corporações, e resumimos parte dos resultados a seguir: 

  • 78,7% dos respondentes afirmaram que as empresas em que trabalham têm ações voltadas à cultura de inovação;
  • Cerca de 80% entende que a cultura de inovação permite às empresas evoluírem os negócios principais ao mesmo tempo em que exploram novas frentes no mercado;
  • Para 60% dos respondentes, o impacto positivo na cultura de inovação é resultado do ato de investir na capacitação das lideranças;
  • E mais de 20% dos respondentes entende que a principal barreira para a cultura de inovação nas empresas é a falta de entendimento dos resultados obtidos com esse tipo de pensamento.

Quando uma empresa utiliza da cultura de inovação para rever processos antigos e aprimorar as atividades exercidas diariamente, as vantagens competitivas se tornam nítidas. 

Como implementar a cultura de inovação?

Agora que você sabe o que é cultura de inovação e os benefícios para a empresa, vamos entender como implementar esse conceito de forma eficiente nas organizações.

Existem passos importantes que devem ser seguidos para que a cultura de inovação passe a fazer parte da empresa. Confira: 

Planejamento estratégico

O conceito de inovação valoriza muito a criatividade, porém, só criar não será o suficiente para mudar a dinâmica de um processo ou gerar uma nova solução. É necessário que a ideia se torne uma ação com estratégia e viabilidade para funcionar com eficiência.

A leitura do cenário atual da empresa faz parte da etapa de planejamento estratégico. Entender como está a saúde do negócio, bem como o clima organizacional, auxilia a pensar novas ideias e colocá-las em prática no dia a dia.

Para isso, os colaboradores precisam estar envolvidos no processo de inovação, e serem convidados a contribuir com novas e possíveis soluções.

Espaço para novas ideias

Para que a cultura de inovação funcione é necessário que as ideias sejam valorizadas, bem como incentivadas. 

A empresa deve criar espaços, atividades e oportunidades para que as ideias sejam colocadas à mesa livremente e que os colaboradores lembrem o quanto a participação individual é relevante para o negócio.

Existem métodos que podem auxiliar no desenvolvimento de novas ideias, como hackathons, núcleos de solução de problemas, reuniões de brainstorming, entre outros, que podem ser utilizados em um sistema de RH 4.0, por exemplo. 

O processo de cultura de inovação não precisa ficar segmentado ao setor de inovação ou novos negócios da empresa. Pode – e deve – contar com a participação de todos os envolvidos, sempre que possível. 

Acompanhamento das tendências

A inovação não se limita a originalidade e criatividade, mas se alimenta das novidades do mercado como forma de buscar referências nas práticas de outras empresas.

Faz parte da função dos gestores buscar informações no mercado de trabalho e entender o que as demais empresas do setor estão fazendo, como forma de benchmarking. 

Um modelo de plano aplicado em outra empresa pode funcionar na gestão ou servir de inspiração para adaptar à realidade e trazer bons resultados na organização.

Além disso, as novas práticas organizacionais, muito difundidas em workshops e relatórios de tendências produzidos por consultorias especializadas no assunto, devem fazer parte da leitura cotidiana dos profissionais. 

Capacitação de equipe

A capacitação contribui de forma significativa com a criatividade dos profissionais, e não está restrita às formações técnicas. 

Investir na reciclagem do time e estimular a busca por novos conhecimentos apresenta resultados positivos no engajamento dos colaboradores com a empresa.

Por isso, os benefícios corporativos voltados para a educação e formação de profissionais são grandes aliados no processo de cultura de inovação.  

Ao investir em uma educação corporativa, será notável a mudança de comportamento positivo dentro da empresa. Assim, novas ideias podem surgir a partir de uma gestão eficiente e preocupada na formação dos colaboradores.

Uso da tecnologia

A relação da cultura de inovação com a tecnologia é óbvia. A partir do uso de sistemas e softwares que permitem gerenciais funções manuais e torná-las otimizadas, os profissionais ganham tempo útil para criar novas ideias e planejar novas ações.

A gestão por meio de sistemas, aplicativos e outros são tendências que vem facilitando o trabalho dos profissionais em diversas áreas do mercado atual.

Mas não é só isso. Com o surgimento e o uso constante de novas tecnologias, como inteligência artificial, metaverso e realidade aumentada, as equipes se tornam mais dinâmicas e atualizadas, up-to-date, acompanhando as tendências e se tornando adaptáveis.

Por isso, aposte na tecnologia como uma oportunidade para otimizar os processos de tarefas dentro da empresa, diminuir as burocráticas e melhorar a comunicação entre os colaboradores.

9 passos para a cultura de inovação

A maior empresa de pesquisas do mundo, o Google, é referência em cultura de inovação. De acordo com Gopi Kallayil, Chief Evangelist e Brand Marketing da empresa, existem 9 passos para entender e aplicar a cultura da inovação nas empresas. São eles:

1. Inovação pode vir de qualquer pessoa e a qualquer momento

O que está relacionado com o que falamos anteriormente: a inovação não precisa estar fixada em um setor ou time específico. Quando a empresa abre espaço para receber novas ideias, pode ser surpreendida. 

2. É fundamental focar no usuário

A experiência do usuário, ou do cliente final, sempre deve ditar as mudanças a serem implementadas na empresa. O objetivo, aqui, é fazer com que o cliente sempre receba o que melhor pode ser produzido pela empresa. 

Se a empresa em questão desenvolve soluções em benefícios, por exemplo, entender como os consumidores querem utilizar os valores fornecidos pelas empresas é tão relevante quanto proporcionar meios para que haja liberdade de escolha, como acontece com os sistemas de benefícios flexíveis

3. Seja 10 vezes melhor

Esse item possui relação direta com as power skills dos colaboradores. As pessoas devem ser incentivadas a realizarem o melhor dentro das atividades propostas, mas, também, a enxergarem além. 

A ideia principal é fomentar a resolução de problemas, que pode vir de qualquer pessoa, a qualquer momento, para uma necessidade até então não mapeada pelos gestores. Se os funcionários não são provocados a “saírem da caixa”, é muito provável que as ideias sofram poucas mudanças e sigam sempre o caminho conhecido e confortável.

4. Aposte no conhecimento técnico

Sempre quando houver uma nova ferramenta que possa ser utilizada para movimentar um processo antigo, os colaboradores devem receber espaço para apresentar e sugerir. 

Além disso, o investimento no conhecimento técnico das pessoas, com novos cursos, especializações e workshops deve fazer parte das práticas da empresa, incentivando que os funcionários estejam sempre atualizados.

5. Entenda a interação com o usuário para ter melhores resultados

Esse item é complementar ao item 2. Se o foco é no usuário ou cliente, a empresa deve entender como está a satisfação desse cliente com o que lhe é fornecido. 

Seja com a realização de pesquisas ou pós-venda, interagir com o cliente final auxilia no entendimento do que pode melhorar.

6. Inovação precisa de tempo

Ainda que prazos sejam importantes e façam parte de todas as empresas, investir tempo útil na formação dos funcionários também é uma maneira de inovar. 

Ao permitir que os colaboradores utilizem parte do tempo das agendas profissionais para desenvolvimento pessoal, a empresa investe tempo e energia que retornam em ideias inovadoras e novas maneiras de realizar o trabalho cotidiano.

7. Padrões de processos são importantes

Mas inovar, definitivamente, não é bagunça. Os processos são importantes para manter a ordem e a organização das etapas.

Um ótimo exemplo de processo dentro da inovação é a rede de metodologias ágeis, muito utilizadas em startups, como o Kanban, Scrum, Lean, entre outras específicas da tecnologia, como a Feature Driven Development, eXtreme Programming e Microsoft Solutions Framework. 

8. Aprender com os erros para não se fixar neles

Sim, errar é humano. Mas focar no erro como forma de punição é contra a inovação. O espaço da empresa deve permitir que o erro aconteça e entender como parte de um processo natural, mas não como regra.

Quando houver uma falha de processo, além de solucionar o que quer que tenha acontecido como consequência, o objetivo é superar o erro e seguir evoluindo. 

9. Missão e propósito da organização unem os funcionários

Ao ter uma cultura organizacional sólida, com missão, visão e valores reais, praticados e vistos por todos, as empresas impactam no engajamento dos funcionários.

Discurso e prática alinhados demonstram a solidez da empresa, resultando em uma maior confiança por parte dos funcionários. 

Apresentamos o que é a cultura de inovação, os benefícios desse tipo de metodologia dentro das empresas e os passos para a aplicação nas organizações.

A tecnologia é uma grande aliada para que a cultura de inovação seja implementada nas empresas e resulte em novos processos. 

A Caju Benefícios é uma empresa brasileira de tecnologia que está apta para contribuir com a gestão de recursos humanos e facilitar a vida dos profissionais, proporcionando uma experiência única e com melhor relacionamento entre ambas as partes.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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