As principais tendências em recursos humanos para 2022

December 14, 2021
Recursos Humanos

Um novo ano se aproxima, mas o trabalho não será o mesmo como conhecemos. Além disso, embora o mundo caminhe para um retorno gradual das atividades presenciais com a queda nos números da pandemia, o mundo corporativo terá de lidar com tendências que vieram para ficar e novas práticas que afetarão o dia a dia dos profissionais. 

Não é novidade que o trabalho híbrido, por exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações. Este será um dos maiores desafios para as empresas no ano que vem, impulsionando novas tendências para recursos humanos e gestão de pessoas. De acordo com um estudo da consultoria Gartner, 92% dos profissionais esperam que suas equipes trabalhem de forma híbrida daqui para frente. Com isso, algumas prioridades devem surgir para as empresas e RH, reforçando necessidades latentes para as áreas em 2022. Confira!

Saúde mental e qualidade de vida

Uma das principais questões que surgiu durante a pandemia foi a importância de cuidar da saúde mental. A adaptação para o trabalho remoto em 2020 e a nova reestruturação para um modelo de trabalho híbrido deixaram as pessoas exaustas, segundo o estudo da Gartner. A pesquisa mostrou que 54% dos líderes de RH dizem que suas equipes estão cansadas. Por isso, o foco na saúde mental dos times será fundamental, principalmente no ano que vem, para minimizar os impactos de tantas transformações nas empresas. 

People Analytics

O termo já é conhecido pelos profissionais de recursos humanos, mas o “People Analytics” deve ganhar ainda mais espaço no próximo ano. Essa prática consiste em sistemas especializados que podem avaliar informações referentes aos colaboradores. Dessa forma, os gestores podem ter um melhor entendimento sobre o papel de cada um dentro do negócio. Isso porque o sistema ajuda a compreender as pessoas de forma individualizada, o que também pode auxiliar na melhora dos processos de recrutamento e seleção.

Desenvolvimento da liderança

Não é novidade que preparar a liderança para os desafios do mercado é essencial para o sucesso da empresa. Mas nem todas as organizações desenvolvem suas lideranças efetivamente. Entre as principais razões estão a pouca clareza no plano de carreira, a falta de interação entre gestores de níveis diferentes e a ausência de programas de mentoria. Investir em programas de desenvolvimento de líderes para que estejam preparados para as necessidades da organização pode ser fundamental em 2022.

Flexibilidade no trabalho

Com a pandemia, o modelo de jornada de trabalho sem horário fixo vem ganhando adeptos, com as avaliações de desempenho sendo feitas por meio de entregas realizadas. Ao adotar um modelo flexível de trabalho, os colaboradores podem cumprir as atividades nos momentos em que estiverem mais dispostos, pois nem todos se saem melhor no horário tradicional. Nem todas as atividades podem ser contempladas com essa facilidade, mas o modelo home office será um dos mais beneficiados com essa forma de trabalhar. 

Employee Experience

O conceito de “Employee Experience” tem como objetivo garantir a motivação do colaborador, fazendo com que ele entregue o retorno esperado pela empresa. Em resumo, é o conjunto de ações que devem ser desenvolvidas pela empresa para melhorar a experiência dos funcionários no ambiente de trabalho, uma vez que aumentar o engajamento deve ser um dos principais objetivos dos gestores e RH em 2022. Isso contribui para a retenção de talentos e redução das taxas de turnover. 

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form