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Cultura organizacional

Employee experience: o que é e qual a sua importância nas empresas?

Employee experience é um conjunto de iniciativas que visa melhorar a experiência do colaborador no ambiente de trabalho. Acesse agora e entenda tudo sobre esse assunto!

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 15 minutos

Employee experience, que traduzido do inglês significa experiência do colaborador, é o nome dado a um conjunto de iniciativas que visa atrair e reter os melhores talentos, bem como promover o bem-estar dos funcionários de uma empresa. 

Oferecer uma boa experiência ao colaborador tem se tornado cada vez mais importante no dia a dia das organizações. Afinal de contas, funcionários felizes tendem a ser mais produtivos e motivados. Conforme uma pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores nos seus ambientes de trabalho. 

Ficou com dúvidas sobre como investir na experiência dos seus colaboradores? A seguir, vamos te contar tudo sobre o employee experience e quais etapas você precisa cumprir para implementá-lo na sua empresa. Boa leitura! 

O que é employee experience?

A cada dia que passa, o employee experience, ou experiência do colaborador, tem se tornado indispensável para ajudar companhias dos mais diversos portes e segmentos a aumentar a produtividade de seus funcionários, oferecendo a eles um ambiente saudável e valorizando as práticas de bem-estar e felicidade no trabalho. 

De modo resumido, essas iniciativas se baseiam na percepção do colaborador sobre toda a sua jornada com a empresa, desde a candidatura para a vaga até a sua saída. Dessa forma, existem 3 componentes importantes na experiência do funcionário:

Se um desses pilares não for bem-visto pelos profissionais, é sinal de que o EX (sigla para employee experience) não esteja sendo atendido adequadamente. Afinal, em um sentido genuíno, a experiência do funcionário é tornar os funcionários entusiasmados, orgulhosos, felizes e confiantes no trabalho que fazem.

Essas ações servem como base para uma empresa ser bem-sucedida, fomentando aspectos como o engajamento e a motivação das pessoas, fundamentais para alcançar os objetivos do negócio.

Quais dificuldades o employee experience ajuda a resolver?

O employee experience é uma forma de evitar os desgastes gerados por problemas de saída dos colaboradores, alta rotatividade, conflito entre as equipes, entre outras questões que podem comprometer a performance individual e do grupo.

São exemplos de ações que envolvem a experiência do colaborador e podem apoiar na resolução dessas questões;

  • realização de pesquisa de clima;
  • oferecimento de oportunidade de crescimento e qualificação;
  • política de benefícios atrativa.

Ou seja, por meio do employee experience, é possível acompanhar como os funcionários estão se sentindo dentro da organização, a relação deles com o trabalho, o nível de satisfação e muitos outros fatores que possam interferir na performance de cada colaborador.

Diferença entre employee experience e employee engagement

Enquanto o employee experience busca elevar todos os níveis de vivência do colaborador no dia a dia das empresas, a estratégia de employee engagement tem como foco aumentar o engajamento dos profissionais dentro da companhia.

De maneira mais didática, podemos dizer que o employee engagement é o resultado que as organizações buscam atingir utilizando as ações de experiência do colaborador.

Portanto, em vez de depender de ações isoladas e de curto prazo, projetadas para elevar o engajamento, o employee experience prioriza:

Quem é responsável pelo employee experience dentro da empresa?

Embora as estratégias de experiência do funcionário tenham sido tradicionalmente tratadas pelos departamentos de Recursos Humanos, atualmente elas não são de responsabilidade apenas desse setor; 

Isso significa que aumentar as experiências dos funcionários deve abranger todos os departamentos e envolve todas as iniciativas, desde atrair os melhores talentos, realizar o planejamento financeiro, até fazer o gerenciamento de riscos e planejamento da força de trabalho.

Embora o RH desempenhe um papel central para garantir a melhor experiência aos funcionários, o trabalho de employee experience exige que todos os grupos da empresa sejam envolvidos, como TI, recrutamento e operações. Cabe ao RH da empresa, portanto, otimizar as estratégias do EX. Mas a função de elevar o bem-estar dos funcionários dentro da companhia é uma tarefa conjunta, principalmente entre as lideranças. 

Qual a importância do employee experience?

No final do dia de trabalho, a experiência positiva do funcionário tem relação direta com o sucesso do negócio.

Os funcionários que se sentem confortáveis, valorizados e relevantes para a sua empresa, devolvem a energia positiva dentro do trabalho que realizam e nas interações com seus pares e/ou clientes.

Isso contribui para o resultado final de um negócio e mostra qual a real importância de trabalhar esse tema dentro de qualquer organização. No fim, existem muitos benefícios que uma empresa conquista ao apostar nessa estratégia e reforçam sua importância.

Abaixo, elencamos os 5 principais benefícios, que comprovam a importância do employee experience, para você aplicar na sua empresa. Acompanhe!

1. Mais engajamento dos profissionais no dia a dia 

No ambiente empresarial, a estratégia de employee experience visa oferecer incentivos à qualidade de vida e ao bem-estar no trabalho, o que ajuda a elevar os índices de engajamento e, por consequência, a produtividade dos funcionários.

Lembre-se de que funcionários desengajados podem custar às empresas perdas financeiras, devido a repercussões como menor produtividade e aumento de faltas. Em contrapartida, funcionários engajados são mais produtivos e trazem outras vantagens, como melhores taxas de retenção e segurança no local de trabalho.

2. Atração e retenção de talentos

Uma empresa que investe na boa experiência do colaborador aumenta as chances de atrair e manter os melhores talentos do mercado. Mas, para que os resultados sejam realmente efetivos e duradouros, é preciso ficar atento à jornada dos colaboradores dentro das organizações.

Quando falamos da retenção de talentos, é preciso olhar desde o momento em que o profissional interage pela primeira vez com a empresa, ainda no processo seletivo, até o instante em que ele é desligado.

Estar atento a uma boa experiência do colaborador é fundamental para atrair e manter os melhores profissionais do mercado. Ou seja, todos esses esforços devem estar voltados para otimizar a experiência de cada funcionário desde o primeiro momento, proporcionando a eles um ambiente agradável e favorável ao desempenho de suas atividades.

3. Aumento da produtividade

A produtividade das pessoas está diretamente relacionada à maneira como elas são tratadas dentro da organização. Profissionais que se sentem acolhidos e reconhecidos tendem a conquistar melhores resultados, e é por isso que o employee experience é tão importante para a produtividade.

Profissionais que não são felizes no trabalho tendem a ter um baixo rendimento e, o pior, são capazes de influenciar negativamente os colegas, contribuindo para um clima organizacional ruim.

Utilizando as ações de employee experience, é possível elevar a qualidade do ambiente, engajando os funcionários de maneira que eles produzam mais e com maior qualidade.

Mas, lembre-se: mesmo que os efeitos dessas ações sejam percebidos mais claramente a longo prazo, elas são extremamente significativas e necessárias desde o primeiro momento que começam a ser aplicadas para manter a equipe motivada e produtiva, o que é fundamental para a competitividade do negócio no mercado.

4. Melhor relacionamento com os clientes

Esse tema afeta todas as áreas do negócio, incluindo a experiência do cliente. De fato, muitos especialistas do setor acreditam que o CX (sigla para customer experience ou experiência do cliente) é um resultado direto do EX.

Funcionários felizes são mais propensos a transmitir melhores humores e emoções ao interagir com os clientes. Eles também tendem a exibir mais dedicação e compreensão dos produtos e serviços, o que permite que eles ofereçam melhor suporte aos clientes.

5. Desenvolvimento do profissional

O employee experience ainda deve se preocupar em oferecer ao colaborador oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da companhia. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas.

  • Quais competências o colaborador precisa desenvolver?
  • Qual é a contribuição dele dentro da empresa?
  • Há quanto tempo ele ocupa o cargo na empresa?
  • Quais resultados a organização espera dele?
  • Quais são as ambições desse colaborador dentro da companhia?

Todas essas respostas ajudarão a desenvolver um plano de desenvolvimento individual e coletivo, elevando o nível de comprometimento e a satisfação no trabalho.

Quais são as etapas de implantação do employee experience?

Afinal, por onde começar a investir na experiência dos colaboradores?

Construir um employee experience consiste em realizar o mapeamento de cada fase da experiência dos funcionários com a organização. A seguir, confira os principais passos para aplicar o EX:

  1. identificar quais são os valores da companhia;
  2. analisar se os seus candidatos têm fit cultural com a empresa;
  3. medir a satisfação sobre o seu processo seletivo;
  4. estruturar melhor todo o processo de onboarding nas empresas;
  5. treinar as lideranças;
  6. fazer pesquisas regulares durante a jornada;
  7. estar atento aos feedbacks das entrevistas de desligamento.

Outro passo super importante e que é um dos principais desafios do employee experience é o estabelecimento de métricas para medir e acompanhar os resultados das iniciativas propostas. 

Além disso, atualmente existem novas iniciativas no mercado que são fundamentais para desenvolver um ótimo trabalho em torno da experiência dos colaboradores

Entenda agora um quais são elas e o que é necessário fazer para executá-las:

Defina personas-chave de funcionários

Os funcionários são a melhor referência para chegar em um modelo, quando se trata de desenvolver estratégias de EX. Portanto, obter informações sobre ele e definir as personas dos funcionários pode fornecer insights mais profundos sobre o que seus colaboradores desejam e precisam.

Para desenvolver uma persona de funcionário, o primeiro passo é realizar pesquisas sobre eles:

  • colete de dados por meio de pesquisas e entrevistas e reúna informações sobre aspectos como: satisfação dos funcionários com os turnos, tipos de trabalho, local, tempo de serviço, necessidades de materiais e equipamentos, produtividade e etc;
  • faça grupos focais e observe o local de trabalho para ver o que motiva seus funcionários na rotina;
  • depois de reunir dados suficientes, você pode analisar suas descobertas e começar a criar personas específicas.

Nesse processo, procure padrões e comportamentos de destaque que afetem significativamente a cultura do local de trabalho.

Depois de estudar seus dados, se reúna com as principais partes interessadas para criar suas personas de funcionários. Isso pode ser feito através de uma série de reuniões e workshops.

Para começar a construir as personas de funcionários, liste os principais traços comportamentais, dados demográficos de destaque, ferramentas e softwares comumente usados, bem como as frustrações comuns encontradas por indivíduos que trabalham em sua empresa. Certifique-se de listar metas e aspirações também.

O que fazer depois de criar as personas?

Depois desse processo de criar suas personas de funcionários, valide-as compartilhando com todos os seus colaboradores. Isso demonstra que você é transparente e garante que sua coleta de dados foi precisa. Eles poderão fornecer mais informações sobre o que adicionar ou excluir da persona criada.

Ao construir uma narrativa em torno de um tipo específico de funcionário ou grupo de funcionários, é possível entender melhor os tipos de sistemas e estruturas que eles precisam para prosperar.

Além disso, a criação de personas ajudará você a encontrar áreas que podem ser otimizadas para facilitar a inclusão e a diversidade na sua empresa. 

Conheça seus desafios em torno da experiência do funcionário

Projetar uma experiência melhor para os funcionários pode exigir que sua organização implemente grandes mudanças no local de trabalho. Isso trará muitos desafios e pode ser um alto investimento.

Por isso é indispensável testar e revisar continuamente as estratégias durante esse período para garantir que seja a mais adequada para sua organização.

  • Primeiro, colete e faça um balanço dos dados. Com a análise correta, você pode identificar claramente as principais áreas de intervenção;
  • Identifique as necessidades dos funcionários por meio de dados quantificáveis ​​e meça como essas lacunas afetam o desempenho geral dos negócios;
  • Realize pesquisas para facilitar o feedback entre liderados e lideranças, dos colaboradores nos cargos operacionais para aqueles que estão em cargos gerenciais, com o objetivo de revisar e analisar tendências de comportamento.

Pode ser que sua organização esteja sofrendo de baixa produtividade devido a problemas de comunicação interna, no gerenciamento de desempenho ou nos feedbacks entre os colaboradores.

Ao obter as percepções de seus funcionários e respaldá-los com dados concretos, você pode tomar melhores decisões para determinar as próximas etapas da sua estratégia de employee experience. Além disso, essa é uma ótima maneira de envolver todos os colaboradores no processo de desenvolvimento da estratégia EX, mostrando a eles que suas opiniões são valorizadas na construção dos processos internos da empresa. 

Invista na experiência digital do funcionário

As empresas que investem em manter sua estrutura de tecnologia atualizada permaneceram mais fortes e inovadoras no mercado de trabalho. 

As ferramentas digitais estão provando ser um componente essencial no desenvolvimento e sustentação de experiências dinâmicas dos funcionários, especialmente com o aumento de trabalhadores atuando em ambientes remotos.

E nesse sentido, grande parte da experiência dos funcionários acontece no ambiente digital. Quase todos os aspectos da experiência dos funcionários são gerenciados de alguma forma com a ajuda da tecnologia, desde o próprio local de trabalho até as salas de reuniões e as comunicações oficiais.

Quando a tecnologia é integrada ao employee experience, ela permite que os funcionários trabalhem com mais eficiência, fornecendo:

  • comunicação em tempo real;
  • acessibilidade às informações (atualizações de políticas, diretrizes, materiais de treinamento);
  • engajamento remoto;
  • gerenciamento de desempenho.

Com a tecnologia desempenhando esse papel essencial no gerenciamento dos processos que os trabalhadores precisam para fazer seu trabalho diariamente, construir um local de trabalho digital consistente e contínuo pode melhorar a comunicação, a satisfação e a retenção dos funcionários.

Adote uma abordagem proativa para a experiência do funcionário

Algo essencial para a estratégia de employee experience é (re)avaliar a forma como a empresa proporciona experiências aos seus colaboradores. E para fazer o ideal é procurar entender as necessidades dos funcionários e implantar soluções que atenda-os adequadamente.

Isso requer uma abordagem mais ativa: ao monitorar ativamente a experiência de um funcionário, a organização pode tomar as ações necessárias para dar conta das dificuldades e evitar que elas evoluam para crises muito maiores. Os benefícios corporativos, como já citamos aqui, devem fazer parte dessa busca ativa. 

Atualmente um dos aspectos mais importantes para atrair e reter os melhores talentos é garantir que seus funcionários tenham um alto nível de satisfação com os benefícios corporativos. Afinal, hoje em dia esses benefícios são tão importantes para os funcionários quanto os salários. 

Nesse caso, optar por um sistema de multibenefícios, que ofereça a seus colaboradores um maior grau de escolha e liberdade, é uma ótima opção. 

Sabemos que cada profissional possui necessidades diferentes: uns priorizam a saúde da sua família, outros buscam pelas melhores opções de cultura e lazer nas horas vagas. Nesse sentido, não basta apenas oferecer benefícios limitados ao vale-alimentação.

Existem inúmeras opções que podem se encaixar nessa categoria de multibenefícios e que podem ser adaptados ao negócio. As principais são: 

Uma abordagem proativa na entrega desses benefícios fornecerá à sua organização oportunidades para aumentar cada componente da experiência do funcionário: ambiente de trabalho, segurança, identidade de marca, liderança e alinhamento de funções.

Comece agora com as ações de employee experience!

O recado final é: preste muita atenção à experiência de cada colaborador no local de trabalho. 

Lembre-se de que nem todas as pessoas precisam estar felizes o tempo todo, mas a experiência de um funcionário com seu local de trabalho nunca deve ser a razão pela qual ele está infeliz. Se for, é hora de reformular o local de trabalho e a experiência.

Como vimos ao longo deste conteúdo, o employee experience é uma estratégia fundamental para elevar os resultados da companhia, oferecendo ao colaborador uma jornada na empresa que favoreça seu bem-estar, o que acarreta o aumento da produtividade, a redução do turnover, entre outros benefícios para ambos os lados.

Gostou desse artigo? Então, acesse o nosso site e conheça os multibenefícios da Caju para aplicar na estratégia de employee experience da sua empresa!

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Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

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