Como as empresas podem reduzir o estresse no trabalho

November 23, 2021
Recursos Humanos

Um ambiente de trabalho estressante pode trazer inúmeros problemas para a empresa, comprometendo a saúde mental dos funcionários e o desempenho das equipes. Embora sejam comuns, situações de estresse se tornam preocupantes quando começam a se prolongar, criando problemas físicos e psicológicos. Além disso, a pandemia acendeu um alerta sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, principalmente por conta do home office em tempos de quarentena, que aumentou o número de pessoas com doenças como depressão e ansiedade. Competitividade excessiva e jornadas de trabalho exaustivas, relação ruim com os chefes e medo do desemprego são fatores que contribuem para o aumento do estresse. Por conta disso, as empresas podem adotar diversas iniciativas focadas na qualidade de vida dos profissionais. Confira algumas delas!

Melhore a comunicação

Uma comunicação ruim pode ser desmotivante para o profissional e causar diversos conflitos dentro da empresa, como especulações e fofocas. Descobrir a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário é fundamental. Comunique-se por meio de feedbacks para que o profissional analise seu desempenho e sinta-se seguro no emprego. 

Faça pesquisas de clima organizacional

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo investigar as relações interpessoais e o clima dentro da empresa. Para que a pesquisa tenha sucesso, é importante que os funcionários sejam sinceros e encarem a avaliação com seriedade. Dessa forma, eles serão estimulados a expor seus sentimentos em relação às políticas da empresa ou elogiar boas práticas. 

Incentive a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos traz benefícios para a saúde física e mental e pode ajudar a diminuir o estresse no trabalho. Seja no escritório ou em casa, trabalhar em frente ao computador também exige a prática de atividades físicas. Por isso, é importante que as empresas incentivem esse hábito por meio de benefícios corporativos, como aqueles que oferecem aulas em academias. A empresa também pode contratar um professor e incentivar as pessoas a fazerem pequenas pausas durante o expediente.

Mantenha a boa alimentação

A pausa para o almoço é um momento muito importante para que o colaborador descanse a mente e interaja com outros colegas. Por isso, não permita que ele trabalhe durante esse tempo. Atender telefonemas para resolver assuntos do trabalho, conversar sobre assuntos referentes à empresa e não conseguir se desligar dos compromissos aumentam ainda mais as chances de estresse no trabalho e também na vida pessoal. Além disso, mantenha uma alimentação saudável e sem grandes intervalos entre as refeições, pois uma saúde frágil pode desencadear uma série de outros problemas a nível físico e emocional.

Crie uma agenda equilibrada

O gestor deve ficar por dentro das atividades desempenhadas pelos funcionários e se certificar de que eles não estejam sobrecarregados. Os funcionários também precisam planejar suas tarefas diárias para manter o controle das atividades em vez de correr contra o tempo. Por isso, busque um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e evite levar o trabalho para casa. 

Crie momentos de descontração

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente pesado, não é mesmo? Dessa forma a empresa deve se preocupar em oferecer momentos de descontração que façam as pessoas se sentirem mais leves, queridas e valorizadas pela organização. Pequenas ações já fazem toda a diferença, como criar datas comemorativas de aniversariantes, oferecer palestras para diminuir o desgaste do dia a dia, fazer trabalho solidários e gincanas. Atividades como estas podem parecer simples, mas são muito prazerosas e ideais para quebrar o ritmo frenético de trabalho.  

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form