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Cultura organizacional

RH estratégico: o que é e como colocá-lo em prática?

Sua empresa ainda encara o RH como uma área meramente operacional? Ele pode ser muito mais do que isso. Entenda como funciona o RH estratégico!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 13 minutos

Pessoas conversando sentadas em volta de uma mesa, dentro de um escritório.

RH estratégico funciona como um modelo de administração de recursos humanos. Neste modo, a empresa entende o capital humano como estratégica e vital para que a organização atinja os resultados desejados.

O modelo de gestão chamado RH estratégico considera os profissionais de recursos humanos como parte dos objetivos e ferramentas estratégicas para atingir objetivos organizacionais. 

Ter uma equipe de alta performance passou a fazer toda a diferença, e é aqui que se inicia o conceito de RH estratégico.

Neste artigo, você entenderá quais são as principais atribuições de um RH estratégico, o que diferencia o mesmo da gestão de RH tradicional e quais são as técnicas e as diretrizes para colocar um plano de RH estratégico em prática.

O que é RH estratégico?

Durante muito tempo, o RH foi considerado uma área operacional e de suporte que, com o passar do tempo, se tornou cada vez menos operacional e mais estratégico. 

Com o avanço tecnológico, as atividades operacionais da gestão de RH foram automatizadas. A partir disso, a cobrança sobre os funcionários do RH passou a ser sobre a capacidade analítica e estratégica dos colaboradores. 

Uma pesquisa de 2023, da consultoria canadense de recursos humanos Mercer, mostrou que 43% dos parceiros de negócios das empresas, alocados no setor de RH, estão presos na execução de atividades operacionais. 

No mesmo report, temos dados ainda mais valiosos: menos de 7% da burocracia presente no trabalho da área de RH foi retirada das pessoas. Isso envolve o uso (ou a falta dele) de parceiros e tecnologias para simplificar a gestão de pessoas. 

Quando entendemos esses detalhes, percebemos que ainda falta muito para o RH se tornar estratégico de fato. Entender os benefícios do RH estratégico como modelo de gestão é um dos primeiros passos para transformar essa realidade.

Quais são os benefícios de um RH estratégico?

Como principais vantagens, podemos citar o acompanhamento e execução de ações que visam cumprir os objetivos organizacionais, como crescimento, aumento de lucro, expansão nacional e internacional, e demais possibilidades. 

O profissional que faz parte de uma equipe de RH estratégico desenvolve habilidades, utilizando tecnologia e otimização de recursos, que possibilitam:

A empresa que investe em ações para tornar o RH mais estratégico está investindo, principalmente, no sucesso dos negócios a médio e longo prazo. 

Diferença entre RH estratégico e operacional

Quando pensamos no RH tradicional, estamos falando de profissionais mais focados nos trâmites administrativos, legais e operacionais de uma empresa. 

O principal objetivo do RH tradicional é gerenciar as relações trabalhistas, manter a empresa em conformidade com a legislação e controlar os custos do departamento de pessoal.

Dessa maneira, o profissional de um RH operacional trabalha com processos de contratação e desligamento, na gestão de folha de pagamento, nos cálculos trabalhistas e na comunicação formal da empresa com o funcionário.

Enquanto que, no dia a dia de um RH estratégico, os profissionais são mais voltados para a tomada de decisão que envolva redução de custos, automatização de processos, escolha de parceiros de negócios e otimização de recursos — sejam eles humanos ou financeiros. 

Em outras palavras: o RH estratégico investe menos tempo em atividades operacionais e mais em planejamento, traçando planos factíveis para aprimorar a empresa. 

Qual a função do papel estratégico da área de recursos humanos?

Como falamos, o RH estratégico auxilia a empresa a formar equipes de alto desempenho, que sejam capazes de auxiliar a empresa a cumprir os objetivos traçados. 

Entre as atribuições que mencionamos no decorrer do texto, o profissional que faz parte de RH estratégico também vai buscar não apenas alguém para suprir uma necessidade momentânea da empresa, mas que tenha possibilidade de crescer e se desenvolver com a empresa (e na empresa) a médio e longo prazo. 

Afinal de contas, mesmo que existam funções facilmente desempenhadas por tecnologia, a complexidade e capacidade de reflexão dos seres humanos são características insubstituíveis — e que levam a empresa a crescer.  

O RH estratégico também tem, dentro das atribuições do cargo, o objetivo de reter e desenvolver os melhores talentos para a empresa, pensando em técnicas de desenvolvimento pessoal, satisfação e, consequentemente, felicidade no trabalho.

Quais são as responsabilidades do RH estratégico?

A gestão de recursos humanos estratégica possui uma linha de estudos específica, que tem como principal autor o professor e consultor administrativo brasileiro, Idalberto Chiavenato.

Chiavenato entende que os colaboradores de uma empresa são essenciais para que a empresa possa cumprir objetivos e missões. Ou seja, as pessoas são parte fundamental das organizações. 

Com essa compreensão, a desburocratização do profissional de RH se faz necessária para que o tempo de trabalho seja investido no que traz maior retorno a longo prazo: o desenvolvimento de pessoas. 

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria norte americana Gartner em 2022, as cinco principais prioridades para os líderes de RH são: 

  • Fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências críticas nas equipes;
  • Criar novos e melhores modelos de gerência de negócios;
  • Impactar no futuro da liderança;
  • Fazer parte do futuro do trabalho.

Esses objetivos coincidem com os pilares da gestão estratégica de recursos humanos. Confira os detalhes de cada ponto a seguir:

Gestão de pessoas

Se as pessoas são parte essencial das empresas, este é o primeiro dos pilares da gestão estratégica de recursos humanos. Recrutar, selecionar e treinar novos colaboradores alinhados com os objetivos da empresa são atividades cotidianas e fundamentais da área.

Tecnologia

O uso de softwares, ferramentas e demais possibilidades tecnológicas libera tempo de atividades manuais e repetitivas para investir em estratégia. Parceiros de negócios que utilizam tecnologia como base também entram nesse quesito.

Visão estratégica do negócio

A gestão estratégica de um RH vive os objetivos da empresa, conhece o negócio profundamente, os objetivos e entende como melhor atuar para que tudo ocorra conforme o planejado. 

Acompanhamento de resultados

Coletar e mensurar dados para entender a eficiência das ações e pensar os novos passos para a tomada de decisão é fundamental em qualquer área estratégica. 

Governança corporativa e RH estratégico

A gestão de RH deve estar, também, alinhada com os princípios da governança corporativa

Governança é uma estrutura de práticas, processos e regras desenvolvidas para que a empresa consiga atingir os objetivos de negócio de maneira correta, legal e sustentável. 

O propósito da governança corporativa é alinhar os interesses de todas as partes envolvidas dentro de uma organização — como o corpo diretivo, parceiros, fornecedores e empregados — visando a preservação e a longevidade dos negócios. 

Dentro de um sistema de governança corporativa, encontramos um time multidisciplinar, com a participação do jurídico, da controladoria, compliance e, claro, gestão estratégica de RH. 

Essas áreas estão fundamentalmente interligadas, e fazem parte de empresas de diversos tamanhos, não sendo algo exclusivo de grandes corporações, como entendido na compreensão popular. 

Como tornar o RH mais estratégico?

Para implementar o RH estratégico na empresa, deve-se começar o trabalho dentro da própria organização. Em primeiro lugar, é preciso educar os líderes sobre a importância de ter uma visão estratégica em relação à equipe e ao capital humano de maneira geral.

Além disso, é necessário conhecer profundamente o negócio, entender quais são as necessidades de cada área e compreender, também, os próprios colaboradores: o que  desejam e valorizam, quais são os pontos de melhoria que eles veem na empresa e o que entendem como necessário para que as atividades diárias sejam melhor executadas. 

Um dos principais pontos é a motivação. Não tem como formar times de alto desempenho se as pessoas não estiverem motivadas e engajadas.

A motivação dos funcionários é, cada vez mais, uma preocupação constante das empresas. Pesquisas, dinâmicas, investimento em diferentes tipos de benefícios, entre outros pontos, também fazem parte das ações de um RH estratégico.

Com isso em mãos, o profissional de RH sabe o que a empresa quer e o que os colaboradores querem. Assim, torna-se possível traçar estratégias para atrair e reter os talentos que tenham o perfil mais adequado para responder às necessidades organizacionais, sempre trabalhando de maneira integrada com os demais setores da empresa.

Como montar um RH do zero

Existem diversas soluções no mercado para criar um RH em empresas que não possuam o setor estruturado. E, também, profissionais capacitados para gerenciar a área dentro das organizações. 

A área de recursos humanos interna vive a cultura organizacional da empresa e compreende profundamente as necessidades e objetivos de negócio. Mas, também, é possível contar com consultorias externas para realização do trabalho. 

Para montar uma estrutura de gestão de recursos humanos, é necessário considerar cinco passos:

  1. Planejamento estratégico do negócio: a ser definido junto ao corpo diretivo e demais C-levels dentro da empresa, considerando o passado, presente e o que se espera para o futuro da organização;
  2. Contratação de profissionais: de diferentes níveis, como auxiliares, assistentes e analistas, além de gestores para estruturar processos e acompanhar os liderados;
  3. Elaboração de processos: nada acontece sem processos definidos e seguidos à risca, mas que permitem aprimoramento a partir dos resultados mensurados e apresentados;
  4. Adoção de ferramentas tecnológicas: sempre, em qualquer ambiente de trabalho, existem ferramentas que podem simplificar processos manuais e liberar tempo dos colaboradores para pensar estrategicamente;
  5. Investimento em desenvolvimento constante: assim como os dados mostram a eficiência das ações dentro do RH, o treinamento e educação continuada dos profissionais permite a atualização e adoção de novas estratégicas de acordo com as melhores práticas do mercado. 

Os 7 pilares da gestão de pessoas

Ainda, segundo Chiavenato, ao mesmo tempo em que as pessoas são parte essencial para o sucesso dos negócios, as empresas são o meio em que as pessoas se desenvolvem e podem, então, cumprir os próprios objetivos. 

É um ecossistema que se retroalimenta: pessoas satisfeitas trabalham melhor em ambientes de trabalho que proporcionam melhores condições de desenvolvimento humano. 

Podemos considerar 7 pilares que direcionam a gestão de pessoas de maneira estratégica, impactando no sucesso da organização e na manutenção das boas relações. 

  1. Engajamento: das pessoas com a empresa e com as atividades realizadas;
  2. Comunicação: clara, objetiva e transparente. A empresa deve entender a melhor maneira de comunicar, através dos canais adequados, o que se espera dos funcionários e o que está acontecendo no cenário interno;
  3. Desenvolvimento: não apenas para suprir necessidades internas, mas para que as pessoas possam crescer dentro do ambiente de trabalho;
  4. Atração e retenção de talentos: alinhados com os objetivos da empresa e dentro do que se espera para cada posição aberta, em conformidade com as lideranças;
  5. Trabalho em equipe: incentivado dentro de cada área e, também, entre áreas distintas, diminuindo a competitividade e aumentando o sentimento de “vestir a camisa”;
  6. Capacitação de líderes: que são os porta-vozes da empresa, conectando as áreas de gestão aos colaboradores. Líderes com pouco desenvolvimento podem resultar em aumento das taxas de turnover;
  7. Retorno sobre performance: por fim, mas não menos importante, acompanhar o resultado dos profissionais e das áreas para retribuir com ações que auxiliem no aprimoramento do desempenho. 

Funcionários felizes e satisfeitos impactam no sucesso dos negócios. E a gestão de benefícios pode ser um grande aliado para o RH estratégico na manutenção dos talentos da empresa.

Gestão de benefícios como estratégia de recursos humanos

Falamos em desenvolvimento, motivação e engajamento dos colaboradores como parte do RH estratégico. Mas você sabe como a gestão de benefícios pode impactar nessa área?

Há muito tempo, a remuneração financeira pura e simples deixou de ser o ponto principal de escolha entre uma empresa ou outra, por parte do funcionário. O investimento em benefícios cada vez mais ganha espaço como diferencial competitivo dentro das organizações. 

Nas atribuições do RH estratégico, uma gestão de benefícios eficiente representa a compreensão da área quanto às necessidades dos funcionários, alinhando a previsão orçamentária com ferramentas para desenvolvimento. 

Ter pessoas certas no lugar certo, com os incentivos adequados, garante que sua empresa conte com um time motivado, engajado e de alta performance. O RH estratégico é um dos passos para conquistar os resultados desejados e se destacar no mercado.

Quer saber como implementar uma gestão de benefícios eficiente na empresa em que você trabalha? Confira os materiais específicos que desenvolvemos: 

Dúvidas frequentes:

Quais são as principais características de um RH estratégico?

Um RH estratégico está focado no desenvolvimento de talentos e gestão da organização, pensando no sucesso dos negócios. Esse modelo de administração atua de maneira consultiva e menos operacional, contando com parceiros e tecnologias para desenvolvimento das tarefas burocráticas.

Quais os pilares principais de um RH estratégico?

Os principais pilares do RH que atua de maneira estratégica são: coleta e análise de dados, comunicação assertiva e objetiva, investimento em inovações e tecnologia, e visão estratégica do negócio.

Qual é a diferença do RH tradicional e RH estratégico?

A principal diferença entre o RH estratégico e o tradicional é que o modelo tradicional atua mais operacionalmente do que com estratégia, investindo tempo e recursos na execução de tarefas burocráticas e administrativas do setor.

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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