Novos hábitos para cultivar e melhorar a sua qualidade de vida em 2022

January 11, 2022
Recursos Humanos

Que tal começar o ano com novos hábitos? Não é preciso criar promessas mirabolantes e extremamente ousadas para ter sucesso em 2022. Identificar e abandonar velhos hábitos ruins que sabotam a nossa vida e adotar práticas mais saudáveis para o dia a dia nos ajudam a ter uma vida mais equilibrada e feliz. 

Pensando nisso, confira a seleção de itens que separamos para estimular você a adotar novos hábitos e melhorar a sua qualidade de vida, seja com alimentação, organização dentro de casa ou trabalho, finanças e saúde mental. 

1. Valorize seu tempo

Tempo é vida. Por isso, use-o em seu favor para desfrutar com tudo que lhe dá prazer e satisfação. Se os compromissos do trabalho, novos aprendizados e afazeres domésticos vêm se acumulando em sua rotina diária, está na hora de investir na gestão de tempo para evitar a sensação de sobrecarga. Para isso, existem algumas técnicas, como agendar tarefas diárias, cumprir uma obrigação por vez, fazer pausas recorrentes e reduzir distrações. Saber onde se encontra cada coisa e o que precisamos fazer também evita alto nível de estresse, confusão, sensação de fracasso, atrasos e, principalmente, perda de tempo. 

2. Use seu dinheiro com o que importa e evite dívidas

Privilegiar os gastos necessários, como alimentação, moradia e vestuário, em detrimento aos supérfluos é uma boa maneira de melhorar a sua vida financeira em 2022. Além disso, evite contratar novas dívidas e crie reservas de emergência, seja poupando ou fazendo algum investimento financeiro. Vale ressaltar que deixar o dinheiro parado na conta é sinônimo de perda em um país com inflação de dois dígitos.

Lembre-se: uma boa saúde financeira depende de planejamento e bons hábitos de consumo. 

3. Melhore a sua saúde física

Muitas vezes ficamos tão ocupados durante o dia que não pensamos em para suprir as necessidades do nosso corpo, como beber água suficiente ou comer alimentos saudáveis. Lute contra os efeitos de um estilo de vida sedentário, cultivando novos hábitos. Como frutas ou vegetais crus em todas as refeições, evite ficar sentado por longos períodos e leve sempre uma pequena bolsa com algum lanche saudável em todos os lugares que você for. Além disso, é imprescindível praticar exercícios físicos regularmente e dormir bem.

4. Melhore a sua saúde mental

Mais da metade dos brasileiros estão sofrendo com algum declínio na saúde emocional. Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos, o Brasil está entre os cinco países que tiveram a queda mais acentuada no bem-estar da população desde o início da pandemia. O acúmulo de trabalho no home office, o isolamento social e o desequilíbrio emocional provocado pela pandemia, que já fez centenas de milhares de vítimas no Brasil e milhões no mundo inteiro, desestabilizaram o equilíbrio emocional de muita gente e provocaram uma piora na saúde mental. 

Para restabelecer a saúde mental, existem alguns hábitos simples: 

  1. Supere a exaustão mental descansando, saindo da rotina e tendo uma atitude em relação às obrigações diárias. 
  2. Se você tem poucos dias de folga, evite viagens longas e cansativas, fuja de congestionamentos e, principalmente, de aglomerações. 
  3. Coloque o sono em dia, se dê o direito de não fazer nada, faça atividades gratificantes, passeie ao ar livre, leia um livro e não abuse das redes sociais. 

5. Adote um novo hobby 

Hobby é aquela atividade à qual nos dedicamos por puro prazer. Ocupa o nosso tempo livre, de forma a distrair nossos pensamentos das obrigações diárias. Relaxante e estimulante, o hobby também é visto como um desafio pessoal. Pode soar algo frívolo, mas a prática estimula novos desafios e experiências, permite que você explore novos talentos, melhora o humor, incentiva novas conexões sociais, entre muitos outros benefícios. Ao procurar pelo hobby ideal para seu perfil e estilo de vida, pondere, por exemplo:

  1. O que você gostava de fazer na infância?
  2. Quais habilidades gostaria de desenvolver?
  3. Existe alguma profissão à qual você teria se dedicado, se não tivesse empecilhos?

Não esqueça de avaliar quanto tempo dispõe para seus momentos de lazer e o quanto está disposto a investir na atividade. Se você ainda não encontrou um passatempo, existem algumas opções, como cozinhar, fazer aulas de teatro, cuidar de plantas e fotografar. 

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form