Vale a pena ter o setor de RH terceirizado? Descubra agora!

November 17, 2021
Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos é crucial para o sucesso de uma empresa, entretanto são muitas as atividades que devem ser controladas por essa equipe, o que, muitas vezes, pode dificultar o trabalho. Uma alternativa é o RH terceirizado, que permite que alguns processos sejam controlados de forma externa.

Essa é uma negociação que precisa ser muito analisada antes de acontecer, considerando todos os benefícios que a parceria pode oferecer. É importante entender que o investimento nessa estratégia pode trazer autonomia para os profissionais de RH, dando espaço para que eles priorizem os processos mais importantes.

Neste artigo, vamos entender como funciona a terceirização de RH e as áreas mais procuradas. Além disso, mostraremos as principais vantagens que isso traz e como escolher uma empresa parceira. Confira!

Entenda como funciona a terceirização de RH

A terceirização de RH pode funcionar de diferentes maneiras, sendo que a mais comum é quando a organização terceiriza determinada área ou serviço, contratando uma empresa especializada nesse setor.

A opção de terceirizar o RH é ideal para as organizações que precisam reduzir custos e aproveitar o espaço físico do negócio, além de dar autonomia para os profissionais da área. Desse modo, os processos burocráticos passam a ser agilizados, o que é uma vantagem competitiva para a empresa.

Ao contar com uma agência terceirizada que oferece serviços altamente especializados, a organização ganha mais qualidade nos processos e soluções tecnológicas para aprimorar suas atividades. Esses custos devem ser colocados na balança, avaliando se o investimento trará os resultados esperados.

Por todas essas vantagens, o RH terceirizado está em crescimento no mercado, tornando-se uma tendência para os próximos anos. As empresas aproveitam a oportunidade de qualificar processos importantes e direcionar seus profissionais para outras atividades, reduzindo a carga de trabalho da equipe interna.

Conheça as áreas mais procuradas para a terceirização

A terceirização do RH não precisa ser completa, podendo ser responsável por alguns processos e áreas específicos, que facilitarão o trabalho da equipe interna nesse setor. Vamos ver quais atividades costumam ser mais terceirizadas!

Folha de pagamento

Esse é um processo crucial e que toma grande parte do tempo de uma equipe de RH. Ao terceirizar essa atividade, a organização diminui a probabilidade de erros, garantindo mais segurança. Além disso, otimiza os pagamentos, diminui o fluxo de trabalho e possibilita que os profissionais se dediquem a outros serviços.

Gestão de benefícios

A gestão do pacote de benefícios — que inclui plano de saúde, vale-alimentação, entre outros — requer tempo e conhecimento sobre a legislação. A terceirização abre espaço para que uma empresa especializada se dedique a esses assuntos, trazendo mais qualidade ao serviço e aumentando a satisfação dos colaboradores.

Controle de ponto

Esse processo é bastante importante e demanda a utilização de equipamentos específicos. Uma opção é fechar parcerias com a empresa que disponibiliza aparelho de registro, passando a responsabilidade de controle e monitoramento para ela.

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção é outra etapa que costuma ser terceirizada. Isso ocorre na seleção de currículos em um site especializado ou quando a contratação é feita com o auxílio de consultorias especializadas, por exemplo. Entretanto, é fundamental que a empresa defina as competências e os perfis esperados para cada cargo, a fim de trazer qualidade ao processo.

Confira as vantagens do RH terceirizado

Quando feita de forma eficiente, a terceirização traz algumas vantagens para a empresa. Vamos conhecer as principais!

Redução de riscos

Uma das vantagens do RH terceirizado é diminuir os erros nas questões trabalhistas e de gerenciamento de pessoal, além de manter o foco em suas obrigações principais. Com isso, a produtividade aumenta e os prejuízos ocasionados pelos riscos da atividade são minimizados.

Otimização do tempo

Ao terceirizar determinadas etapas do RH, a organização ganha uma otimização do tempo, visto que os colaboradores deixam de ser responsáveis por aquela tarefa. Desse modo, forma-se uma segmentação adequada de cada área e os procedimentos se tornam mais profissionais.

Aumento da eficiência

Os processos da área de Recursos Humanos são bastante variados e demandam tempo para a realização. Quando todas as atividades são controladas internamente, é possível que haja demora em determinadas etapas e, consequentemente, aumento nos erros.

Ao terceirizar alguns processos, a eficiência aumenta, pois eles serão controlados com mais agilidade e a pressão dos profissionais tende a diminuir. Sendo assim, as atividades terão um ganho de qualidade, otimizando todo o setor.

Profissionais qualificados

Ao contar com um serviço terceirizado, você terá profissionais qualificados e com experiência na área à sua disposição. Eles estarão atualizados com as melhores práticas do setor, o que ajuda a otimizar as atividades realizadas.

Diminuição dos custos

A terceirização costuma ser muito econômica quando comparada à manutenção de uma equipe completa de RH. Ao contratar um serviço terceirizado, é mais fácil fixar melhor seus custos com o setor, já sabendo que a agência contratada pode usar o orçamento disponível com maior eficiência.

Saiba como avaliar a escolha para terceirização do RH

Para que essa parceria traga os melhores resultados, é imprescindível avaliar a qualidade do serviço que será contratado. A escolha da agência terceirizada deve considerar o seu histórico e os clientes já estabelecidos, fazendo-se uma pesquisa prévia. O valor cobrado varia conforme o tipo de serviço prestado e o prazo de duração do contrato.

A Caju Benefícios é uma solução interessante para gerenciar o pacote de benefícios da sua empresa. A plataforma se responsabiliza por esse processo, trazendo agilidade e aumentando a motivação dos colaboradores. Desse modo, a organização não precisa se preocupar com questões burocráticas, economizando o tempo de seus profissionais e permitindo que eles foquem seus esforços em outras áreas.

Neste artigo, trouxemos algumas informações sobre as vantagens que um setor de RH terceirizado pode oferecer. A contratação desse tipo de serviço deve analisar aspectos como o orçamento da empresa, a necessidade de dividir as tarefas e a qualidade que a terceirização pode trazer ao negócio. Lembre-se de que o trabalho, mesmo quando feito por uma agência externa, deve ser sempre monitorado, verificando o desempenho e os resultados oferecidos.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Aproveite para entrar em contato conosco e veja como a Caju Benefícios pode auxiliar o seu negócio!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form