Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Short friday: o que é, como funciona e como implementar o benefício

A short friday é um benefício que pode trazer engajamento, motivação e retenção de talentos para as empresas. Saiba tudo no artigo!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

Short friday é um benefício que consiste em oferecer aos funcionários de uma empresa a possibilidade de sair mais cedo às sextas-feiras. O objetivo é promover um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que torna os colaboradores mais engajados e motivados e contribui para a retenção de talentos.

A qualidade de vida dos colaboradores é uma preocupação que ganha cada vez mais destaque entre as empresas que desejam manter equipes produtivas e motivadas. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria Willis Towers Watson (WTW), entre 2015 e 2021 houve um aumento de 33% no interesse dos negócios em implementar ações que buscam melhorar a saúde mental e o bem-estar dos funcionários. 

Essa preocupação não é por acaso: com a chegada da pandemia, o afastamento de colaboradores por transtornos mentais e comportamentais deu um salto. Segundo a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, a alta foi de 26%, quando comparados os dados de 2020 e 2019.

Uma estratégia que contribui para melhorar a qualidade de vida das equipes é a short friday, que consiste na redução da jornada de trabalho, em geral às sextas-feiras. 

Saiba mais sobre o que é, como funciona, quais são os benefícios, como implementar a short friday no seu negócio e mais neste guia que preparamos!

O que é short friday?

Short friday é um benefício que algumas empresas dão aos seus colaboradores. O termo pode ser traduzido como sexta-feira curta e dá nome à possibilidade de encerrar o expediente mais cedo às sextas-feiras.

Nos Estados Unidos, esse tipo de benefício é conhecido como summer fridays, ou sextas-feiras de verão, pois, durante a estação, há companhias que permitem que os funcionários saiam mais cedo ou não trabalhem nesse dia. 

A ideia é que a equipe seja liberada antes do horário comum, por exemplo, depois do almoço, seja semanalmente, de 15 em 15 dias ou uma vez por mês.

Dessa maneira, os funcionários têm mais flexibilidade e tempo livre para que possam resolver questões pessoais, passar tempo com a família, fazer atividades de lazer, descansar ou o que mais for do interesse deles. 

Mas as vantagens não ficam restritas aos colaboradores. Como a adoção das short fridays é aguardada pelas equipes e gera um sentimento de gratidão nos funcionários, a empresa pode colher bons frutos, como produtividade, motivação, engajamento e redução do turnover.

Além da short friday, outro benefício que tem sido considerado entre os negócios que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores é a semana de 4 dias. Saiba mais no vídeo: 

Short friday e day off: qual a diferença?

Short friday e day off são dois termos que podem causar confusão. Por isso, é importante diferenciá-los.

Day off é um termo usado quando as empresas concedem aos funcionários uma folga remunerada. Isso pode ser feito em ocasiões especiais, como no dia do aniversário. 

A principal diferença é que a folga dura o dia todo, enquanto a short friday é uma jornada reduzida. Além disso, o day off pode ser concedido em outros dias da semana, conforme o que foi acordado com a empresa, e não somente na sexta.

Como funciona a short friday?

Não existe regra para a adoção da short friday. Cada empresa adapta o benefício conforme as suas necessidades. 

Em alguns negócios, os colaboradores são liberados depois do almoço. Em outros, trabalham até 15h ou 16h. Há ainda aqueles que preferem deixar o horário flexível no último dia da semana. O mesmo acontece com a frequência: existem empresas que adotam o benefício de forma semanal, quinzenal, mensal.

Short friday e CLT: a lei trabalhista permite o benefício?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não trata especificamente de flexibilização de horários. O que algumas empresas que adotam a short friday fazem é um acordo com os trabalhadores e o sindicato da categoria. Procure entender como isso funciona no seu setor de atuação.

No caso dos colaboradores que trabalham remotamente, a CLT não exige controle de jornada. Nesses casos, o dia mais curto pode ser concedido com facilidade, bastando remanejar as demandas.

Em algumas empresas, pode ser necessário compensar as horas não trabalhadas na sexta-feira em outros dias da semana. Porém, para obter os benefícios de que falaremos mais adiante, o ideal é que não haja necessidade de compensação.

Cada negócio pode encontrar a melhor maneira de implementar o benefício conforme o que for possível dentro da sua realidade.

Por que adotar a short friday? 7 benefícios para a empresa

A sexta-feira é um dia bastante esperado pelos colaboradores. Afinal, para muitos, representa o início dos dias de folga, seja para resolver questões da vida pessoal, se divertir ou descansar.

Mesmo em tempos de home office, muitos colaboradores ainda enfrentam dificuldade para conciliar vida pessoal e profissional ao longo da semana. Muitos afazeres do dia a dia acabam ficando acumulados para o fim de semana. Dessa forma, o tempo que deveria ser voltado para o descanso e o lazer pode ficar comprometido.

A short friday surge para resolver esse problema. Com o benefício, os funcionários têm mais algumas horas livres que podem usar conforme preferirem.

Mas as vantagens não ficam restritas aos colaboradores. Elas se estendem também aos negócios que adotam a prática. Por trazer mais bem-estar e qualidade de vida, a short friday torna-se estratégica para as empresas, impactando na produtividade, motivação e retenção dos talentos.

Entenda esses benefícios com mais detalhes:

Aumento da motivação e do engajamento

Nem sempre um bom salário é o suficiente para segurar um colaborador. Mesmo com a compensação financeira, a semana pode ser cansativa. 

Por isso, saber que na sexta-feira poderá encerrar o expediente mais cedo pode ser um fator animador, que ajuda a engajar os funcionários. Só a ideia de que, no fim da semana, haverá um tempo livre para fazer o que desejar já aumenta o engajamento e a motivação do time. 

Além disso, profissionais que têm mais qualidade de vida tendem a trabalhar mais focados. Eles também se sentem mais valorizados pela empresa, se envolvem em atividades internas e dão o melhor no dia a dia. 

Redução do absenteísmo

Muitas faltas dos colaboradores são motivadas pela necessidade de resolver questões pessoais no horário comercial, que é sempre ocupado com o trabalho.

Com a short friday, os colaboradores conseguem se organizar para fazer isso na sexta-feira e podem trabalhar focados no restante da semana. Assim, o negócio reduz o absenteísmo.

Ganho de produtividade

A necessidade de conciliar compromissos pessoais e profissionais pode levar os colaboradores a perderem o foco no trabalho.

É aí que a short friday também é útil, pois, com ela, os colaboradores sabem que terão esse tempo livre para fazer o que precisam fazer fora do expediente. Assim, trabalham mais tranquilos e focados. 

Atração e retenção de talentos

Hoje, atrair e reter talentos requer mais do que um bom salário. 

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é muito valorizado tanto pelos candidatos a vagas quanto pelos colaboradores que você já tem. É preciso mostrar que realmente se preocupa com a saúde mental e o bem-estar da equipe e oferecer um pacote de benefícios atrativo. 

Nesse sentido, a short friday pode ser um grande diferencial para você atrair e reter talentos. Por isso, se implementar esse benefício, divulgue-o sempre nas descrições das suas vagas.

Melhoria do clima organizacional

Por todas as vantagens que citamos, fica fácil concluir que a short friday tem o poder de impactar de maneira positiva no clima organizacional da empresa. 

Uma equipe de colaboradores motivados, produtivos e engajados ajuda a melhorar o clima organizacional, tornando-o mais harmonioso e agradável. 

Nos negócios que não adotam benefícios focados na saúde mental e no bem-estar, por outro lado, os colaboradores podem se sentir frustrados por não conseguirem fazer suas tarefas pessoais. E vale lembrar que somente uma pessoa estressada já pode prejudicar o clima da empresa.

Estímulo à flexibilidade

Com a short friday, a empresa mostra aos funcionários que é flexível, um dos atributos que os funcionários mais procuram em uma empresa atualmente.

Com isso, é provável que os colaboradores procurem retribuir. Quando a empresa precisar que fiquem até mais tarde, por exemplo, é mais provável que não tenham problemas em fazer isso.

Fortalecimento da marca empregadora

Marca empregadora é a imagem de uma empresa enquanto um lugar para trabalhar. Fortalecê-la é fundamental para atrair os melhores talentos, ainda mais no caso de mercados concorridos, como o de tecnologia.

Na hora de escolher um local para trabalhar, os benefícios estão entre os principais critérios considerados pelos candidatos. Nesse sentido, a short friday pode ser um ótimo diferencial, posicionando a empresa como preocupada com o bem-estar e a flexibilidade perante o mercado. Isso vai atrair mais e mais talentos para as suas vagas.

Como implementar a short friday na empresa?

Se você tem interesse em implementar a short friday na sua empresa, trazemos algumas dicas de como fazer isso.

Planeje-se

Assim como a implementação de qualquer outro benefício, a short friday requer planejamento por parte da empresa. É preciso pesquisar, entender quais são os acordos que existem, consultar o sindicato da categoria se necessário. Com isso, você evita problemas com a legislação trabalhista.

Além disso, parte do planejamento consiste em entender quantas horas de folga podem ser concedidas sem prejudicar o faturamento da empresa. Semanalmente é o ideal, mas é necessário entender se o impacto não é muito grande. Verifique as demandas e entenda se a mudança não comprometerá alguma entrega.

Defina também em que horários os colaboradores poderão sair na sexta-feira. É depois do almoço? Ou um pouco mais tarde?

Comunique sobre o benefício de maneira transparente

Definições feitas? Hora de comunicar a mudança para os colaboradores. Deixe claro tudo o que foi definido, quais os horários e a frequência da short friday. 

É interessante também deixar essa mudança clara para o mercado, nas suas job descriptions e até mesmo na imprensa, se fizer sentido, pensando em reforçar a sua marca empregadora. 

Não cancele a short friday

Uma vez que tenha instituído a short friday, evite ao máximo cancelá-la, a menos que haja necessidade extrema.

Isso pode ter, nos colaboradores, o efeito oposto, pois, com o anúncio, a equipe criou a expectativa de que teria mais tempo de descanso. Por isso, evite frustrar os funcionários.

Faça escalas

Se ficar difícil para a empresa liberar toda a equipe semanalmente, pode ser uma boa ideia alternar as folgas, dividindo o time em dois, por exemplo. Assim, cada grupo aproveita a short friday de 15 em 15 dias.

E a sua empresa, já conhecia a short friday? Inovar nos benefícios oferecidos é essencial para reter talentos. A sexta-feira curta não tem custos extras para a empresa e ainda traz resultados satisfatórios em termos de motivação, engajamento e retenção. 

Ofereça benefícios melhores com a Caju

Além da short friday, sua empresa pode inovar nos diferenciais oferecidos aos colaboradores por meio de benefícios flexíveis. São diversas categorias, como refeição, alimentação, mobilidade, cultura, saúde, educação e home office.

Quer saber mais? Visite o site da Caju e fale agora com um dos nossos especialistas!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.