Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

PPR: saiba o que é e como oferecê-lo aos colaboradores

Entenda todas as vantagens do Programa de Participação nos Resultados e saiba como incluir o PPR nos benefícios dos funcionár

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 9 minutos

Bloco com notas de dinheiro agrupadas.

O Programa de Participação nos Resultados – PPR – é um método que a empresa utiliza para pagar aos funcionários um valor extra caso eles consigam bater as metas estipuladas previamente. É uma forma interessante de manter os colaboradores mais engajados no negócio como um todo.

A disputa na hora de atrair talentos é grande, assim como também é complexo manter os colaboradores engajados. Nessa luta diária, muitas empresas olham para um algo mais além de salário e remuneração que pode ser oferecido aos colaboradores, o PPR é um deles.

Ter um pagamento extra de acordo com metas atingidas e resultados da empresa faz com que os colaboradores tenham mais foco e energia em suas entregas, sem falar que é interessante também para unir as equipes.

Quer entender exatamente como criar um bom Programa de Participação nos Resultados? A Caju Benefícios traz um panorama completo neste artigo. Siga lendo com a gente!

O que é PPR?

O PPR, ou Programa de Participação nos Resultados, é uma forma extra de remunerar estratégicamente os colaboradores da empresa de acordo com os resultados obtidos no ano pela companhia mediante o fato de os funcionários terem batido as metas previamente estipuladas.

É bastante estratégico no sentido de fazer uma integração eficiente entre renda e trabalho, além de melhorar a gestão estratégica de pessoas. Isso porque incentiva a produtividade e o engajamento de todo o time com o lucro e metas de uma companhia.

Dessa forma, o PPR pode ser usado como um programa de motivação aos colaboradores, já que a empresa divide parte dos ganhos adquiridos com os profissionais. Nesse ponto, acaba sendo uma boa opção para negócios que visam a atração e a retenção de pessoas, diminuindo as taxas de turnover.

Tem também o fato de que o PPR facilita para que os funcionários se sintam, de fato, parte do negócio e ajam de forma mais proativa, melhorando trabalho em equipe e divisão das entregas.

Moral da história? Ter PPR acaba sendo benéfico para ambos os lados — empresa e colaborador —, porque possibilita otimizar os resultados da companhia e incentivar os profissionais.

O que a lei diz a respeito do PPR?

O pagamento de PPR está de acordo com a Lei 10.101/2000, como você pode ver no trecho a seguir:

“Esta Lei regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como instrumento de integração entre o capital e o trabalho e como incentivo à produtividade. (…) A participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos, escolhidos pelas partes de comum acordo (…)”.

Dessa maneira, o valor distribuído aos trabalhadores não é de natureza salarial, o que significa que é isento de encargos trabalhistas para o empregador. Porém, para o empregado, é tributado o imposto de renda sobre a fonte n o valor bruto recebido, isso de acordo com tabela aplicável apenas para Participação nos Lucros ou Resultados.

PPR na Segurança do Trabalho

Existe um tipo de PPR específico na área de Segurança do Trabalho, mas que não tem relação com o Programa de Participação nos Resultados. O PPR – Programa de Proteção Respiratória – é um conjunto de ações voltadas para a segurança do trabalhador, com foco nas vias respiratórias.

Importante esclarecer que os dois tipos de PPR, apesar de dividirem a mesma sigla, não possuem relação nenhuma.

Como funciona o PPR?

Como você viu, o Programa de Participação nos Resultados dá uma parte do lucro da empresa aos funcionários, mas há que se respeitar algumas particularidades. Entre elas, podemos citar:

  • o PPR não pode ser uma realidade de apenas parte da organização. Por isso, ao instituí-lo, é preciso abranger todos os funcionários da empresa, independentemente do nível hierárquico, cargo ou salário, garantindo o benefício a todos, se os lucros e resultados forem atingidos;
  • a periodicidade do pagamento de PPR deve ser respeitada, com, no máximo, dois pagamentos anuais com — no mínimo — um intervalo trimestral. Não cumprir as regras da Lei 10.101 vai descaracterizar a verba, que passa ter natureza salarial, ou seja, a empresa pode acabar tendo que pagar encargos e impostos sobre o valor;
  • ao definir o pagamento de PPR, a empresa deve criar uma comissão paritária, composta por número igual de representantes(empregador e trabalhadores), também é imprescindível estabelecer um representante sindical. Vale ressaltar que, diferentemente de comissões como a CIPA, no PPR os participantes não têm estabilidade;
  • a comissão do PPR tem como parte do trabalho definir regras objetivas, buscando atender os interesses de empregadores e trabalhadores. Em geral, é preciso entender quais serão os indicadores de produtividade, qualidade e lucratividade, sejam eles de âmbito global, setorial ou individual.

Qual é a diferença entre PPR e PPL?

Enquanto PPR é definida pela participação nos resultados da firma, o PPL é participação nos lucros. Assim, se comprovado que uma empresa não teve lucro, ela deixa de ter que pagar o PPL. Já o PPR deixará de ser pago se o time não cumprir todas as metas definidas pelo programa.

Apesar de previstos em Lei, uma empresa não é obrigada a implementar PPR ou PLR, mas os programas são interessantes como forma de atrair e reter talentos, assim como para maximizar a motivação e a produtividade.

O que é melhor: PPR ou PPL?

Isso varia de acordo com o objetivo do seu negócio. O primeiro passo é avaliar se sua empresa sofre com números de absenteísmo, taxas de turnover e falta de motivação dos colaboradores — nesse caso, pode fazer mais sentido implementar o PPR.

O PPL pode ser interessante para firmas já consolidadas, cujo lucro acaba sendo algo mais recorrente. Faz sentido ter PPL em firmas cujo employer branding é consolidado, ok?

Por que as empresas oferecem PPR?

Como citamos no começo, as empresas oferecem PPR para que seus colaboradores tenham mais foco em metas e estejam engajados com os resultados do negócio como um todo.

Porém, esse não é o único motivo. Seja o PPR ou PPL, ambos os programas têm ficado mais comuns entre as empresas. Assim, esse acaba sendo um fator decisivo na hora de o funcionário escolher entre um novo emprego ou permanecer no atual.

Além disso, ter um objetivo de ganho extra faz com que os times fiquem mais unidos e com mais propósito, melhorando até mesmo o clima organizacional. Pagar PPR traz vantagens a uma empresa e é sobre isso que falamos a seguir.

Qual é a vantagem de pagar PPR aos colaboradores?

Ter um Programa de Participação nos Resultados pode ajudar a melhorar o que chamamos de employee experience, ou experiência dos colaboradores.

Além disso, outros beneficios de adotar essa estratégia são:

  • atrair novos talentos, além de reter aqueles que já foram contratados;
  • melhorar os resultados, visto que todos sabem que, cumprindo metas, serão beneficiados;
  • ter colaboradores mais satisfeitos, que ajuda a melhorar o clima organizacional e também facilita o trabalho em equipe;
  • diminuição das taxas de turnover, o que consequentemente faz com que a empresa gaste menos com desligamentos e processos seletivos — fora que não perde know-how também;
  • melhora do employer branding da companhia, seja com os colaboradores falando bem do PPR ou com a empresa mostrando seu pacote de benefícios ao trazer novas vagas.

Vale lembrar que existe, ainda, a isenção dos encargos no valor pago da PPR, desde que esteja de acordo com a CLT.

→ Leia também: O que é ESG? Entenda o conceito e importância para a sua empresa!

Como implementar o modelo de PPR numa empresa?

Para implementar o modelo de PPR na sua organização é preciso seguir alguns passos. Confira quais são.

  1. Criação da comissão paritária com colaboradores, pessoas da alta hierarquia da empresa e alguém do sindicato ao qual o negócio é filiado.
  2. Definição da remuneração que será paga e quais metas cada colaborador ou time deverá cumprir para ficar apto a receber — isso 100% aprovado entre todos os integrantes da comissão.
  3. Documentação e divulgação da política de PPR para todos da empresa.

Quando e como deve ser pago o PPR?

O pagamento de PPR pode seguir critérios de acordo com o entendimento da comissão criada. Alguns dos critérios mais comuns envolvem o pagamento feito a partir de:

  • valor fixo para todos os colaboradores, não importa o nível hierárquico;
  • valor que varia de acordo com cargos e níveis hierárquicos;
  • parcela fixa para todos os funcionários e uma segunda parcela de acordo com a posição ocupada.

Já em relação à data do pagamento, essa pode ficar a critério da comissão também. Entretanto, não é possível fazer mais de dois pagamentos ao ano, caso contrário, a empresa terá que arcar com encargos, já que o PPR deixa de ser caracterizado como tal e passa a ser compreendido como parte do holerite.

Uma dica é optar pelos pagamentos conforme a meta do ano for fechada, por exemplo, pagando em fevereiro e março os rendimentos do ano anterior.

Para os rendimentos do ano de 2023, nesse caso, o PPR provavelmente será pago no início de 2024. Mas é importante conferir com a empresa se a regra em vigor é essa.

Agora que você está por dentro de como estabelecer um Programa de Participação nos Resultados (PPR), e de como essa estratégia pode auxiliar na manutenção das equipes e motivação dos funcionários, que tal aproveitar para levar Caju para a sua empresa? 

O nosso cartão multibenefícios também auxilia empresas e gestores a elevarem os níveis de satisfação dos colaboradores.  Converse com o nosso time e entenda mais sobre a solução!

Dúvidas Frequentes:

Quem tem direito a receber PPR?

Todos os funcionários têm direito ao PPR, caso a meta geral de faturamento da empresa seja batida.

Quando o PPR é pago?

Pode ser pago em qualquer momento do ano, mas geralmente o pagamento ocorre nos primeiros meses do ano seguinte. O PPR não pode ser pago mais de duas vezes ao ano para evitar que seja configurado como parte do holerite.

Para o PPR a ser pago em 2024, será considerado o rendimento de 2023.

Quanto é o PPR de uma empresa?

Depende do valor da meta estabelecida previamente na empresa. Mas deve ser um valor integral para todos os funcionários.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.