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Tech recruiter é um profissional necessário para garantir que um negócio esteja em alinhamento com as demandas de tecnologia. Saiba mais sobre sua importância!
Tech recruiter, ou recrutador técnico, é a pessoa de recrutamento e seleção que fica exclusivamente dedicada a encontrar bons profissionais para os setores de tecnologia de uma empresa.
Toda empresa tem necessidades de usar softwares e sistemas de tecnologia que garantam competitividade diante de um mercado cada vez mais disputado. Mesmo um negócio que não seja necessariamente do setor de Tecnologia da Informação precisa de profissionais focados nas demandas tech. As organizações que não olham para isso acabam tendo dificuldade de sobreviver.
A questão é que os profissionais de tecnologia são os mais disputados do mercado e tem necessidades distintas de alguém que fica no financeiro, no administrativo ou até mesmo no marketing. Por essa razão, o processo de atração precisa ser mais específico, tornando- se um desafio ao RH. É aí que entra o tech recruiter, especialista em recrutamento tecnológico.
Sua empresa já tem um? Ou melhor, será que seu negócio realmente precisa de um tech recruiter? Tire suas dúvidas em nosso artigo!
O tech recruiter, ou recrutador de tecnologia em tradução livre, é a pessoa que vai identificar, recrutar, selecionar e trazer bons candidatos para cargos de tecnologia, colaborando com os gerentes de contratação dos mais diversos setores para definir requisitos técnicos realistas e fazer as contratações serem mais rápidas e eficientes. Este profissional ainda pode ser chamado de recrutador de TI (referência à Tecnologia da Informação).
A necessidade de um tech recruiter é mais recente, muito trazida pela transformação digital que todas as empresas têm passado. Hoje, com sistemas e ferramentas tecnológicas, é preciso que os negócios contem com time especializado de pessoas da área da tecnologia.
Assim, considerando as necessidades específicas que têm os profissionais do setor de tecnologia, o processo de atração é mais detalhado, começando já nas descrições do cargo, ou job descriptions.
Muitos tech recruiters, inclusive, fazem imersões e estudam o setor de tecnologia para ter uma atuação mais impactante na área.
Em média, um tech recruiter ganha R$ 3.891, de acordo com a plataforma Glassdoor. Pessoas com um pouco mais de experiência podem chegar a R$ 8.587 ou até ultrapassar os R$ 30.000 — nesse caso, é claro, pensando em cargos de gerência e com maior senioridade.
Também não existem muitos profissionais preparados para a área, e por isso os salários acabam ficando mais atrativos e faz sentido buscar se especializar mais no setor.
Uma vez que o tech recruiter vai um pouco além das funções de recrutador, fizemos uma lista com as atribuições mais comuns no dia a dia do profissional. Acompanhe!
Ao anunciar uma vaga, seja no site da empresa, em plataformas de recrutamento e seleção ou mesmo no LinkedIn, existem várias atribuições, certo? Por exemplo, um profissional de Marketing deve conhecer algumas plataformas de automação, dominar o uso de Excel e PowerBI, entre outros.
Para o especialista de tecnologia, essas atribuições precisam estar bem detalhadas. Um desenvolvedor front-end executa trabalhos diferentes de um desenvolvedor back-end. Ainda entra a questão de linguagens de programação que são pré-requisitos para a vaga. São funções específicas e que precisam entrar no detalhe — caso contrário, tanto as expectativas da empresa quanto da pessoa candidata à vaga serão frustradas.
O recrutamento e seleção de especialistas de tecnologia tem desafios porque essas pessoas têm expectativas distintas de um candidato de qualquer outra área, principalmente pela cultura do setor.
Muitos preferem trabalhar de maneira remota — é comum encontrar profissionais tech vivendo no Brasil e trabalhando para empresas estrangeiras, já que as linguagens de programação são universais.
Nem todo profissional de tecnologia gosta de exercer funções CLT e preferem não ter exclusividade com a empresa, optando pelo regime de PJ e ainda garantindo um contrato que não exige exclusividade. Nesses casos, o playbook de contratações de pessoas para áreas de tecnologia nem sempre vai poder ser o mesmo das demais áreas.
Por ter características tão peculiares, as campanhas para manter os profissionais de tecnologia engajados e motivados devem ser mais específicas, indo até em um nível de desafios mais complexos no dia a dia do trabalho.
Ouvir essas pessoas é um ponto essencial para entender, a partir da visão delas, o que é preciso garantir e modificar para mantê-las satisfeitas nas vagas. Faro, inclusive, que vai ajudar a recrutar novos profissionais quando necessário.
Contando que o recrutamento em tecnologia é distinto do recrutamento de qualquer outra área, não basta olhar apenas para dentro da empresa, precisamos de benchmarking externo.
Ou seja, dentro das atribuições do tech recruiter também está acompanhar o mercado fazendo benchmarkings com demais companhias e entendendo acertos e erros para o próprio negócio.
O mercado para profissionais de tecnologia está mais disputado que o normal, tornando o trabalho do tech recruiter ainda mais desafiador. Confira os principais pontos a serem superados.
As vagas em tecnologia são bem específicas — fato que já dificulta encontrar bons candidatos. Somado a isso, ainda há a concorrência com outras empresas e o fato de a vaga ser, de fato, bem atrativa para o candidato.
Dessa maneira, a função do especialista em recrutamento de tecnologia precisa dar um passo atrás, tornando o ecossistema (benefícios, salário, funções e afins) realmente interessantes.
Ter precisão na job description é um dos desafios mais urgentes do tech recruiter. Isso significa pedir por experiências e habilidades que realmente façam sentido na vaga, sem pedir muito a mais, frustrando o candidato, ou muito a menos, tornando a execução das funções do cargo um problema.
Nesse sentido, o tech recruiter precisa trabalhar lado a lado com coordenadores, gerências e colaboradores do setor, garantindo que a descrição está cumprindo, de fato, as expectativas.
Como falamos, um contrato de trabalho formal e celetista nem sempre satisfaz o especialista em tecnologia. Trabalho remoto; salário competitivo; pacote de desenvolvimento; benefícios flexíveis; não marcar ponto, mas cumprir demandas… Esses são alguns itens que podem facilitar o recrutamento e seleção na área de tecnologia.
O tech recruiter costuma ser o primeiro ponto de contato entre um candidato e a empresa. Por essa razão, a entrevista ganha um peso extra. É preciso entender sobre as especificidades da vaga, saber discutir vantagens da empresa de forma a empolgar a pessoa recrutada.
Muitas vezes, a entrevista inicial é a primeira e última chance de garantir que o candidato se interesse pela vaga. Então, vale estudar muito bem cada um dos detalhes para falar sempre com propriedade.
Colaboradores de tecnologia costumam ser movidos a desafios, por isso, ficar num mesmo desenvolvimento e em um único projeto acaba sendo maçante a essas pessoas. Trazer novos desafios que trazem amadurecimento e novas habilidades a esses colaboradores é um ponto-chave para o recrutador.
Isso mostra que o trabalho do tech recruiter não acaba quando o candidato assina o contrato, mas vai além, trabalhando no crescimento dos colaboradores.
Resumindo, entre habilidades pessoais e técnicas, é preciso:
Existem muitas pessoas de RH que se especializam em tech recruitment, ou seja, já sabem fazer recrutamento e seleção, mas aí buscam se aprimorar na área de tecnologia. Esse acaba sendo um caminho natural, devido às demandas do mercado.
Mas também existem pessoas de tecnologia, que vivenciam a dificuldade do setor e decidem trabalhar como tech recruiter. Essa acaba sendo uma mudança de carreira que dá bastante certo, visto que esses profissionais têm conhecimento natural da área.
Há ainda pessoas que não são de nenhuma dessas áreas e optam pela carreira de tech recruiter. Nesse caso, é preciso estudar tanto sobre recrutamento e seleção quanto tecnologia. De qualquer forma, dois pontos são sempre necessários:
Além de ter se movimentado muito nos últimos anos, tendo a necessidade de profissionais cada vez mais específicos, os profissionais de tecnologia são disputados no mundo inteiro. Por exemplo, considerando que linguagens de programação são universais, uma pessoa que fala inglês vai poder trabalhar em qualquer empresa do mundo. Assim, organizações brasileiras acabam competindo com empresas estrangeiras.
O setor de recrutamento e seleção de tecnologia nem sempre vai poder exigir anos de experiência para uma vaga, considerando que determinada tecnologia é bem recente.
Além dessas especificidades, entram a mão de obra ultraespecializada (que nem sempre é fácil de encontrar), as necessidades urgentes de ter colaboradores para novas vagas e o fato de que esses profissionais muitas vezes fazem parte da geração Z, ainda mais difícil de atrair. Tudo isso deve ser levado em conta pelos tech recruiters.
Podemos falar em:
Como este é um cargo ainda recente, achamos justo esclarecer alguns pontos. Veja quais são eles.
Não necessariamente eles precisam vir da tecnologia, mas é fato que devem ter afinidade com tecnologia e buscar mais conhecimento. Afinal, estamos diante de vagas bem específicas.
Também é mito. Apesar de que muitos dos atuais tech recruiters são profissionais de RH que se especializaram em tecnologia, ainda há profissionais que vieram de outras áreas ou colaboradores de TI que partiram para a área de recrutamento e seleção.
Mais um mito, porque toda empresa precisa usar tecnologias do seu segmento para garantir competitividade no mercado. Moral da história? Toda companhia vai necessitar de um time de tecnologia, que pode ser maior ou menor, dependendo da empresa.
Como você pode ver ao longo deste texto, um tech recruiter vai fazer a diferença na hora de contratar um time de colaboradores de tecnologia. Por isso, vale a pena ter um tech recruiter no seu time de recrutamento e seleção ou colaborar com o suporte de um.
Multibenefícios são importantes para qualquer profissional, incluindo aqueles de tecnologia. O melhor? Todos os benefícios cabem em um único cartão. Converse com a gente e implemente essa mudança na empresa!
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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