Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Benefícios para funcionários: veja as vantagens de oferecer e as 13 melhores opções

Você sabe quais os melhores benefícios para funcionários? Clique para conhecer os melhores e as vantagens para as empresas que disponibilizam!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 21 minutos

Se você é profissional do setor de recursos humanos, sabe que a captação e a retenção dos talentos na empresa é um grande desafio, pois requer boas doses de dedicação, planejamento e pesquisas. 

Por isso, uma das primeiras estratégias que devem ser implementadas é a adoção de um plano com os melhores benefícios para funcionários.

Um bom pacote de vantagens é capaz de motivar, engajar, elevar a qualidade de vida e auxiliar na produtividade dos colaboradores, gerando maior lucratividade e fortalecimento da marca empregadora.

Mas afinal, você sabe quais são os melhores benefícios para funcionários? 

Nesse artigo, vamos apresentar essas opções de benefícios e suas vantagens, indicando quais deles podem impactar positivamente a empresa e os funcionários. No final, você também verá dicas de como escolher uma boa solução para apoiar nessa entrega dos benefícios.

Boa leitura! 

Quais as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários?

No geral, o acordo básico entre colaborador e a empresa que o contrata é bem simples: em troca de suas horas trabalhadas, os funcionários recebem um salário. Mas isso não é mais o suficiente para manter os melhores talentos na empresa.

Acontece que não importa o tamanho da instituição, sempre é preciso manter-se atualizado em relação às tendências de valorização dos talentos através da entrega de benefícios corporativos. Só assim é possível colher os bons frutos do investimento.

Quando o RH decide colocar isso em prática, a tendência é que a  empresa tenha mudanças quase imediatas, pois o clima organizacional melhora consideravelmente. Além disso, é possível observar uma série de vantagens importantes:

  • aumento da motivação;
  • maior engajamento;
  • incremento na produtividade;
  • redução de faltas e absenteísmo;
  • elevação do bem-estar;
  • promoção da qualidade de vida;
  • redução de licenças médicas;
  • maior interatividade entre os profissionais;
  • retenção dos talentos mais compatíveis.

Com tantos atrativos, é natural que os times de RH pensem em criar um plano de vantagens para seus colaboradores. 

Então lembre-se: empresas com melhores benefícios conseguem sair na frente da sua concorrência tanto na contratação de novos talentos como na manutenção daqueles que já fazem parte da sua equipe.

Ao oferecer benefícios diferenciados para funcionários, você mostra que valoriza quem trabalha com você e reconhece cada um dos talentos do time. Desse modo, estimula os colaboradores, aumentando os níveis de satisfação deles com a empresa como um todo.

Os benefícios fazem diferença para os talentos escolherem onde trabalhar?

Atualmente, as empresas mais competitivas do mercado são aquelas que contam com os melhores talentos como parte do time. Na hora de realizar o processo de recrutamento e seleção, elas não buscam apenas mais um funcionário, mas o profissional certo, com fit cultural e conhecimento técnico para ocupar a vaga.

Isso significa que elas querem encontrar talentos diferenciados. O detalhe é que esses profissionais estão em busca de empresas que efetivamente os valorize, que saibam como reconhecer os bons resultados e ofereçam condições para que eles trabalhem com conforto, segurança e bem-estar.

Entendendo essa nova realidade de ambos os lados, podemos dizer que sim: o pacote de benefícios está intimamente ligado a essa condição e faz diferença na hora de avaliar as opções de emprego.

Conforme a segunda edição do estudo “Benefícios pré e pós covid-19: o que mudou? da Robert Half, 63,4% dos entrevistados revelou dar tanta importância ao pacote de benefícios quanto ao salário. 

Dessa forma, os benefícios para funcionários ajudam a melhorar o posicionamento da empresa enquanto marca empregadora e, com isso, a atrair os melhores talentos para a organização. Mas não para por aí. Também auxiliam na manutenção dos talentos que já fazem parte da empresa, reduzindo o seu índice de turnover.

As consequências são uma maior motivação do time e qualidade dos resultados gerados. A equipe se torna mais produtiva, e o ambiente de trabalho fica mais agradável.

Além disso, outros fatores que podem influenciar na hora dos profissionais aceitarem ou não uma proposta de emprego são:

  • as condições de trabalho;
  • a cultura da empresa;
  • o clima organizacional.

Quais são os tipos de benefícios para funcionários?

Com tantas possibilidades que existem hoje em dia, é importante saber também quais são as variações ou os tipos de benefícios para funcionários para que sua empresa consiga montar o melhor política de benefícios.

Alguns tipos de benefícios podem ser específicos do seu setor de atuação ou até mesmo exigidos por lei. Outros são os tipos de benefícios que você pode usar para se diferenciar e atrair candidatos qualificados para as vagas em aberto.

Aqui abaixo listamos alguns dos tipos de benefícios que se enquadram no que há de mais efetivo no mercado:

Benefícios gratuitos para funcionários

Estes são todos os benefícios que, ao serem oferecidos às equipes, não possuem nenhum custo para os profissionais e que podem melhorar a vida de seus funcionários, tanto no trabalho como na vida pessoal, todos os dias. Geralmente são aqueles exigidos por leis ou convenções coletivas.

Benefícios para motivar funcionários

Já na categoria de motivação entram aqueles benefícios relacionados com a performance e rendimento dos profissionais. São aquelas premiações por atingimento de metas ou até relacionados com datas comemorativas, como bônus de aniversário ou das festas de final de ano.

Benefícios para a saúde

Cuidar da saúde dos seus funcionários pode ajudá-los a ficar bem e a reduzir riscos de perdê-los por algum problema relacionado ao tema. Nesse caso, existem sim benefícios que podem ser oferecidos com o intuito de preservar a saúde e prevenir maiores problemas que poderiam surgir.

Benefícios relacionados ao estilo de vida

Esses benefícios visam ajudar seus funcionários a melhorar seu estilo de vida da forma que preferirem, seja permitindo que eles mudem seu modelo de trabalho para o home office, pratiquem algum esporte ou tenham mais dias de férias para curtir alguma viagem.

→ Leia também: PLR: o que é, como funciona e o que diz a legislação?

Quais os melhores benefícios para funcionários?

A lista de melhores benefícios de empresas é extensa e tende a crescer cada vez mais. Ninguém esperava fornecer o auxílio home office, por exemplo, mas foi uma decisão importante tomada no momento em que essa se tornou uma modalidade de trabalho necessária. 

Essa relação de benefícios deve ser montada de acordo com as necessidades e preferências dos colaboradores, considerando o que realmente pode fazer a diferença na vida pessoal e profissional deles. Confira algumas opções!

1. Horário flexível

Um dos benefícios mais requisitados pelos profissionais atualmente é a possibilidade do horário flexível. Se a função do profissional permitir essa liberdade, por que não concedê-la?

Nesse caso, é importante que exista um acordo firmado entre as partes e que cada um cumpra com o proposto. Dessa forma, todos saem ganhando e a empresa não precisa gastar com a contratação de novas pessoas para suprir com períodos específicos.

Se o funcionário estiver em atividade há muito tempo, conceder folgas também é uma ótima estratégia. Além do day off no dia do aniversário, que tal finais de semana prolongados para descanso? Vale o que mais agradar ao profissional e impulsionar seu comprometimento.

Outra grande medida é o incentivo à união familiar, permitindo que o funcionário compareça aos eventos escolares dos seus filhos, sem que ele seja prejudicado. Além disso, uma licença maior nos casos de nascimento ou adoção é fundamental para a qualidade de vida do colaborador e de sua família, que poderá desfrutar mais de sua presença.

2. Auxílio-creche

Fornecer o auxílio-creche é uma tática de grande sucesso nas empresas. Oferecer uma ajuda de custo para que os filhos dos funcionários sejam bem cuidados enquanto os pais estão no trabalho causa uma sensação de tranquilidade que é fundamental para o bom desempenho de suas funções.

Como não é um benefício obrigatório, o empregador tem liberdade para definir as regras e o valor do auxílio-creche, decisões importantes para não prejudicar a parte financeira do negócio.

3. Vale-cultura

Incentivar o gosto pela arte e pelo lazer fora do ambiente de trabalho é uma ótima estratégia para promover o bem-estar dos profissionais.

A empresa pode fornecer isso através do vale-cultura, um cartão pré-pago que será utilizado para a compra de ingressos em cinemas, teatros e demais atividades ligadas à cultura. Esse é um benefício que fará uma grande diferença para quem aprecia tais atividades.

4. Auxílio Home Office

O auxílio home office é um valor que a empresa disponibiliza para o funcionário para dar um suporte em suas contas básicas, como luz, internet e telefone. Por isso, os valores fornecidos mensalmente devem ser pensados para ajudar a pagar alguma dessas contas.

Essa iniciativa geralmente resulta em impactos positivos para a empresa, que pode diminuir a sua presença em ambientes físicos e ter menos gastos com aluguéis de sala ou escritórios, por exemplo.

5. Desenvolvimento contínuo

Valorizar os talentos é desejar que eles se desenvolvam intelectualmente e queiram crescer na carreira. Por esse motivo, é importante investir naqueles que gostariam de realizar mentorias ou estudos específicos, proporcionando um auxílio para reduzir as despesas e ajudar no progresso do colaborador.

Outra tática é realizar parcerias com empresas que disponibilizam cursos on-line ou treinamentos dentro das empresas e oferecê-los aos profissionais — seja sobre tecnologia, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar, planejamento, entre outros. Ou seja, é importante que a pessoa evolua e que o RH acompanhe essa evolução.

Não é fácil estabelecer quais são os melhores benefícios para os funcionários, mas as empresas reconhecidas no mercado que pensam cuidadosamente no assunto, como Netflix e Google, são as mais buscadas pelos talentos. Esses são apenas alguns dos exemplos de organizações que fazem a diferença quando o assunto é a valorização das pessoas.

6. Vale-combustível

Se um funcionário usa um veículo da empresa ou seu próprio veículo particular para ir ao trabalho ou para executar suas atividades, é possível disponibilizar a ele um cartão de benefícios com vale-combustível para usar. A grande vantagem desses cartões é que eles reduzem alguns riscos importantes.

Primeiramente, a fraude de combustível é mais difícil de ser cometida, porque seu negócio é cobrado diretamente pelo combustível comprado em um cartão. Além disso, se sua empresa decidir fornecer esse benefício a seus funcionários, você poderá acompanhar todas as transações que eles fizerem por meio de um sistema de gerenciamento on-line.

Isso torna a verificação de qualquer atividade incomum muito direta. Ainda, os cartões têm proteção adicional caso sejam roubados, e será extremamente difícil usá-los de forma fraudulenta. Segurança para sua empresa e para seus funcionários!

7. Plano odontológico

Muitos empregadores oferecem cobertura odontológica como parte dos benefícios médicos dos funcionários, mas às vezes o seguro odontológico é um benefício separado. Assim, dependendo do local de trabalho, há um pacote de benefícios completo, em que planos médicos e odontológicos são agrupados, ou duas apólices de seguro separadas para eles.

Além disso, é válido saber que os planos odontológicos geralmente cobrem exames de rotina, limpezas, raios-X e procedimentos como canais radiculares, obturações e cirurgia oral.

8. Programa de educação financeira

Um programa desse tipo pode ser um ótimo benefício, pois visa capacitar os funcionários para que eles tomem suas próprias decisões financeiras. Trata-se de disponibilizar cursos para conscientizar as pessoas sobre as opções disponíveis e as ações que podem tomar, a fim de que consigam estar em um bom cenário financeiro no futuro.

Obviamente, os programas de educação financeira oferecem também benefícios aos negócios, além do aumento de produtividade.

As empresas, hoje em dia, estão mais conscientes do perigo de os funcionários não financiarem bem ou administrarem mal seus planos de aposentadoria. Assim, estão ansiosas para se proteger contra quaisquer responsabilidades que possam encontrar com relação a isso.

9. Parcerias com farmácias

Com esse benefício, os funcionários podem fazer compras em farmácias conveniadas, tendo descontos em produtos e medicamentos.

Além disso, também há vantagens para a organização. Afinal, esse é um benefício totalmente gratuito, que não sobrecarrega a folha de pagamento e ainda disponibiliza indicadores de saúde, que ajudam a minimizar o absenteísmo e os acidentes de trabalho. Inclusive, o serviço viabiliza uma melhor relação da empresa com seus colaboradores.

10. Cobertura de saúde mental

Alguns planos de saúde para funcionários também incluem a cobertura de saúde mental e emocional. Dependendo do plano, consultas com profissionais de saúde mental, serviços de terapia comportamental e cognitiva, aconselhamento familiar e prescrição de medicamentos para transtornos mentais podem ser cobertos por esse benefício.

Há também a opção de criar um plano de descontos com plataformas que fazem esse tipo de atendimento online, como o caso da Vittude.

11. Vale-presente digital

Esse benefício nada mais é que um cartão pré-pago aceito em muitas lojas. A empresa determinará o valor que será depositado nele e o funcionário poderá usufruir como e onde desejar. Com essa opção, não é necessário ter uma grande logística para presentear um grupo de profissionais, em ações internas ou externas.

Com o vale-presente digital tudo isso se concentra em um cartão, onde é possível monitorá-lo por um aplicativo, funcionando como uma espécie de cartão de crédito. Disponibilizá-lo para seus funcionários é uma excelente estratégia para engajamento de equipes e retenção de talentos.

Por essa razão, esse tipo de ação precisa estar integrado à política de benefícios da sua organização, a fim de que isso se repita em datas determinadas por ela.

12. Auxílio-educação

Ele tem o intuito de viabilizar a capacitação dos colaboradores, motivando-os a se desenvolverem continuamente. O auxílio-educação é concedido pelas empresas que querem maximizar a performance de seus funcionários e, com isso, a performance do negócio.

Diante disso, com o investimento em estratégias de capacitação, a organização possibilita o acesso a recursos, a fim de que os colaboradores consigam obter melhores resultados. 

Dessa forma, ao obter uma sinergia maior com o trabalho e com sentimento de gratidão pelos investimentos recebidos, eles têm uma tendência de permanecer por um tempo maior na sua empresa.

13. Vale-alimentação e vale-refeição

Esses são dois dos benefícios mais comuns oferecidos pelas organizações. O vale-refeição é um benefício disponibilizado com o intuito de cobrir gastos com refeições nos intervalos do trabalho. Por mais que não seja obrigatório por lei, as empresas o utilizam como forma de estratégia para atração e retenção de talentos.

Geralmente, esse incentivo é disponibilizado em um cartão, com um crédito depositado todos os meses e pode ser utilizado em comércios conveniados, como lanchonetes, padarias, restaurantes, entre outros.

Já com o vale-alimentação, o funcionário pode realizar uma compra mensal de produtos alimentícios vendidos em açougues, supermercados e lugares credenciados. Quem gosta de fazer as suas próprias refeições, normalmente, opta por esse benefício.

→ Leia também: O que é um cartão multialimentação e como contratar um para sua empresa

Existem benefícios inovadores nas empresas?

A resposta é sim! Oferecer benefícios inovadores e criativos para os funcionários é uma forma de aumentar a satisfação e o engajamento deles com os objetivos corporativos. São eles que ajudam a atender as necessidades e desejos que seus colaboradores possuem e que muitas vezes não são totalmente atendidos com os benefícios mais tradicionais.

Nesse caso, são benefícios que vão além dos benefícios CLT, que são obrigatórios e podem ou não ser flexíveis, dependendo da realidade da empresa e do pacote que você contratou. Eles podem, inclusive, ser customizados pelo próprio colaborador, que analisa o que é mais relevante para o seu perfil no dia a dia.

Abaixo nós apresentamos algumas alternativas de benefícios inovadores e criativos para funcionários que podem ser oferecidos na sua empresa.

1. Parcerias com Academias

Manter a saúde é uma preocupação de muitas pessoas atualmente. A frase “corpo são, mente sã” é muito valorizada nas empresas de sucesso e pelos profissionais que as integram. Portanto, investir nessa modalidade é parte importante para o crescimento interno da companhia.

É interessante oferecer recursos que promovam uma vida saudável, e nesse caso a melhor opção para oferecer um dos benefícios inovadores para os funcionários é negociar um preço mais favorável para seus colaboradores frequentarem as academias.

Essa alternativa traz vantagens para os dois lados: os colaboradores se sentem mais saudáveis e dispostos, enquanto a organização conta com profissionais em bom estado de saúde e motivados para desempenhar suas funções.

Criar parcerias com redes de academias, principalmente aquelas que estão localizadas mais perto da empresa, favorece a adesão dos funcionários, que podem oferecer sugestões ao RH.

2. Convênio com estabelecimentos próximos da empresa

Outro benefício que pode ser muito valorizado é buscar convênios com estabelecimentos próximos da empresa. Isso permite que os funcionários tenham descontos em lojas, restaurantes e outros comércios que estão na região.

Essa alternativa traz comodidade e praticidade para o cotidiano, já que é possível resolver diversos assuntos sem se deslocar e perder tempo. Com os descontos, os profissionais tendem a ficar mais satisfeitos e motivados.

3. Participação nos lucros

Outro benefício interessante que pode ser disponibilizado é uma porcentagem de participação nos lucros. Essa é uma estratégia inteligente para aumentar a motivação da equipe e os resultados do negócio.

É preciso definir um período de resgate, que pode ser semestral ou anual. Desse modo, os colaboradores estarão sempre em busca de melhorar o desempenho, pois isso trará vantagens para eles no fim do período.

4. Bolsa de estudos

Diferente do benefício de desenvolvimento ou de educação financeira, que já vimos anteriormente, oferecer bolsa de estudos é outra forma de motivar a equipe. Ela pode incluir cursos de qualificação, graduação e pós-graduação, garantindo que todo colaborador possa utilizá-la, independentemente do seu nível acadêmico.

Esse é um benefício que contribui para a evolução profissional, por isso, é bastante valorizado pelos colaboradores. O estudo trará vantagens para o funcionário, que desenvolverá novas habilidades, e para a organização, que terá um colaborador em constante capacitação.

5. Sala de lazer

Muitas vezes, ao longo da jornada de trabalho, o colaborador pode se sentir exausto e sobrecarregado, não é mesmo? Ou, talvez, precise espairecer por alguns minutos antes de dar continuidade à atividade que está realizando. É aí que a sala de lazer pode entrar como outro benefício inovador para os seus colaboradores.

A ideia é que eles tenham um espaço para descansar no horário do almoço ou fazer uma pausa durante a jornada de trabalho. Só o ato de sair da própria mesa e caminhar pela empresa já pode ser um grande aliado no descanso e no relaxamento do trabalhador. 

Portanto, ao contar com áreas de lazer dentro da instituição, você minimiza o cansaço e o estresse e ajuda a melhorar a produtividade do funcionário.

6. Viagem de incentivo

Outro benefício que pode dar um gás na motivação do seu time são as viagens de incentivo. Afinal, muitas pessoas colocam viagens como um objetivo anual, guardando dinheiro para concretizá-lo.

Assim, quando a empresa ajuda os colaboradores a cumprirem suas metas pessoais, eles se sentem ainda mais motivados a cumprirem os objetivos do negócio.

Mais que isso, quando aproveitam as férias merecidas com ajuda da empresa, em cada momento eles se lembrarão de que a instituição também faz parte da história e da jornada vivida. Uma boa maneira de fazer parte da vida do colaborador, não é mesmo?

Como criar um plano de benefícios para funcionários escolhendo as melhores opções?

Como você viu, é possível oferecer diversos benefícios diferenciados à sua equipe. Com eles, os colaboradores podem usufruir de muitas atividades de lazer, cultura, esportes e relaxamento sem precisar comprometer uma parte do salário.

Agora, diante de tantas opções, você sabe o que analisar na hora de escolher esses benefícios? Veja algumas dicas importantes nesse sentido:

  • converse com seus colaboradores e entenda quais são as preferências e as necessidades de cada um;
  • apresente diversas propostas e peça à equipe para indicar as melhores, de acordo com seus interesses;
  • entenda quais são os benefícios diferenciados que cabem no orçamento da sua empresa;
  • crie uma política clara de benefícios, indicando o valor de cada um, quando são oferecidos e como podem ser usados;
  • invista em mais de um benefício, diversificando a oferta para os seus colaboradores;
  • dê preferência em escolher um cartão multibenefícios para os seus colaboradores, para que eles possam usar diversos benefícios conforme suas necessidades e preferências. Quer conhecer melhor o cartão multibenefícios da Caju, assista ao vídeo abaixo:

Quais os meios para oferecer os benefícios para funcionários?

Não é uma tarefa fácil disponibilizar um plano adequado de benefícios corporativos. Na prática, para proporcionar melhores benefícios aos seus colaboradores, é importante contar com a ajuda de plataformas especializadas. Com elas, os benefícios podem ser aplicados de acordo com o interesse do funcionário.

Entretanto, algumas empresas de benefícios se destacam no mercado em virtude da qualidade de serviços prestados, além da inovação na forma de entregar benefícios únicos para os funcionários.

Conheça agora alguns pontos que devem ser considerados na escolha de uma boa empresa e plataforma de benefícios!

Solidez no mercado

Primeiro ponto a ser analisado é sua solidez no mercado. É preciso verificar se ela é uma empresa confiável, afinal de contas, não adianta disponibilizar vários benefícios e não ter as condições de cumpri-las de forma integral.

Inclusive, é importante se certificar a respeito da autoridade que ela conquistou em seu segmento, além da aceitabilidade que ela apresenta no mercado.

Bom funcionamento da plataforma

Hoje em dia, as melhores empresas de benefícios disponibilizam a possibilidade de consultar os benefícios e seus respectivos saldos em seu site e também aplicativos.

Por essa razão é essencial que ela disponibilize uma plataforma de fácil utilização, além de uma interface responsiva, bom funcionamento e uma navegação mais simplificada.

Ampla carteira de benefícios

Outro ponto crucial é que a empresa de benefícios atenda as necessidades e também às demandas do mercado. E uma das mais eficientes formas de conseguir isso é ofertando uma quantidade grande de opções na sua carteira, a fim de que o cliente tenha a opção de escolher quais são as que atendem melhor aos anseios da sua empresa e dos funcionários.

Lembrando que os melhores benefícios para funcionários são aqueles em que eles enxergam valor e que os fazem se sentir importantes dentro e fora da empresa. Esse é o propósito de um plano de vantagens: investir no que é importante para a qualidade de vida e para o bem-estar do corpo funcional. Isso sim é fazer a diferença!

É hora de fornecer os melhores benefícios para os seus funcionários!

Juntar todas essas opções em um só lugar não é muito simples, por isso, é interessante contar com um cartão de benefícios flexível para ajudar na gestão desses recursos. Desse modo, sua organização terá mais controle sobre o processo, aumentando a satisfação dos profissionais.

Por isso, é muito importante contar com uma empresa parceira, como a Caju, para ajudar na distribuição de benefícios para funcionários. Nós oferecemos benefícios para seu negócio disponibilizar aos seus colaboradores, com uma plataforma própria e totalmente personalizada para cada um deles.

  • A Caju é uma empresa que tem custo zero para sua instituição ou para os colaboradores;
  • Além disso, você fica apenas pelo tempo que julgar a parceria interessante;
  • Nossos serviços estão 100% de acordo com a legislação brasileira.

Agora que você sabe o que são benefícios flexíveis e quais são os melhores benefícios para seus funcionários, entre já em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.