Plano de benefícios: veja o que não pode faltar na hora de montar um

October 27, 2020
Recursos Humanos

Manter uma equipe de trabalho motivada e engajada é um desafio para diversas empresas. Entretanto, isso é fundamental para melhorar a produtividade e os resultados do negócio. O estabelecimento de um plano de benefícios é uma estratégia importante para as organizações, pois oferece vantagens valorizadas pelos profissionais.

Para que esse instrumento funcione, a empresa precisa tomar algumas decisões e oferecer vantagens que estejam de acordo com as necessidades dos colaboradores. É preciso entender se serão oferecidos benefícios flexíveis, como será feita a distribuição, qual o orçamento disponível, entre outros elementos.

Neste artigo, vamos explicar o que é um plano de benefícios e a sua importância para as empresas. Além disso, mostraremos o que não pode faltar na hora de elaborar essa estratégia. Continue a leitura!

O que é um plano de benefícios e qual é sua importância?

O plano de benefícios é a gestão das vantagens oferecidas aos colaboradores de uma empresa. Ele contém não somente os aspectos obrigatórios, como o vale-transporte, mas também serviços complementares, que são diferenciais que contribuem para a valorização e a motivação dos funcionários.

A eficiência dessa estratégia é fundamental para aumentar a motivação e a produtividade dos funcionários, portanto, todo o cuidado na sua elaboração vai contribuir com o sucesso. Esse plano também potencializa a captação e a retenção de talentos, assim como o clima organizacional, melhorando a reputação da organização no mercado.

Para que isso aconteça, é fundamental escolher alternativas compatíveis com o perfil dos colaboradores, que supram as necessidades e os desejos da sua equipe. Portanto, é preciso traçar estratégias e entender os profissionais para oferecer as alternativas mais adequadas para cada um.

Além disso, é essencial comunicar aos colaboradores quais são os direitos e como o plano funciona. Isso evita que informações importantes sejam perdidas e prejudiquem algum profissional. Dessa maneira, todos saberão de que modo é possível utilizar as vantagens e reconhecerão a valorização oferecida pela empresa.

O que não pode faltar ao montar um plano de benefícios?

Algumas etapas são fundamentais para montar um plano de benefícios eficiente e que traga resultados positivos para a organização. Veja o que deve ser considerado nesse momento!

Analise o perfil da equipe

O primeiro passo para montar uma política estruturada é analisar o perfil da equipe. De nada adianta oferecer as melhores vantagens se elas não estiverem alinhadas com as necessidades e os desejos dos colaboradores. Em alguns casos, o básico pode ser mais relevante do que algo muito complexo.

Sendo assim, é primordial olhar para a equipe e buscar alternativas que estejam de acordo com seus anseios. Esse cuidado aumenta a possibilidade de satisfazer os profissionais e demonstra que a sua empresa está de fato preocupada com cada um, o que também é muito valorizado.

Avalie os custos

Outro aspecto importante é avaliar os custos envolvidos no processo. Isso não significa apenas analisar os gastos diretos, mas todos os elementos que podem impactar a empresa. O plano, quando executado corretamente, pode ser uma forma de elevar a reputação e melhorar a retenção. Do mesmo modo, a falha na execução pode prejudicar a imagem da empresa.

Portanto, é interessante avaliar qual retorno pode ser conseguido e como isso vai contribuir com a organização. Lembre-se de verificar o orçamento e o fluxo de caixa, para que não surjam problemas durante o processo. O retorno pode demorar a aparecer, por isso, é importante estar preparado até que ele venha.

Ofereça flexibilidade

Conciliar todas as necessidades e os desejos dos profissionais é uma tarefa complicada, além de se tornar algo caro para a empresa. Nesse sentido, é interessante oferecer flexibilidade para que cada profissional possa escolher as opções mais adequadas.

A escolha dos benefícios flexíveis deve seguir uma política estabelecida pela empresa, oferecendo alternativas para cada profissional. É possível, por exemplo, oferecer um cartão para que o funcionário utilize seus créditos da maneira que for do seu agrado.

Garanta os elementos básicos

As pessoas estão primeiramente preocupadas com os elementos prioritários para a vida, como segurança, saúde e sustento. Sem a solução dessas necessidades básicas, é difícil valorizar outros elementos, como cultura, lazer e educação. Por isso, é importante oferecer esses aspectos para quem necessita.

Por isso, lembre-se de oferecer os elementos básicos para que todos os profissionais tenham tranquilidade e segurança. Com os elementos como plano de saúde e vale-alimentação garantidos, os colaboradores podem escolher outras vantagens que complementarão os pacotes de benefícios.

Inclua benefícios atrativos

A empresa também precisa se preocupar em oferecer benefícios que sejam atrativos. De nada adianta disponibilizar um vale-creche para funcionários novos e sem filhos, por exemplo. É preciso encontrar alternativas que despertem o desejo dos colaboradores e sejam realmente algo motivacional.

Algumas vantagens como vale-cultura, bolsas de estudo ou vale-viagem são alternativas que chamam a atenção dos profissionais. Alguns podem ter os elementos básicos por outras fontes, como pais e cônjuges, tornando a possibilidade de contar com opções diferenciadas a melhor alternativa para eles.

Pesquise o que é oferecido pela concorrência

Outra estratégia que ajuda a melhorar esse serviço é pesquisar o que é oferecido pela concorrência. Essa atitude permite a descoberta do que está dando certo em outras organizações, facilitando algumas das decisões que precisam ser tomadas.

Ao fazer a pesquisa, você também consegue informações que serão úteis para que o plano se destaque em relação aos concorrentes. Isso não exclui a avaliação sobre a necessidade dos colaboradores, mas é algo que pode ser relevante para a captação e a retenção dos talentos.

Neste artigo, apresentamos alguns elementos que não podem faltar na hora de montar um plano de benefícios. Algumas empresas cometem erros que prejudicam essa estratégia, como não basear a escolha das vantagens na opinião dos colaboradores e não conhecer as melhores práticas do mercado.

Para evitar esse processo, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada, capaz de oferecer as melhores opções para os seus funcionários. A Caju traz flexibilidade para essa área, aumentando a agilidade e a qualidade desse serviço. Entre em contato conosco e conheça todas as nossas vantagens agora mesmo!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form