Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Guia sobre política de benefícios para empresas

Entenda qual é a importância de construir uma política de benefícios na sua empresa e aprenda o passo a passo para criá-la.

Criado em

Atualizado em

por Eduarda Ferreira

Leia em 19 minutos

Uma mulher e dois homens em pé conversam com uma mulher que está sentada junto a uma mesa, gesticulando para um computador.

O plano de benefícios é uma estratégia que pode fazer toda a diferença na atração e retenção de talentos, e no bem-estar geral dos funcionários, ao contemplar benefícios que estejam de acordo com as necessidades e preferências dos colaboradores. 

Manter uma equipe de trabalho motivada e engajada é um desafio para diversas empresas. Entretanto, isso é fundamental para melhorar a produtividade e os resultados do negócio. Pensando nisso, uma boa dica é investir em benefícios corporativos para os colaboradores, que vão muito além do vale-transporte e alimentação já conhecidos. 

Um bom plano de benefícios pode fazer toda a diferença na atração e retenção de talentos e no bem-estar dos funcionários. Mas, para que essa estratégia funcione, é necessário oferecer benefícios que estejam de acordo com as necessidades e preferências dos seus colaboradores. 

Neste artigo, vamos explicar o que é uma política de benefícios, qual a sua importância e como você pode montar um para a sua empresa. 

Boa leitura! 

O que é política de benefícios?

Política de benefícios, plano de benefícios e programa de benefícios são diferentes nomes para uma mesma coisa: um conjunto de regras em torno da concessão de benefícios corporativos para os funcionários de uma empresa. 

Essa estratégia envolve o planejamento, implementação e gestão dessas vantagens oferecidas para os colaboradores. 

A partir dessas regras ou diretrizes, a empresa pode criar um plano de benefícios fixo, no qual todos os funcionários recebem as mesmas vantagens, ou proporcionar benefícios flexíveis, que são escolhidos pelos colaboradores de acordo com suas preferências e necessidades.

Vale lembrar que alguns benefícios são obrigatórios e previstos por lei, como férias, FGTS e décimo terceiro salário. Entretanto, além deles, existem os opcionais, que podem ser incluídos no plano de acordo com a vontade da empresa, como vale-alimentação, vale-cultura, assistência médica e odontológica, bolsas de estudo, etc. 

Uma política de benefícios impacta em vários aspectos da relação entre empresa e funcionários. Vejamos os detalhes a seguir:

Qual a importância da política de benefícios?

Pode parecer clichê, mas a verdade é que uma empresa não é nada sem os seus funcionários. Mais do que isso, é importante que eles estejam felizes e satisfeitos com o seu trabalho, para que a empresa tenha um bom desempenho. 

Uma das formas de garantir o bem-estar dos colaboradores é através dos benefícios, de preferência flexíveis, para que eles tenham a liberdade de usar cada um como bem entenderem. E para que tudo ocorra da melhor forma possível, é necessário ter planejamento e organização. Por isso que uma política de benefícios é tão importante, para ajudar a fazer a gestão dessa estratégia. 

Ao determinar uma política de benefícios, a empresa fornece os meios para que os funcionários subsidiem pontos como alimentação, educação, viagens corporativas, entre outros. Com isso em mente, os funcionários passam a perceber a empresa como um local que se preocupa com o bem-estar além do trabalho, com organização e evitando ruídos de comunicação. O que ajuda, também, na retenção de talentos na empresa.

Veja como a Bionexo utilizou o Caju Benefícios para simplificar a relação com os funcionários neste estudo de caso!

Diferença entre política de benefícios e política de remuneração

Apesar de serem métodos para regulamentar a compensação dos funcionários pelo trabalho desenvolvido, ambas abordagens são diferentes.

A política de remuneração refere-se ao salário base e aos incentivos financeiros oferecidos pela empresa aos funcionários em troca do trabalho realizado, incluindo a definição de faixas salariais, critérios para aumento de salário, bônus e outros incentivos financeiros, como participação nos lucros.

Já a política de benefícios engloba um conjunto de vantagens adicionais concedidas pela empresa aos funcionários, além da remuneração base. Esses benefícios podem incluir plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, entre outros.

Quais benefícios a empresa pode oferecer?

Em primeiro lugar, quando o assunto é benefícios corporativos, é necessário lembrar que existem aqueles obrigatórios de acordo com as leis trabalhistas. 

Conforme as regras da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), os benefícios obrigatórios para todos os funcionários são: férias remuneradas, vale-transporte, 13° salário, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), licença maternidade e adicional noturno

Entretanto, existem muitos outros benefícios que são opcionais e podem fazer toda a diferença para os colaboradores, inclusive na hora de aceitar uma nova proposta de emprego. Os principais deles são: 

Os cartões multibenefícios, como o Caju, simplificam a gestão dos benefícios e contribuem para que a empresa construa uma política de benefícios assertiva. 

→ Leia também: O que é um cartão multialimentação e como contratar um para sua empresa

Como fazer uma pesquisa de satisfação de benefícios? 

Ninguém melhor para dizer quais são os benefícios ideais para os seus funcionários, se não eles mesmos. Por isso, uma dica é fazer uma consulta aos seus colaboradores sobre os benefícios corporativos e quais eles desejam ter. Entenda como montar uma pesquisa de satisfação sobre benefícios: 

Elabore um questionário

A primeira fase do processo é a elaboração de um questionário. Além de redigir as perguntas, também é necessário escolher o método de avaliação das respostas, o tratamento estatístico e a metodologia de análise dos resultados.

Existem muitas formas de elaborar as perguntas. O recomendado para uma pesquisa interna sobre benefícios são questões com poucas opções de respostas, como sim, talvez e não; ou um sistema de notas de 0 a 5 para cada pergunta feita.

Não esqueça de deixar um espaço em branco onde os colaboradores podem colocar novas sugestões de benefícios, que porventura não estejam na lista oferecida pelo questionário. 

Escolha o melhor método de avaliação

Direcione a pesquisa para um contexto futuro e aborde assuntos que sejam de interesse dos funcionários. Atente-se também para descobrir se existe alguma questão específica que precisa ser abordada de modo mais profundo. 

Tenham em mente que, ao finalizarem o questionário, os colaboradores presumirão que suas respostas serão levadas muito a sério e isso fará com que eles criem uma grande expectativa com os resultados.

Divulgue a pesquisa

Antes de dar início à pesquisa, realize uma reunião com todos os funcionários para explicar o objetivo e como funciona o questionário. Ter transparência faz com que se crie mais confiança entre os líderes e a equipe, além de motivar a participação de todos.

Comunique à equipe que o objetivo da pesquisa de satisfação sobre benefícios corporativos é analisar pontos positivos e negativos sobre o que a empresa está oferecendo atualmente e o que pode vir a oferecer no futuro. 

Analise e divulgue os resultados

Já com as respostas da pesquisa em mãos, chega o momento de analisar os resultados. Para que não seja preciso checar todas as respostas, você pode contar com a tecnologia e agilizar esse processo. Assim, é possível reunir as respostas e gerar gráficos com as respostas mais frequentes entre os funcionários.

Logo após, faça a divulgação dos resultados e enfatize os pontos positivos e negativos da pesquisa. Além disso, reforce para os colaboradores que a liderança da empresa está realizando um plano de ação para tornar realidade as sugestões deles.

Passo a passo para construir uma política de benefícios eficiente!

Como você já viu, a elaboração de uma política de benefícios para funcionários eficiente exige pesquisa, planejamento e organização. Essa é geralmente uma função do time de recursos humanos, mas que também envolve líderes e outros times. 

Nesse sentido, algumas etapas são fundamentais para montar um plano de benefícios eficiente e que traga resultados positivos para a organização. Confira abaixo cada uma delas. 

1. Analise o perfil dos colaboradores

O primeiro passo para montar uma política de benefícios estruturada é analisar o perfil dos colaboradores. De nada adianta oferecer as melhores vantagens, se elas não estiverem alinhadas com as necessidades e as preferências deles. Em alguns casos, o básico pode ser mais relevante do que algo muito complexo.

Sendo assim, é primordial olhar para a equipe e buscar alternativas que estejam de acordo com os seus desejos e anseios. Esse cuidado aumenta a possibilidade de satisfazer os profissionais e demonstra que a sua empresa está de fato preocupada com cada um deles. 

2. Avalie os custos

Outro aspecto importante é avaliar os custos envolvidos no processo. Isso não significa apenas analisar os gastos diretos, mas todos os elementos que podem impactar a empresa. 

O plano, quando executado corretamente, pode ser uma forma de elevar a reputação e melhorar a retenção. Do mesmo modo, a falha na execução pode prejudicar a imagem da empresa.

Portanto, é interessante avaliar qual retorno esperado e como isso vai contribuir com a organização. Lembre-se de verificar o orçamento e o fluxo de caixa, para que não surjam problemas durante o processo. Lembre-se: o retorno pode demorar a aparecer, por isso, é importante estar preparado até que ele venha.

3. Divulgue para toda a equipe

A divulgação do plano de benefícios não pode faltar no seu planejamento, para que todos os colaboradores estejam cientes das vantagens que eles terão acesso. Inclusive, essa divulgação deve estar nos anúncios de novas vagas na sua empresa, para assim, captar talentos mais qualificados. Afinal, é um atrativo para bons profissionais.

Muitos gestores cometem o erro de não divulgar todas as propostas da empresa. Logo, novos funcionários podem não saber dos benefícios, enquanto outros mais velhos de empresa, podem se esquecer deles. 

Nesse sentido, a divulgação facilita para que os empregados tomem conhecimento dos benefícios e comecem a utilizar com mais frequência, fazendo valer o investimento da empresa.

4. Escolha uma boa plataforma de benefícios

Importante contratar uma plataforma de benefícios, cuja solução ofereça respaldo jurídico, evitando assim riscos fiscais, previdenciários ou em relação às leis trabalhistas. Portanto, tire todas as suas dúvidas relacionadas à legislação antes da contratação.

Faça uma análise cuidadosa da plataforma que está sendo oferecida e escolha uma que seja intuitiva e descomplicada. Isso facilitará – em muito – a sua gestão diária!

A Caju traz flexibilidade para essa área, aumentando a agilidade e a qualidade desse serviço. Inclusive, pode contribuir com orientações para implementar e monitorar o seu plano da melhor forma possível, visando os resultados para sua empresa e para os colaboradores.

5. Esteja de acordo com as leis trabalhistas 

Verifique o que a convenção coletiva do trabalho da sua categoria dispõe sobre os benefícios que serão concedidos e respeite os exatos termos deste instrumento. 

Esse ponto é muito importante e, em caso de não observação, a empresa poderá enfrentar problemas não só com os profissionais, mas também com os sindicatos da categoria. Entenda quais são os benefícios que possuem natureza salarial e os impactos disso no compliance da empresa;

6. Faça mudanças, caso necessário

Antes de montar o seu plano, é recomendado fazer pesquisas e orçamentos. Contudo, apesar de toda essa preparação envolvida, pode acontecer a necessidade de fazer algumas mudanças, inclusive, após a implementação do benefício. Seguir com o seu plano equivocado pode acarretar problemas à empresa, como despesas e insatisfação da equipe.

Por isso, quando tiver o plano pronto para executar ou, até mesmo, já tenha lançado as vantagens para os colaboradores, retome as pesquisas de satisfação para entender se essa foi a melhor escolha. 

Para isso, pode ser aplicada uma pesquisa anônima, bem como conversa individual para ouvir o que a equipe mais gosta na empresa e quais as suas satisfações. Depois, analise todos os dados e aplique as correções ou ajustes o quanto antes.

7. Garanta os elementos básicos

As pessoas estão primeiramente preocupadas com os elementos prioritários para a vida, como segurança, saúde e sustento. Sem a solução dessas necessidades básicas, é difícil valorizar outros elementos, como cultura, lazer e educação corporativa. Por isso, é importante oferecer primeiro esses aspectos para quem necessita.

Lembre-se de oferecer os elementos básicos para que todos os profissionais tenham tranquilidade e segurança. Com os elementos como plano de saúde, vale-refeição e vale-alimentação garantidos, os colaboradores podem escolher outras vantagens que complementarão os pacotes de benefícios.

8. Inclua benefícios atrativos

A empresa também precisa se preocupar em oferecer benefícios que sejam atrativos. De nada adianta disponibilizar um vale-creche para funcionários novos e sem filhos, por exemplo. É preciso encontrar alternativas que despertem o desejo dos colaboradores e sejam realmente algo motivacional.

Algumas vantagens como vale-cultura, bolsas de estudo ou auxílio para viagens corporativas são alternativas que chamam a atenção dos profissionais. Alguns podem ter os elementos básicos por outras fontes, como pais e cônjuges, tornando a possibilidade de contar com opções diferenciadas a melhor alternativa para eles.

9. Monitore os resultados

Implementar o plano de benefícios é um investimento em seus colaboradores, portanto, deve gerar bons resultados. Nesse sentido, o monitoramento dos resultados é tão essencial quanto inserir e divulgar as vantagens na empresa. O RH deve acompanhar regularmente a utilização dos serviços, bem como a satisfação dos colaboradores.

Além disso, o benefício deve cumprir de fato o objetivo da empresa com um retorno. Por exemplo, se você oferece um plano de saúde, os seus colaboradores devem estar mais saudáveis e prevenidos de doenças ou se oferece um auxílio-faculdade voltado para idiomas, as pessoas devem aumentar os seus conhecimentos em outras línguas.

10. Ofereça flexibilidade

Conciliar todas as necessidades e os desejos dos profissionais é uma tarefa complicada, além de se tornar algo caro para a empresa. Nesse sentido, é interessante oferecer flexibilidade para que cada profissional possa escolher as opções mais adequadas.

A escolha dos multibenefícios deve seguir uma política estabelecida pela empresa, oferecendo alternativas para cada profissional. É possível, por exemplo, oferecer um cartão flexível para que o funcionário utilize seus créditos da maneira que for do seu agrado.

11. Pesquise o que é oferecido pela concorrência

Outra estratégia que ajuda a melhorar esse serviço é fazer benchmarking, ou seja, pesquisar o que é oferecido pela concorrência. Essa atitude permite a descoberta do que está dando certo em outras organizações, facilitando algumas das decisões que precisam ser tomadas.

Ao fazer a pesquisa, você também consegue informações que serão úteis para que o plano se destaque em relação aos concorrentes. Isso não exclui a avaliação sobre a necessidade dos colaboradores, mas é algo que pode ser relevante para a captação e a retenção dos talentos.

12. Use indicadores de desempenho

Para ter certeza de que o seu plano de benefícios está correto, é necessário mensurar as suas metas, o desempenho dos colaboradores e a política aplicada para as vantagens propostas. Nesse sentido, temos os KPIs (Key Performance Indicators) para medir esses resultados.

Faça comparações de como estava o cenário da empresa antes dos benefícios e depois de implementá-los. Crie métodos e defina os KPIs para medir esses indicadores de aumento de produtividade e engajamento, diminuição de turnover e absenteísmo, que estejam relacionados com os objetivos e metas da empresa.

Como incluir um novo benefício na empresa sem prejudicar o financeiro?

Assim que a política de benefícios da empresa estiver consolidada, é hora de pensar em como incluir os novos benefícios na empresa e administrá-los, sem trazer prejuízos para a parte financeira.  

Afinal, para investir nessas vantagens aos colaboradores, é preciso deslocar uma verba para arcar com os custos. Se na sua empresa o caixa está operando no limite das contas, pode ser que o valor dos serviços relacionados ao novo benefício seja um limitador para o processo.

Também é necessário fazer pesquisas e um bom planejamento operacional. Além de encontrar um sistema que não afete as finanças da empresa, você precisa investir em um benefício que efetivamente gere valor para os colaboradores. Por isso, é essencial entender quais são as principais necessidades deles e o que valorizam quando se fala em benefícios.

Saiba administrar a inclusão dos novos benefícios!

A seguir, entenda como planejar a gestão dos novos benefícios.

Faça um planejamento financeiro

Para incluir um novo benefício na empresa, é importante ter um planejamento financeiro, bem como o orçamento de quanto isso vai custar para a empresa. Afinal, não adianta saber o que você vai ofertar para a equipe, desenhar uma política de distribuição sem antes saber o tamanho desse investimento.

Coloque em uma planilha ou sistema todos os valores para receber e as contas a pagar ao longo do ano. Nesse passo, é fundamental ser realista com os números, pois uma conta errada pode comprometer a saúde do financeiro e o RH da empresa. Na sequência, defina o orçamento de uma meta para o benefício.

Pesquise os seus concorrentes

Lembre-se: uma equipe feliz dificilmente pede demissão. Portanto, pesquise o que a concorrência tem de diferencial focado na gestão dos benefícios e como aplicar isso na sua empresa. Se necessário, entre em contato e faça benchmarking com empresas do mesmo ramo que a sua para entender o que eles estão fazendo e pode ser aproveitado. 

Se necessário, corrija a sua política de benefícios

Na etapa de planejamento e pesquisa, pode ser necessário fazer alguns ajustes e, até mesmo correções, na política de benefícios. Por isso, é preciso prever a possibilidade de fazer mudanças nesta política — inclusive, é ideal fazer isso quantas vezes forem necessárias, em vez de insistir em uma estratégia que não dá resultados.

Como apresentar o novo benefício aos colaboradores?

Uma questão importante quando se fala em benefícios corporativos é a sua apresentação para o time. Esse é o momento de explicar como funciona o novo benefício e como ele pode ser vantajoso para os seus colaboradores. Lembre-se de que esse é um evento de celebração. Portanto, vale a pena investir em uma reunião mais informal, na qual vocês possam comemorar as novidades trazidas pela empresa.

Aproveite para explicar a eles toda a política de benefícios, deixando claras as regras de utilização. Mostre quais são as vantagens da novidade, como utilizá-la e a partir de quando ela estará disponível. Também converse sobre como acionar o novo benefício e quem são os responsáveis pelo monitoramento e para tirar dúvidas sempre que necessário.

Conheça a plataforma de benefícios da Caju!

Agora que você já sabe tudo sobre as políticas de benefícios e a importância dessas vantagens para os colaboradores, que tal conhecer a plataforma de benefícios corporativos da Caju? 

Para reduzir burocracias, otimizar processos e maximizar resultados, contar com uma plataforma de gestão de benefícios é uma ótima opção. 

Por isso, é fundamental contar com uma plataforma especializada, como a Caju! 

Oferecemos diversas vantagens para a organização, trazendo mais agilidade e simplicidade para o dia a dia dos profissionais de RH, aumentando a satisfação dos colaboradores e melhorando os resultados do negócio.

Além da plataforma de gestão de benefícios, a Caju conta com um cartão multibenefícios de bandeira VISA, com as seguintes categorias: alimentação, refeição, mobilidade, saúde, cultura, educação e home office.  Conheça melhor o cartão multibenefícios da Caju assistindo o vídeo abaixo:

Tudo em um só cartão e com custo zero para a empresa e os colaboradores! Quer saber mais sobre a Caju? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas. 

Dúvidas frequentes

O que é política de benefícios?

Política de benefícios é uma estratégia utilizada pelas empresas para fornecerem benefícios específicos aos funcionários, a partir de um sistema de organização e validação dos valores variáveis. 

Quais as vantagens de ter uma política de benefícios?

Quando se fala em benefícios corporativos, existem diversas vantagens associadas a essa prática, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Entre eles, o aumento da motivação e engajamento dos colaboradores, aumento da proposta de valor das vagas para os candidatos, atração dos melhores profissionais e melhora do clima organizacional. 

Como escrever uma política de benefícios?

A partir de uma pesquisa realizada com o público interno da empresa, considerando os seguintes pontos:

  • Elabore um questionário;
  • Escolha o melhor método de avaliação;
  • Divulgue a pesquisa;
  • Analise e divulgue os resultados.
Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Eduarda Ferreira

Marketing

Jornalista em formação, atua na produção de conteúdo da Caju. Como redatora do blog, tem o propósito de unir seus interesses por comunicação e tecnologia e educar o mercado de gestão de pessoas.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.