Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Entenda como funciona o salário sob demanda

Com o salário sob demanda, as empresas e os colaboradores ganham maior liberdade nos pagamentos. Confira!

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

O salário sob demanda acontece quando o funcionário tem a opção de receber, de maneira imediata, o salário proporcional aos dias em que trabalhou ao longo do mês.

Assim, não há a necessidade de aguardar o dia de pagamento para ter o dinheiro em mãos, permitindo mais controle sobre as próprias finanças.

Por mais que o trabalhador esteja motivado e satisfeito com o ambiente de trabalho da empresa, o dia do pagamento ainda é um dos mais esperados. Afinal, ao receber o salário e remuneração, ele é capaz de materializar o valor do próprio trabalho diário e organizar o orçamento familiar. Além disso, pode planejar os próximos passos e até investir.

O salário sob demanda possui vantagens atrativas para empresa e colaboradores, mas alguns cuidados devem ser redobrados no momento de aderir a este tipo de remuneração. Continue a leitura para entender melhor!

O que é salário sob demanda?

A maneira de remunerar funcionários está mudando junto com as relações de trabalho. Nesse contexto, surge o salário sob demanda. Essa opção de remuneração oferece aos funcionários a liberdade de escolher como desejam receber o pagamento, assegurando que haja recursos se surgir uma despesa que não estava nos planos.

Quem tem contas a pagar todos os meses sabe como é difícil adaptar as datas de vencimento à data do salário. Para simplificar a relação financeira com os colaboradores, diversas empresas fazem o adiantamento salarial. Em complemento, é possível utilizar a modalidade de salário sob demanda. 

Para entender melhor: imagine que o funcionário está no dia 15 do mês e, de repente, percebeu uma oportunidade de comprar um produto do qual está precisando. O item entra em promoção e, à vista, o desconto é enorme. Como ele faz?

Com o salário sob demanda, ele pode sacar o valor referente aos 15 dias em que já trabalhou na empresa. Desse modo, pode realizar a compra desejada sem ter que esperar até o fim do mês para receber o salário completo, ou acabar se endividando de alguma forma. 

O funcionário também pode usar o salário sob demanda para pagar contas de acordo com a data de vencimento, quitar dívidas, fazer investimentos, entre outras possibilidades. 

A remuneração acontece conforme os dias já trabalhados, mas ainda não pagos. O objetivo é oferecer mais segurança e liberdade financeira. Isso pode ajudá-los a pagar as despesas de emergência ou a quitar uma conta cujo vencimento não dá para ser alterado, por exemplo. Assim, evitam ter que recorrer a empréstimos com altos juros, que podem trazer problemas ainda maiores no futuro.

Quais são as vantagens do salário sob demanda?

Aos poucos, o salário sob demanda vem se popularizando entre as organizações, principalmente entre aquelas que perceberam a relevância de investir na qualidade de vida dos funcionários. Afinal, ele está associado ao pagamento do salário quando o trabalhador solicitar.

A seguir, confira mais vantagens proporcionadas pelo salário sob demanda e entenda por que é interessante investir nessa modalidade nas empresas.

Diminui a preocupação do funcionário com o dinheiro

Uma das maiores vantagens do salário sob demanda na gestão é diminuir o estresse do profissional em relação às finanças. Ao obter controle sobre o próprio dinheiro, ele consegue se sentir mais seguro. Com menores níveis de estresse por parte dos funcionários, o bem-estar de toda a equipe e a satisfação no local de trabalho ficam elevados.

O funcionário ganha maior controle sobre a vida financeira ao contar com a possibilidade de receber o proporcional trabalhado quando tiver necessidade. A partir do momento em que não é dependente da data do pagamento do salário, ele evita ter que arcar com multas por atraso e outras questões que podem levar ao endividamento.

Aumenta os níveis de motivação

Ao implantar medidas que auxiliem os funcionários a manter a saúde financeira em dia, a organização aumenta a motivação, a lealdade e o sentimento de satisfação dos trabalhadores por consequência.

Sem preocupações excessivas, livres de estresse e se sentindo mais motivados, o resultado será muito positivo para a empresa. Dar mais liberdade financeira é, também, viabilizar a maximização da produtividade do profissional. Investir no bem-estar e auxiliar no alívio das tensões é um modo de assegurar o bom desempenho da equipe.

O fato é que o salário sob demanda acelera o processo inovador dentro da empresa, aumentando o engajamento do funcionário com a organização. Ele se sente parte do negócio e tem mais ideias criativas. Isso influencia a criação de soluções cada vez mais inovadoras no mercado.

Ajuda na atração e retenção de talentos

Graças à enorme concorrência do mercado de trabalho, conquistar os funcionários passou a ser uma necessidade. Atualmente, a oferta de benefícios diferenciados é um fator que gera valor agregado à empresa, impactando na escolha por parte dos talentos do mercado de trabalho.

Se adotar o salário sob demanda auxilia na retenção dos talentos na empresa e na redução do turnover, o mesmo é válido para atrair novos profissionais. 

Isto é, além de beneficiar a motivação, a saúde e o engajamento do trabalhador, o salário sob demanda vem como uma excelente vantagem competitiva no mercado. Perante esses benefícios, é fácil compreender como o bem-estar financeiro tem se transformado em uma forte tendência na gestão das empresas.

Quando a organização demonstra preocupação e está aberta a oferecer soluções para os problemas pessoais do colaborador, ele passa a se sentir mais valorizado, retribuindo com maior produtividade e motivação, consequentemente.

Impacta positivamente na cultura organizacional

Em uma cultura organizacional que preza pelas boas relações com os colaboradores, o desenvolvimento individual das pessoas no âmbito profissional e, também, pessoal, são fatores relevantes. 

O objetivo de parte das empresas é proporcionar o sentimento de liberdade para que os funcionários tomem decisões no ambiente de trabalho, busquem soluções para os problemas encontrados e descubram meios de contornar os desafios. Então, por que não oferecer isso também para o controle financeiro deles?

Esse é o ponto no qual o salário sob demanda pode agregar valor à cultura organizacional da empresa, expandindo e colocando em prática uma série de valores que são importantes para os colaboradores. É uma maneira de reforçar elementos da cultura que devem ser valorizados e propagados entre todos os colaboradores, vivenciando-os e demonstrando coerência entre o que a empresa diz e o que efetivamente faz.

Pontos de atenção do salário sob demanda

Falamos das vantagens, mas também precisamos abordar as possíveis desvantagens deste modelo de remuneração. 

O primeiro ponto é o que mais chama a atenção: ao mesmo tempo em que o trabalhador ganha controle sobre as finanças e sobre o melhor momento de receber o próprio salário, aumenta a responsabilidade. 

Uma vez que o salário não é mais pago em uma parcela grande e cheia, mas em várias pequenas de acordo com a necessidade do empregado, pode existir a sensação de que o salário sob demanda é “menor” do que as modalidades mais clássicas.

Além disso, pode dificultar o planejamento e a organização financeira para realização de uma poupança. Considerando que as parcelas acontecem mais vezes em um mesmo mês, o dinheiro acaba por circular mais rápido e, a depender do quão organizada é a pessoa, mais complicado é segurar valores. 

O que diz a lei sobre o salário sob demanda?

Uma dúvida comum quando se fala em salário sob demanda é a questão da legislação. Afinal, essa modalidade de pagamento é prevista por lei?

A legislação brasileira permite o adiantamento de parte do salário do funcionário, e o salário sob demanda funciona como um adiantamento. Dessa forma, apesar de não ser previsto diretamente, ele se encaixa nessa modalidade, permitindo o uso legal desse tipo de remuneração para as empresas.

Além disso, vale ressaltar que tudo isso deve vir de um acordo muito claro entre a empresa e os colaboradores. Portanto, é necessário que você crie um documento no qual todas as regras são descritas de forma clara, mostrando quais são os processos necessários, como funcionaria no caso de férias ou 13º, entre outros elementos.

Esses combinados podem ser realizados em processos de acordos coletivos, com apoio sindical, por exemplo. 

Como calcular o salário sob demanda?

É simples: divide-se o valor recebido por mês pela quantidade de dias úteis e multiplica-se pela quantidade de dias trabalhados até o momento em que o salário adiantado for solicitado, contemplando a folha de pagamento

Apesar de que, no texto legal, não existe uma disposição específica sobre o que pode ou não ser descontado em uma modalidade de salário sob demanda, podemos fazer uma interpretação de acordo com o seguinte parágrafo do Artigo 462 da CLT:

“Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo”.

Ou seja: se o salário sob demanda pode ser entendido como um tipo de adiantamento, os valores fornecidos antecipadamente podem ser descontados de uma parcela maior, que seria paga no dia útil de acordo com a política da empresa. 

Outros tipos de remuneração

Além do salário sob demanda, podemos citar outros tipos de remuneração que fazem parte do mercado de trabalho, e são aplicadas em relações pautadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

  • Salário vigente: o valor acordado para remuneração mensal;
  • Salário mínimo: estipulado pelo Governo Federal;
  • Salário variável: muito utilizado em comércio e varejo, que contempla valores diferentes de acordo com as vendas realizadas.

Existem, também, as variações dentro do salário, que podem contemplar:

  • Adicional noturno;
  • Horas extras;
  • Percentual de insalubridade;
  • Percentual de periculosidade;
  • 13º salário;
  • Participação nos lucros (também chamado de PLR ou PPR);
  • Premiações em geral;
  • Pró-labore. 

Como implementar o salário sob demanda na empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de entender como implementar essa modalidade de pagamento de maneira segura e simples. Veja algumas dicas:

  • Crie regras claras para a solicitação do salário sob demanda;
  • Explique todo o processo aos colaboradores, mostrando as vantagens e os benefícios, mas trazendo os pontos negativos também;
  • Organize os processos do RH e do financeiro para lidar com essa nova modalidade de pagamento;
  • Conte com softwares capazes de organizar as solicitações dos colaboradores e realizar o pagamento do salário;
  • Acompanhe o funcionamento da nova política e os resultados ao longo do tempo, ajustando sempre que necessário.

O salário sob demanda pode ser vantajoso tanto para a gestão da empresa quanto para os colaboradores. Se ainda não é praticado na empresa, esta pode ser uma oportunidade para levar a ideia à gestão e entender a melhor maneira de aplicar este tipo de remuneração estratégica para os funcionários. 

Para as empresas que ainda querem ir além do salário sob demanda, uma alternativa é oferecer multibenefícios aos funcionários.

Dentro do aplicativo da Caju, por exemplo, o colaborador pode realizar compras referentes à alimentação e refeição, além de movimentar os valores dentro das categorias de saúde, cultura, mobilidade, educação e home office, permitindo até mesmo o pagamento de boletos de contas diárias, como luz e internet. 

O cartão multibenefícios da Caju pode fazer toda a diferença na gestão de recursos humanos da empresa. Com ele, os colaboradores têm mais liberdade para escolher como usar os benefícios. 

Entre em contato com a gente para entender as soluções que possuímos para o seu negócio!

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.