Hora de inovar! Entenda como funciona o salário sob demanda

June 30, 2020
Recursos Humanos

Geralmente, o dia mais aguardado do mês pelo trabalhador do Brasil é o quinto dia útil. É nesse dia que grande parte das empresas pagam os salários, permitindo que os colaboradores consigam organizar seus orçamentos. Todavia, esse costume tem mudado ao longo do tempo, e eis que surge uma nova tendência: o salário sob demanda.

Quem todo mês tem contas para pagar sabe como é difícil adaptar as datas de vencimento à data do salário. Para motivar os colaboradores, diversas empresas fazem o adiantamento salarial, porém, o salário sob demanda é bem mais vantajoso. Ele oferece aos funcionários a liberdade de escolher como desejam receber o pagamento e passa segurança a eles, se surgir uma despesa inesperada que não estava em seus planos.

Para se informar mais sobre o salário sob demanda, continue lendo este post!

O que é o salário sob demanda e como ele funciona?

Esse é um recurso em que o funcionário consegue receber de forma imediata o salário proporcional aos dias em que já trabalhou ao longo do mês. Assim, não há a necessidade de aguardar o dia de pagamento para ter o dinheiro em mãos, permitindo mais controle sobre suas finanças.

Aos poucos, vem se popularizando entre as organizações. Principalmente entre aquelas que perceberam a relevância de investir na qualidade de vida de seus funcionários. Afinal, ele está associado ao pagamento do salário quando o trabalhador solicitar.

A remuneração acontece conforme os dias já trabalhados, mas ainda não pagos. Porém, por que mudar a forma de pagar os salários dos funcionários? O objetivo é oferecer mais segurança e liberdade financeira. Isso pode ajudá-los a pagar suas despesas de emergência ou a quitar uma conta que não podem mudar o vencimento, por exemplo.. Assim, evitam ter que recorrer a empréstimos com altos juros, que podem trazer problemas ainda maiores no futuro.

Por que é interessante oferecê-lo aos seus funcionários?

A seguir, confira mais vantagens proporcionadas pelo salário sob demanda e entenda por que é interessante investir nessa modalidade nas empresas.

Diminui a preocupação que o funcionário tem com o dinheiro

Uma das maiores vantagens do salário sob demanda na gestão é diminuir o estresse do profissional em relação às finanças. Ao obter controle sob seu dinheiro, ele consegue se sentir mais seguro e tirar das costas o peso dos problemas financeiros. Ou seja, com menos estresse, o bem-estar de toda a equipe fica elevado, bem como a satisfação no local de trabalho.

Os funcionários ganham maior controle sobre sua vida financeira ao ter a opção de poder receber o proporcional trabalhado quando tiverem necessidade. A partir do momento em que não são dependentes da data do pagamento do salário, eles evitam ter que arcar com multas devido a uma conta atrasada e não precisam recorrer ao cheque especial para pagar gastos emergenciais, por exemplo.

Inclusive, o acesso instantâneo ao salário traz empoderamento ao trabalhador, que começa a ter maior controle sobre todas as áreas da sua vida. Esse sentimento de autoconfiança faz com que ele lide melhor com todas as outras situações do dia a dia e aumente a produtividade no trabalho.

Aumenta os níveis de motivação

Ao implantar medidas que auxiliem os funcionários a manter a saúde financeira tranquila, a organização aumenta a motivação, a lealdade e o sentimento de satisfação dos seus trabalhadores. Isso contribui também para a redução das ausências e faltas ocasionadas por conflitos pessoais ou por problemas de saúde motivados pelo estresse.

Um modo de reter mais talentos na empresa é também atender às necessidades dos funcionários. Afinal, se eles estão felizes e satisfeitos, têm maior propensão a permanecer na organização por um longo período.

Sem preocupações excessivas, livres de estresse e se sentindo mais motivados, o resultado será muito positivo para a empresa. Disponibilizar mais liberdade financeira é, também, viabilizar a maximização da produtividade do profissional. Investir no bem-estar e auxiliar no alívio das tensões é um modo de assegurar o bom desempenho da equipe.

O fato é que o salário sob demanda acelera o processo inovador dentro da empresa, aumentando o engajamento do funcionário com a marca. Ele se sente parte do negócio e tem mais ideias criativas. Isso influencia a criação de soluções cada vez mais inovadoras no mercado.

Ajuda na atração e retenção de talentos

Graças à enorme concorrência do mercado de trabalho, conquistar os funcionários passou a ser uma necessidade. Atualmente, a oferta de benefícios diferenciados é uma exigência competitiva, com o intuito de reter talentos e, especialmente, atrai-los.

Se adotar o salário sob demanda auxilia na retenção dos talentos na empresa e na redução do turnover, o mesmo é válido para atrair novos profissionais. O fato é que grande parte deles trocariam de empresa ou procurariam uma companhia diferente caso a nova oportunidade disponibilizasse benefícios para o seu bem-estar financeiro.

Isto é, além de beneficiar a motivação, a saúde e o engajamento do trabalhador, o salário sob demanda vem como uma excelente vantagem competitiva no mercado. Perante esses benefícios, é fácil compreender como o bem-estar financeiro tem se transformado em uma forte tendência na gestão das empresas.

Inclusive, como podemos ver ao longo do texto, o estresse com as contas é um assunto que causa impacto na rotina e na vida dos funcionários. Quando a organização demonstra preocupação e também está aberta a oferecer soluções para os problemas pessoais do colaborador, ele passa a se sentir mais valorizado, retribuindo com maior produtividade e motivação, mesmo que involuntariamente.

Como vimos, o salário sob demanda pode ser vantajoso para ambas as partes. Para te ajudar nesse processo de implantação, o cartão de benefícios da CAJU pode fazer toda a diferença. Com ele, seus colaboradores têm mais liberdade para escolher seus benefícios. Se sobrar saldo no vale-cultura, eles poderão utilizá-lo como vale-refeição, por exemplo. Assim, é possível distribuir o saldo entre as categorias de benefícios.

Viu como funciona o salário sob demanda e como ele pode ser benéfico para seu negócio? Então, não perca mais tempo e entre já em contato conosco para saber como podemos te ajudar!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form