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Cultura organizacional

Quais são e como escolher as principais fontes de recrutamento externo

Saiba mais sobre fontes de recrutamento externo para utilizar na estratégia de recrutamento e seleção da sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 10 minutos

Fontes de recrutamento externo são utilizadas por empresas para preencher as vagas disponíveis. Não são as únicas fontes de recrutamento e seleção, mas fazem parte das principais estratégias da área. 

Para entender qual é a melhor fonte de recrutamento externo, o setor de RH precisa compreender o negócio e, junto dos gestores e líderes das áreas, quais são as necessidades do setor e as exigências que a pessoa candidata deve cumprir para integrar o time. 

Em busca das melhores fontes de recrutamento externo? Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto!

O que é recrutamento externo?

Recrutamento externo é toda busca por novos colaboradores para integrar o quadro de funcionários da empresa, que acontece fora das dependências da mesma. 

O recrutamento externo pode acontecer na internet, com empresas terceirizadas e em diversos outros meios, mas contamos com alguns principais, que serão abordados no decorrer do artigo. 

Ao recorrer ao tipo de recrutamento através de fontes externas, a empresa precisa ter em mente que será um processo potencialmente mais lento, com maior investimento de recursos, tanto humanos quanto financeiros. 

E é passível de erros, também. Mesmo com o tempo de pesquisa e entrevista das pessoas, a empresa corre o risco de não ter um funcionário alinhado totalmente com os valores prezados no local de trabalho. 

Ainda, é possível que a empresa utilize a estratégia de banco de talentos para preencher as vagas internas com recrutamento externo, mas pulando algumas etapas do processo seletivo e escolhendo entre profissionais que já participaram de seleções anteriores mas não preencheram os requisitos do momento. 

Diferença entre recrutamento externo e interno

O recrutamento externo consiste em tentar preencher vagas abertas com candidatos sem nenhuma ligação com a instituição, atraídos de diferentes maneiras. É o modelo mais tradicional de seleção e aquisição de novos talentos. 

Envolve custos para o setor de RH, que precisa investir tempo e energia em busca, pesquisa, entrevista e, por fim, contratação de novos profissionais.

Enquanto isso, o recrutamento interno aproveita o capital humano que já existe na empresa, alocando funcionários de um setor para o outro. 

Ele costuma ter um custo menor que o recrutamento externo, porém restringe a relação com o mercado de trabalho e impossibilita que novos talentos ingressem na equipe, o que pode causar uma certa estagnação nos processos de inovação da empresa.

E o recrutamento misto?

Sim, existe um terceiro tipo de recrutamento que pode ser utilizado nas empresas, e se chama recrutamento em fontes mistas. 

Nesse processo, após o alinhamento de expectativas e abertura da vaga para o mercado, a empresa também abre a oportunidade nos canais de comunicação internos, permitindo que funcionários atuais possam se candidatar. 

Esse tipo de recrutamento deve ser utilizado com cautela para não gerar desconforto dentro das equipes. Os processos de recrutamento interno demandam diálogo aberto e franco entre os gestores e os funcionários atuais, que devem explicar o interesse na vaga e serem orientados quanto às consequências da seleção ou não. 

Benefícios do recrutamento externo para a empresa

Como falamos, o recrutamento externo demanda investimento de tempo e recursos financeiros, mas traz grandes vantagens para o ambiente de trabalho. Veja a seguir as principais:

Oxigenação de ideias

Ao contratar pessoas de fora da empresa, a organização possibilita que novos perfis profissionais integrem o sistema de trabalho.

Com novas pessoas, temos novas ideias e, consequentemente, a atualização constante das propostas internas e novos pontos de vista, que sempre são benéficos para a evolução da empresa.

Atração de profissionais melhor qualificados

Ainda que seja possível investir nos talentos internos para que cresçam na carreira e desenvolvam novas habilidades, existem qualificações que são indispensáveis para determinadas vagas. 

Quando a empresa opta por buscar candidatos em fontes externas de recrutamento, pode preparar uma lista de requisitos e escolher entre as pessoas que melhor se encaixam. 

Para cargos de gestão, por exemplo, que demandam experiência em liderança de equipe e outras skills com tempo de desenvolvimento, o recrutamento externo é um grande aliado para encontrar os candidatos ideias. 

Contato com o mercado de trabalho 

O recrutamento de pessoas feito externamente à empresa possibilita que a organização esteja sempre presente nas “rodas de conversa” do mercado. 

Ao permanecer em contato com o mercado de trabalho, a empresa fica por dentro das atualizações, boas práticas em recrutamento, e é vista pelas pessoas e outras empresas de interesse. 

Leia também: Consultoria de RH – Como funciona e quanto contratar

Principais fontes de recrutamento externo

Quando a empresa opta por seguir com uma estratégia de seleção através de fontes externas de recrutamento, ela conta com muitas variáveis disponíveis no mercado. 

Escolher a que faz mais sentido entre todas as opções também é uma demanda do RH estratégico, que precisa entender o cenário atual da empresa para avaliar onde deve buscar os melhores talentos. 

Existem fontes externas de recrutamento que são as mais populares e utilizadas no mercado, conforme citamos a seguir. 

Headhunters

Headhunters são “caça-talentos” que utilizam um provedor de recrutamento especializado para encontrar candidatos adequados para vagas de trabalho abertas. Headhunter também é um tipo de profissão — a pessoa que se especializa no trabalho de encontrar “talentos”.

Além de ajudar as empresas a encontrarem exatamente os candidatos mais adequados, um headhunter também melhora muito as chances de sucesso de quem está procurando um novo emprego.

Inclusive, construir um bom relacionamento com os headhunters pode trazer um grande valor tanto para as empresas quanto para os funcionários, pois esses profissionais estão sempre atualizados em relação a vagas adequadas para desenvolvimento de carreira.

Empresas de recrutamento

As empresas de recrutamento apresentam ótimos resultados na identificação de talentos porque estão focadas em entregar aos clientes os candidatos mais adequados de acordo com as necessidades apresentadas.

Devido ao conhecimento aprofundado do mercado de trabalho, as empresas de recrutamento também são úteis na hora de lidar com detalhes adicionais, como tipo de contrato, salário e o plano de benefícios que a empresa deve oferecer para se manter atrativa no mercado. 

Redes sociais

Uma pesquisa realizada em 2022 levantou que 4,7 bilhões de pessoas no mundo utilizam redes sociais, representando 59% da população mundial. 

Considerando esse cenário, faz sentido realizar campanhas para busca de talentos em sites como Instagram, Facebook e, claro, Linkedin.

Ao realizar campanhas de emprego dentro das redes sociais, é possível utilizar estratégias de mídia paga (anúncios) para melhorar o filtro e atingir os candidatos desejados, com geolocalização e configuração de preferências. 

Eventos de networking

Outra possibilidade para recrutamento externo de talentos envolve a participação em eventos de networking.

Existem eventos como feiras de oportunidades que são destinadas exclusivamente para a divulgação e preenchimento de vagas disponíveis. 

Mas em encontros de networking, como seminários e feiras em geral, as relações acontecem de maneira mais fluida, permitindo que candidatos e empresas se conheçam fora de uma situação de avaliação. 

Indicações profissionais

Por mais que a prática tenha um lado estigmatizado, a indicação de profissionais realizada por outros profissionais auxilia e muito na recolocação de pessoas, e no preenchimento de vagas específicas. 

A indicação deve sempre ser feita com responsabilidade, tanto por parte de quem indica quanto da empresa que solicita. 

Existem até mesmo programas de incentivo dentro das empresas para a indicação de profissionais, com remuneração extra e premiações

Mas, cuidado: a recomendação de profissionais por parte de pessoas do quadro interno pode resultar em problemas de imagem quando o indicado não corresponde às necessidades. É sempre importante recomendar com base em qualificações profissionais, sem envolver relacionamentos pessoais. 

Anúncios em mídia

Por mais que sejam meios menos populares atualmente, os anúncios de vagas de emprego em classificados de jornais e revistas ainda funcionam, a depender do segmento de atuação da empresa. 

Universidades e outros locais de ensino

Se engana quem atrela a divulgação de vagas de emprego em universidades apenas com o preenchimento de posições de estágio. 

O fluxo de profissionais em formação dentro dos locais de ensino permite que as empresas realizem parcerias junto com as instituições, contribuindo para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, para a imagem da empresa. 

4 etapas do recrutamento e seleção

Agora que entendemos quais são os meios para recrutamento externo, vamos aprofundar sobre o processo de recrutamento e seleção de profissionais.

1. Atração

Além da divulgação da vaga, a atração de talentos interessados em fazer parte da empresa contempla a análise de todos os benefícios que acompanham a vaga, de acordo com o perfil de candidato esperado. 

Ao comunicar a vaga nos meios de interesse, a empresa abre a possibilidade de candidatura. Mas, escolhendo os meios adequados para cada perfil, o funil de recrutamento ganha camadas que auxiliam o recrutador a escolher o candidato final. 

2. Triagem

Com as candidaturas recebidas, é iniciado o processo de triagem de currículos

Hoje em dia, existem ferramentas que facilitam essa função com o uso de inteligência artificial, baseada em características desejadas pela empresa.

Mas, nos locais em que o processo de triagem ainda acontece manualmente, vale às empresas investirem em treinamentos para que os funcionários responsáveis simplifiquem o processo e otimizem o tempo. 

3. Entrevista

Esse é o momento em que a empresa tem a chance de conhecer a pessoa candidata além do que é apresentado no currículo. 

Existem técnicas de entrevista individual, em grupo, com  dinâmicas de interação, ou à distância. Cada oportunidade demanda um tipo diferente de entrevista, a ser avaliado dentro do RH. 

4. Seleção

A última etapa do recrutamento e seleção é, de fato, a seleção do novo colaborador. 

Se as dúvidas foram sanadas no decorrer do processo, o candidato corresponde às necessidades da empresa para a vaga e a empresa contempla o que o candidato acredita ser importante em um emprego, o perfil é levado ao gestor da área, que fará a escolha final. 

Mas o processo não finaliza na seleção: uma vez que o empregado faz parte do quadro de funcionários, a empresa precisa manter o relacionamento e avaliar o desempenho a partir de indicadores de performance e feedbacks, para manter o colaborador sempre atualizado, tanto das funções quanto do que se espera da atuação. 

Com as principais fontes de recrutamento externo, as empresas podem encontrar os candidatos ideias para as oportunidades em aberto. 

Mas, entendendo as demais modalidades e fonte de recrutamento de pessoas, as organizações ganham diferencial competitivo no mercado, e possibilitam a atração e seleção dos melhores talentos. 

Aprenda mais sobre recursos humanos com a gente! No blog da Caju, preparamos muitos conteúdos ricos em informações e dados para auxiliar no seu dia a dia. Acompanhe aqui

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Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

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