Existe vale-refeição para estagiário? Leia e descubra!

June 30, 2020
Benefícios

O processo de contratação de estagiários pode trazer algumas dúvidas para as empresas, pois a legislação deles é diferente em relação à dos outros colaboradores. Nesse cenário, é comum se questionar se o estagiário tem direito ao vale-refeição.

Como o estágio é uma etapa importante da carreira profissional, a organização deve oferecer boas condições para atrair os melhores estudantes. Para isso, é interessante conhecer as obrigações jurídicas e quais benefícios podem ser concedidos.

Neste artigo, vamos explicar alguns aspectos sobre o vale-refeição para estagiário e mostrar o que a Lei do Estágio diz sobre o tema. Acompanhe a leitura!

O que é um vale-refeição?

É um benefício oferecido pelas empresas para que os colaboradores não tenham gastos com as refeições no seu cotidiano. Ele serve como uma complementação salarial.

Desse modo, o colaborador consegue se alimentar diariamente sem utilizar parte do salário com gastos de alimentação. É possível utilizá-lo em restaurantes, padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos credenciados.

O que a Lei do Estágio diz?

A empresa tem permissão para conceder alguns benefícios a quem faz estágio, mas esse não é um direito assegurado da classe, mas uma opção de cada organização.

A Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o período de estágio como uma atividade educativa escolar supervisionada, desempenhada no ambiente de trabalho. Desse modo, o objetivo é preparar os estudantes para o mercado.

Portanto, o estagiário não é um funcionário. Ele tem direito a receber uma bolsa-auxílio, que não engloba todas as obrigações que os demais colaboradores recebem, como os benefícios de alimentação, transporte e assistência médica, que são direitos garantidos pelas normas da CLT.

A empresa pode oferecer o vale-refeição para o estagiário?

Mesmo não sendo obrigatório, a empresa conta com a possibilidade de fornecer esse benefício. Destaca-se que essa é uma escolha de cada organização. É importante ressaltar que toda concessão de benefício deve constar do termo de compromisso do estágio.

Com o oferecimento do vale-refeição, a vaga se torna mais atrativa, já que esse é um benefício que não é pago em todas as empresas. Essa é uma forma de atrair os melhores talentos, aumentando a qualificação da sua equipe de estagiários.

Além disso, esse auxílio traz mais motivação para os estagiários que já estão na sua organização, facilitando a retenção de talentos.

Neste artigo, vimos que o vale-refeição para estagiário não é uma obrigação da empresa. No entanto, ele pode ser um diferencial relevante na hora de atrair novos colaboradores e motivar os que já atuam na organização.

A Caju Benefícios é uma opção interessante para quem pretende oferecer vantagens aos seus estagiários. Ela oferece um cartão de benefícios que pode ser utilizado de várias maneiras pelo colaborador. A grande vantagem está na flexibilidade do uso, já que é possível distribuir o saldo entre as categorias existentes e utilizá-lo da melhor forma.

Então, gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre a Caju Benefícios? Não perca mais tempo, acesse o nosso site e tire agora mesmo todas as suas dúvidas!

Caju Team

Caju é uma plataforma de benefícios para quem se importa com seus colaboradores!

Substitua todos seus cartões de benefícios pela Caju! Aqui você consegue comprar os benefícios do seu time de um jeito fácil e que seu time vai amar!

Artigos Relacionados

Assine nossa newsletter

Receba as novidades da Caju em primeira mão

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form