Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Cultura organizacional

Fit cultural: o que é e qual é a importância para a empresa?

Aprenda sobre o fit cultural, as possibilidades de avaliação e como utilizá-lo no recrutamento e seleção da sua empresa.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 12 minutos

Encontrar profissionais que tenham fit cultural com a empresa é um desafio para a área de recrutamento e seleção.

O principal erro ao procurar novos talentos no mercado é focar apenas na experiência  e na qualificação dos candidatos. Mesmo que o profissional seja bem-sucedido, pode não contar com a mesma visão da companhia. Neste sentido, a relação será difícil para ambos os lados.

Por isso, é importante considerar o fit cultural. Quando ele está presente, a tendência é ter colaboradores mais motivados e que ficam mais tempo na empresa. Com isso, a produtividade aumenta, bem como os resultados do negócio.

Ao final deste artigo, você entenderá o que é fit cultural, como realizar testes para medir este atributo junto aos novos talentos, e os benefícios de contratar pessoas que combinem com a empresa. 

Boa leitura! 

O que é fit cultural?

O fit cultural representa a compatibilidade entre o profissional e a empresa de interesse, resultando chance de que uma pessoa reflita as ideias do negócio, bem como as crenças, os comportamentos e as atitudes esperadas pela instituição.

Ao selecionar pessoas que compactuam com os ideais da empresa, a tendência é que esses profissionais permaneçam por mais tempo no quadro de funcionários. Mais do que isso: eles tendem a ser mais motivados para trabalhar e buscar os melhores resultados para a empresa.

Você já deve ter conhecido algum funcionários que não suportavam o ambiente de trabalho em que estava inserido. Por outro lado, há também os gestores que apenas toleram seus colaboradores, justamente porque não houve o fit cultural entre ambos.

Nos dois casos, tanto a empresa quanto os profissionais se sentem insatisfeitos com a relação, que acaba se tornando pouco produtiva e nada saudável.

A importância do fit cultural no recrutamento

Quando o fit cultural entre candidato e empresa é avaliado desde o momento da seleção, ambas as partes ganham. Seja na contratação precisa e economia de recursos, na performance do novo colaborador ou na redução de turnover.

 Desdobramos os detalhes de cada perspectiva a seguir. 

Precisão nas contratações

O fit cultural ajuda a encontrar candidatos que atendem a maioria dos requisitos da vaga. Além disso, o profissional selecionado poderá compartilhar experiências com a equipe que sejam realmente relevantes para o negócio. 

A relação entre os colaboradores de um mesmo time, ou dos vários times que compõem uma empresa, acontece de maneira fluída quando o fit cultural está presente.

Com isso, as contratações se tornam mais precisas e a empresa pode contar com equipes coesas e alinhadas aos objetivos gerais, contribuindo para que haja um clima organizacional mais saudável.

Aumento da produtividade

Quando a equipe trabalha alinhada, os processos acontecem de maneira natural. Com isso, a produtividade de todas as equipes é otimizada. 

Dessa forma, é possível montar times de alto desempenho e que entregam resultados que superam as expectativas. Como consequência, há um grande avanço em relação à concorrência. 

O crescimento é mútuo: tanto a empresa quanto os colaboradores saem ganhando quando o fit cultural acontece. 

Maior retenção de talentos

Para além do salário, candidatos buscam ambientes de trabalho saudáveis e com possibilidade de crescimento. 

Com a ajuda do fit cultural, é possível contratar profissionais que se conectam ao negócio desenvolvido, porque o candidato selecionado terá maior identificação com as práticas da organização e, por consequência, não sentirá a necessidade de buscar novos desafios.

Dessa forma, com o uso do fit cultural, é possível ter uma redução significativa na taxa de desligamentos (voluntários e involuntários), bem como nas faltas e atrasos que comprometem a produtividade das equipes.

Análise de fit cultural na seleção

Para entender se o candidato tem o perfil desejado e, por consequência, o fit cultural com a empresa, faça testes e entrevistas comportamentais.

Outras estratégias, como dinâmicas de grupo para entender como os profissionais se portam em condições específicas, também auxiliam na avaliação dessa compatibilidade.  

Confira, a seguir, exemplos de ações práticas para usar o fit cultural na seleção de candidatos.

Compartilhe as informações nas páginas de recrutamento

Na hora de anunciar novas vagas, monte uma boa descrição que vá além dos requisitos para a vaga, contando sobre a cultura da empresa, valores e objetivos. 

Além disso, deixe claro, desde o início, qual é o perfil de profissional que a empresa deseja para determinada vaga desde a divulgação da oportunidade. Compartilhe, também, depoimentos reais de profissionais, mostrando o que eles pensam sobre o ambiente de trabalho através da prova social.

Seja o mais detalhista possível

As empresas capricham nos requisitos técnicos ao publicarem as vagas de trabalho. Mas muitas delas se esquecem de descrever quais são as características comportamentais que esperam de seus profissionais (as chamadas soft skills).

Liste todas as habilidades necessárias, como, por exemplo, comunicação interpessoal e afinidade com atendimento ao público, se for o caso. Assim, o filtro fica mais específico e os interessados podem refletir sobre o real interesse em ocupar a vaga.

Faça uma boa entrevista

A entrevista é fundamental para entender se a vaga combina com o fit cultural do profissional avaliado.

Analise se a pessoa candidata conta com conhecimento suficiente para o cargo que deseja ocupar, se tem habilidade para exercer as atividades com excelência e se as atitudes comportamentais combinam com a cultura da empresa

É importante compartilhar situações reais em que o comportamento de um funcionário tecnicamente bom impactou, tanto de maneira positiva quanto negativa, no trabalho desempenhado. 

Tipos de teste de seleção para validar o fit cultural

Falamos sobre as perguntas para desenvolver um teste de avaliação de fit cultural. Agora, vamos abordar os diferentes tipos de teste de seleção. 

  • Teste comportamental: pode ser com perguntas estruturadas, como mostramos nos tópicos anteriores ou em formato de quiz, com situações contextuais e questionando sobre o comportamento do candidato frente a um desafio.
  • Dinâmica de grupo: pode ser aplicada em entrevistas presenciais e on-line,  e avalia como o candidato se comporta ao necessitar da atuação de um grupo para concluir uma tarefa. 
  • Teste técnico: apesar do nome, um teste técnico ou prova de conhecimentos também auxilia na validação do fit cultural, pois faz com que o candidato coloque à prova os conhecimentos e demonstre o valor profissional.
  • Teste de lógica: da mesma maneira que o item anterior, a aplicação de testes de lógica para novos candidatos possibilita a análise do pensamento crítico e a agilidade de resposta do mesmo. 
  • Busca por referências: assim como o candidato pode buscar por informações sobre a empresa, as empresas podem buscar por referências profissionais sobre o candidato no mercado, principalmente nas organizações anteriores que constam no currículo. Importante para analisar o perfil comportamental com os ex-colegas. 

Fit cultural: desafios geracionais

As novas gerações que estão dominando o mercado de trabalho buscam realização além do retorno financeiro em um trabalho. 

De acordo com um estudo realizado sobre a geração Z, os profissionais que fazem parte dessa parcela geracional preferem buscar crescimento profissional acima do financeiro, quando avaliam novas oportunidades de trabalho. 

Outro dado interessante: 77% das pessoas entrevistadas acredita que, atualmente, se manter realizado profissionalmente demanda maior esforço do que para as gerações anteriores. 

E, entre as expectativas quanto à busca de emprego, esses profissionais avaliam os investimentos em cuidados com a saúde (física e mental), e oportunidades de mentoria. Outros aspectos como tempo livre e possibilidade de trabalho remoto também integram a lista de interesses. 

Os profissionais também buscam:

  • Flexibilidade;
  • Inovação;
  • Tecnologia;
  • Benefícios corporativos;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Interação;
  • Crescimento pessoal.

Por isso, a empresa que está contratando precisa entender o próprio posicionamento na sociedade e, a partir disso, definir quais são os perfis mais adequados para a contratação. 

Algumas dicas de como analisar o fit cultural da organização:

  • Entenda quais são as principais características da sua empresa;
  • Defina o que se espera no futuro;
  • Identifique o que falta para atingir o patamar desejado;
  • Documente a cultura empresarial;
  • Implemente os valores e se certifique de que todos os colaboradores os entenderam.

Leia mais: Futuro do trabalho: conheça as principais tendências do mercado e como adaptá-las à sua empresa

Como saber qual é o fit cultural de um candidato com a empresa?

Existem alguns passos considerados indispensáveis para analisar o fit cultural na seleção dos candidatos. Estamos falando de:

  • Expor os valores da empresa abertamente;
  • Aplicar testes de fit cultural;
  • Abordar o tema na entrevista de emprego;
  • Trabalhar o fit cultural no onboarding.

Por exemplo: é possível realizar uma pesquisa com várias perguntas situacionais e pedir exemplos baseados em uma metodologia chamada STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultados).

O objetivo é prever como o candidato tende a se comportar no futuro dentro da empresa e investigar se ele apresenta as competências e a experiência necessárias para a vaga.

Aprenda a fazer um teste de fit cultural

Até aqui, você entendeu a importância, os benefícios e os meios para avaliação do fit cultural entre empresa e candidato. 

Agora, vamos à prática: como desenvolver um teste de fit cultural e tirar a estratégia do papel.

O que é um teste de fit cultural?

É uma das maneiras de avaliar o entrosamento entre o candidato e a empresa de interesse. 

Através de dinâmicas em grupo ou individuais, testes de aptidão, testes culturais, perguntas traçadas em entrevista, entre outros, os atributos pessoais e profissionais da pessoa que está concorrendo à vaga podem ser analisados. 

A partir da realização de um teste de fit cultural, é possível avaliar atributos profissionais como:

  • Responsabilidade – social e profissional;
  • Senso de competitividade saudável;
  • Motivação em desempenhar o trabalho;
  • Pensamento inovador;
  • Resultados alcançados anteriormente;
  • Estabilidade profissional e emocional.

Afinal, como fazer um teste de fit cultural?

Os teóricos das relações humanas trabalhistas desenvolveram um teste chamado Perfil da Cultura Organizacional. Através dele, é possível traçar a atual cultura da empresa e balizar com os valores buscados no mercado de profissionais. 

8 perguntas para avaliar o fit cultural do candidato

Para criar um teste de fit cultural, ou um roteiro de entrevista, é importante considerar algumas perguntas-chave que validarão o posicionamento do candidato frente às necessidades da empresa. São elas:

  1. Descreva o seu ambiente de trabalho ideal
  2. Quais são seus planos para os próximos 3/6/12 meses?
  3. Qual sua preferência: trabalhar sozinho ou em equipe?
  4. Como seria o seu dia de trabalho dos sonhos?
  5. Como você lida com as necessidades do trabalho que surgem de última hora?
  6. Você consegue desempenhar duas atividades sob pressão?
  7. Descreva uma situação em que você recebeu um desafio e precisou lidar. 
  8. Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Ferramentas digitais para avaliar o fit cultural

A tecnologia tem auxiliado gestores de recursos humanos e profissionais de recrutamento e seleção no momento de encontrarem novos talentos para integrar o time. 

Algumas ferramentas digitais são gratuitas e possuem acesso livre para visualização. Separamos sugestões abaixo: 

  • Página oficial de carreira das empresas;
  • Redes sociais profissionais, como o Linkedin;
  • Aplicativos de recrutamento e seleção;
  • Questionários on-line.

Como o fit cultural pode ajudar a reter os colaboradores?

Humanizar o processo de análise do fit cultural é um fator decisivo para que o candidato selecionado não desista da vaga. Isso porque a jornada do colaborador, que vai desde a seleção até a contratação, pode ser um pouco desgastante. Sendo assim, quanto mais você conseguir tornar esse processo tranquilo, maiores são as chances de sucesso na contratação.

A mensuração dos resultados de contratação e retenção, considerando a avaliação do fit cultural, auxilia para entender se existem gargalos que devem ser melhorados para otimizar o recrutamento e a seleção de talentos.

Para conseguir os melhores profissionais para a empresa, não basta contratar o mais experiente ou habilidoso. É necessário procurar quem tem características mais próximas ao esperado pela organização e, assim, garantir o melhor clima organizacional possível. 

Caso contrário, o dia a dia será desgastante para todos os envolvidos.

E para o candidato: como avaliar o fit cultural com a empresa?

Falamos sobre como a empresa pode analisar a compatibilidade entre o que a organização espera e como o funcionário pode contribuir. Mas, mudando o cenário, de qual maneira o candidato pode entender se a empresa se encaixa com os desejos e anseios profissionais dele?

Em primeiro lugar, da mesma maneira que a empresa deve entender o posicionamento institucional e os anseios para o futuro, o candidato precisa ter um nível de autoconhecimento e autoconsciência desenvolvidos. 

Saber o que deseja para o futuro, quais são os objetivos profissionais e como se enxerga nos próximos anos faz toda a diferença na hora de escolher se quer participar do processo seletivo de uma vaga específica.

Alguns pontos a avaliar a partir da posição de candidato: 

  • Avaliações sobre a empresa: procure em sites especializados em trabalho, como o Glassdoor ou até mesmo o Linkedin. Alguns colaboradores e ex-colaboradores compartilham informações sobre a empresa, salários, detalhes de entrevistas e processos seletivos. A pesquisa prévia pode poupar tempo.
  • Conversas informais com ex-colaboradores: mas é válido tomar cuidado com o viés tendencioso, ainda mais em casos de funcionários que não sairam tão bem da empresa. 
  • Conversa formal com o profissional de recrutamento e seleção: durante a entrevista, o candidato também deve fazer perguntas e entender como a empresa pode impactar na sua vida profissional. 

Quando o profissional e a empresa encaixam, a mágica acontece: as relações de trabalho ficam mais leves, práticas e a produtividade só aumenta. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conversar com nosso time e começar agora mesmo e mudar a vida dos seus colaboradores para melhor. 

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.