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Saiba tudo sobre Gestão estratégica de pessoas: o que é, indicadores, pilares e quais as ações práticas que podem ser realizadas com sucesso.
Os avanços tecnológicos dos últimos anos, que estão modificando as formas de trabalho em diferentes mercados e segmentos, têm levado as empresas a buscarem novas formas de gestão que visem melhorar o desempenho e alcançar os melhores resultados. Isso trouxe à tona uma nova necessidade: realizar a gestão estratégica de pessoas.
Se antes o desempenho financeiro ou os altos investimentos em expansão eram medidas de sucesso, hoje isso passa a depender do investimento nos funcionários já que é isso que reflete positivamente no resultado final de uma empresa.
Então entenda aqui como funciona a gestão estratégica de pessoas, sua relação com a estratégia geral de negócios, quais as ações que podem ser realizadas nessa evolução da gestão do capital humano e como isso pode contribuir para melhorar o desempenho de toda a organização.
A gestão de pessoas é uma parte da gestão de recursos humanos que engloba todos os processos de aquisição, otimização e retenção de talentos em qualquer organização. É um trabalho que envolve desde treinamentos, ações para motivar os membros da equipe para maximizar a produtividade do local de trabalho e proporcionar o crescimento profissional.
Mas afinal, o que muda quando falamos da gestão estratégica de pessoas? Não seria a mesma coisa?
Na prática, há uma diferença importante quando evoluímos para uma abordagem estratégica: ela fornece uma estrutura que liga a gestão de pessoas e as práticas de desenvolvimento com as metas e resultados de negócios, pensando a longo prazo. Isso significa que a mudança é manter a integração com a estratégia geral de negócios.
E sabe qual é o objetivo da gestão estratégica de pessoas? É criar uma estrutura planejada e coerente para que os funcionários sejam contratados, gerenciados e desenvolvidos, sempre com a intenção de apoiar os objetivos de longo prazo de uma organização.
Essa mudança ajuda a garantir que os vários aspectos da gestão de pessoas trabalhem juntos para impulsionar o comportamento e o clima organizacional positivo. Essa é a base para criar valor e atingir as metas de desempenho.
A relação com o trabalhador passou por diversas etapas ao longo dos anos. Se antes ele era um funcionário (alguém que executa determinada função), hoje é um colaborador, que soma e contribui para o sucesso do negócio. Isso mostra o quanto as empresas estão evoluindo o relacionamento com suas equipes.
Hoje chegamos ao momento da gestão estratégica de pessoas, uma maneira de alinhar as expectativas. Nesse caminho, é importante manter o funcionário engajado.
Enquanto a gestão tradicional de pessoas atendia o padrão de hierarquia vertical e as relações de poder, a gestão estratégica vê a importância de seus colaboradores encontrarem propósito no que fazem, identificando realizações pessoais nesse processo também.
Confira a seguir os 5 pilares desse método, que tem foco no relacionamento com o público interno e otimiza os resultados da empresa.
Se a ideia é que as pessoas encontrem caminhos para a realização pessoal e profissional dentro das empresas, é fundamental olhar para projetos de formação contínua.
O RH estratégico sabe que o negócio tem um perfil ideal de colaboradores e que, para reter esses talentos, deve oferecer programas para o desenvolvimento e a motivação do time.
Treinar novos funcionários e fornecer a eles os recursos necessários para realizar suas tarefas e ajuda no desenvolvimento de novas habilidades. Com isso, o resultado é bem claro: eles serão mais produtivos no trabalho.
Para desenvolver relações que rompam com o padrão hierárquico vertical, é preciso transformar a comunicação em um veículo para a fala, mas também para a escuta.
A gestão estratégica usa a tecnologia a seu favor, oferecendo instrumentos que facilitam a troca de mensagens. Além disso, essa é uma comunicação que estimula:
Na gestão estratégica, o líder se posiciona mais como um articulador. Uma boa imagem desse tipo de liderança é o maestro, que precisa entender todas as possibilidades existentes na sua orquestra e como reger todas essas pessoas para tirar os melhores sons. Destaca-se que o líder deve saber como motivar os colaboradores, identificando e trabalhando na retenção de talentos.
Algumas empresas estimulam a competição entre setores, seja usando metas, seja com discursos sobre a eficiência e a ineficiência das diversas áreas. Entretanto, essa é uma atitude contraproducente, que aumenta muito o estresse.
Na gestão estratégica, o foco está no alinhamento de objetivos, e um trabalho colaborativo contribui muito mais para esses processos.
Talvez você já tenha visto ou mesmo utilizado diversas tecnologias de gestão visual para acompanhar projetos, como o Canvas e o Kanban. Essas são ótimas oportunidades para entender os processos que envolvem a rotina da empresa e compreender como desenvolver métodos mais ágeis para a entrega de resultados.
Além disso, com essa visão, dá para promover o sincronismo entre os times, otimizando ainda mais os resultados.
Como você viu, a gestão estratégica de pessoas é uma tendência que alinha os colaboradores com os objetivos da empresa. O mais importante é que tudo é feito com a devida atenção aos trabalhadores, promovendo o desenvolvimento pessoal e a integração dos setores da empresa.
Dentro desse trabalho, também é fundamental acompanhar se as iniciativas implementadas estão gerando os resultados esperados e se os pilares são realmente seguidos. Para isso, assim como em qualquer outra área do negócio, é fundamental recorrer aos indicadores, os famosos KPIs de RH.
Vamos listar aqui quais são os indicadores de gestão de pessoas que você precisa acompanhar para validar de perto os resultados dessa abordagem estratégica. Lembrando que cada indicador é uma métrica que mede o desempenho de uma determinada atividade ou processo.
Pode parecer algo novo mas é bem simples de entender o que são as lacunas de habilidades. Dentro do trabalho estratégico, toda empresa precisa listar suas funções de trabalho atuais, quais são as que ainda não existem mas estão para ser criadas em breve e, o mais importante, quais as habilidades os profissionais precisam ter para assumí-las.
Identifique as principais habilidades que sua empresa precisa e compare essa lista com as habilidades que você possui atualmente. Onde estão as lacunas? É a quantidade de habilidades inexistentes que você vai acompanhar com esse indicador.
Tente diminuir as lacunas de talentos sempre que possível. Nesse caso, é possível recorrer aos treinamentos internos e também às contratações de novos profissionais.
A retenção de talentos está intimamente relacionada à taxa de rotatividade. No entanto, em vez de medir o número de funcionários que saíram, esse KPI mede o número de funcionários que ficaram ou foram retidos pela organização.
Compreender a taxa média de retenção de funcionários em uma organização é importante para o planejamento da força de trabalho, recrutamento e estratégia geral de negócios.
É calculado um percentual comparando o número de trabalhadores que estavam na empresa em determinado período versus aqueles que permaneceram no mesmo período: Número de funcionários restante durante um período definido ÷ Número de funcionários no início do período x 100.
Exemplo: no início do 2º semestre do ano uma empresa tinha 250 colaboradores do total de 275 que começaram o ano, resultando na taxa de 90% de retenção.
Muitas saídas de funcionários estão relacionadas ao tempo que permanecem no mesmo cargo. Se eles sentem que não serão promovidos, muitos funcionários tendem a procurar novas oportunidades fora da empresa.
É por isso que você pode calcular o tempo médio que leva para um funcionário permanecer na mesma posição como um dos indicadores de gestão de pessoas.
Sua média geral vai ser a soma do número de meses que leva cada funcionário com o mesmo cargo dividido pelo número total de colaboradores.
O tempo médio de recrutamento mede o intervalo de tempo entre o anúncio de um funcionário que está deixando a empresa e quando outro candidato é escolhido e selecionado para substituí-lo.
É bem possível otimizar o tempo médio de cada nova contratação já que, se você está trabalhando dentro de uma abordagem estratégica, é preciso fazer reposições ou acréscimo de colaboradores o mais rápido possível.
Aqui está um exemplo de KPI usado quando você deseja medir o retorno do que investiu na integração de novos contratados e na educação da força de trabalho. É uma métrica útil para acompanhar o desenvolvimento dos funcionários e tomar decisões mais inteligentes quando se trata de desenvolver novas habilidades definidas após a contratação.
Implementar um pequeno teste de conhecimento e avaliar as pontuações dos trabalhadores pode ajudá-lo a ver se o treinamento fornecido foi eficaz.
Para quem busca se aperfeiçoar no trabalho de gestão estratégica de pessoas, existem diversos cursos e certificações no mercado. A maioria deles são no formato de MBA ou Pós-graduação, tanto de curta como de média duração.
Para facilitar seu desenvolvimento nesse assunto, vamos listar 3 cursos e certificações direcionadas para esse assunto.
Disponibilizado pelo Governo Federal, a Escola Virtual faz a capacitação à distância nesse tema, que busca capacitar as pessoas para reconhecerem a gestão por competências como ferramenta necessária à concretização dos objetivos estratégicos das organizações.
Com carga horária de 20 horas, o curso foi desenvolvido com foco em servidoras e servidores da Administração Pública Federal que atuam na área de gestão de pessoas, mas qualquer pessoa pode realizar o curso.
Disponibilizado de forma gratuita, o curso do Sebrae tem 8 horas de duração e fornece certificado digital com verificação de autenticidade.
São 5 módulos de aulas, passando por Recrutamento e seleção de pessoas, Liderança e motivação e também Gestão de conflitos em equipe, todos elementos que fazem parte do trabalho na área.
A Fundação Instituto de Administração (FIA), através da plataforma de cursos Coursera, disponibiliza esse curso online de nível iniciante.
Através de aulas em vídeo, materiais complementares e testes de aprendizado, o objetivo é apresentar os tipos de modelos de gestão de pessoas e competências com exemplos práticos de sua aplicação.
A gestão de pessoas requer várias habilidades por parte das equipes responsáveis por esse trabalho, incluindo aquelas que podem levar a uma comunicação aberta e honesta.
Como o foco é fornecer uma melhor experiência para os funcionários, existe uma série de estratégias práticas que podem ser aplicadas para alcançar esse resultado. Cada uma dessas estratégias pode ajudar a interagir melhor com seus funcionários e melhorar o desempenho das principais tarefas organizacionais.
Desenvolver metas claras e promover um ambiente de trabalho saudável são estratégias essenciais, mas além delas é importante conhecer algumas outras que fazem toda a diferença para de fato manter a integração com a estratégia geral de negócios. Nesse sentido, as principais são:
Vamos detalhar cada um deles a partir de agora!
As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de investir no seu quadro de colaboradores, já que são eles os principais responsáveis por gerar resultados dentro da organização.
É aí que o programa de incentivo surge como grande aliado. Afinal, com ele, é possível otimizar a relação com os funcionários e incluir benefícios para a equipe. Trata-se de uma iniciativa que agrega valor à política de remuneração e reconhecimento promovida por parte da empresa.
Antes de tudo, é importante entender o que é um programa de incentivo e como ele funciona na prática.
Esse conceito se refere a um programa no qual você determina metas e, a partir delas, algum tipo de premiação para funcionários que atingem ou superam o que foi proposto. Dessa forma, você começa a determinar uma série de benefícios que as equipes podem obter quando efetivamente derem o seu melhor e baterem as metas estabelecidas.
Para entender melhor como os incentivos corporativos funcionam, imagine um programa para um time de vendas. Nele, você pode atrelar recompensas individuais ou para a equipe (como bônus, festas ou viagens) quando as metas de vendas forem batidas.
Essa estratégia também pode ser aplicada, por exemplo, com a equipe do setor financeiro da empresa, atrelando benefícios para aqueles que conseguirem economizar nas compras ou reduzir os custos da empresa.
→ Leia também: Employer Branding: o que é e como implementar esse conceito + cases de sucesso
A implementação de um programa de incentivo na empresa é capaz de gerar benefícios para o negócio e para os colaboradores. Veja agora quais são os principais deles.
Um dos grandes benefícios de um programa de incentivo na empresa é o aumento da produtividade do time como um todo. Isso porque, como o próprio nome já indica, você fornece incentivos para que os colaboradores conquistem resultados e otimizem a sua performance, criando ações mais acertadas e eficientes dentro da empresa.
Os programas de incentivo oferecem às atividades de rotina um propósito maior e um novo tom. Isso porque a equipe entende que, com pequenos passos, é possível alcançar valiosas experiências. Esse cenário ajuda muito a sua empresa, visto que a qualidade nos pequenos processos ocasiona bons desempenhos em dimensões maiores.
Para além de bons salários, os profissionais da atualidade buscam um modo de se estabilizar e conquistar qualidade de vida no trabalho. Então, você pode usar esse anseio de maneira estratégica no mercado para unir as necessidades e os desejos dos colaboradores às políticas e à cultura da empresa.
Ao investir nesse tipo de política de incentivos, você atende aos desejos dos profissionais da empresa de outro jeito. É possível conquistar novos talentos e mantê-los interessados em desenvolver uma relação de longo prazo com a empresa.
O objetivo é ter parceiros de negócios ao longo do tempo, diminuindo a rotatividade de funcionários nos setores. Afinal, quanto mais tempo nas funções, mais habituados eles estarão aos padrões determinados, conhecendo cada ocupação e como trabalhar do melhor modo, o que otimizará muito a sua atividade.
O grau de motivação dos seus funcionários têm impacto direto no andamento das tarefas e no posicionamento da empresa no mercado. Sendo assim, buscar meios de aumentá-la é uma ótima forma de melhorar os resultados do negócio como um todo.
Os programas de incentivo são grandes aliados nesse aspecto. Afinal, oferecem diversas vantagens para a equipe, o que tende a deixá-la mais engajada e motivada para desenvolver suas atividades e alcançar as metas estipuladas.
Além disso, melhoram a relação entre colaboradores e empresa. Eles se sentem mais valorizados e satisfeitos no negócio.
Outro elemento muito importante no que se refere aos resultados da empresa é o clima organizacional. Afinal, quanto melhor o clima, melhor o ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados gerados pela equipe.
O programa de incentivo funciona com base em uma dinâmica na qual o colaborador precisa atingir determinados critérios para receber a recompensa. Com isso, ele passa uma mensagem de compromisso entre empresa e colaboradores, mostrando que a organização valoriza o trabalho de cada um.
A estratégia também evidencia um tratamento mais justo aos funcionários, possibilitando condições para que qualquer um consiga alcançar os benefícios oferecidos, visto que o desempenho é o único critério para conquistá-los.
Essa mensagem é bastante positiva e poderosa, confrontando o antigo entendimento de que o sucesso profissional é um jogo de cartas marcadas nas empresas. Desse modo, você está não só motivando a equipe, mas também demonstrando a seriedade da organização, ajudando a quebrar uma dinâmica de relacionamento negativa e antiga entre empregador e colaboradores.
→ Veja mais: 8 dicas para organizar uma confraternização de fim de ano na empresa
Você sabe quanto a sua empresa gasta por causa de uma alta taxa de turnover de colaboradores? Afinal, toda vez que um membro do time pede para ser desligado, a organização:
Isso sem falar nas perdas de verbas que podem ocorrer no meio do caminho. Caso um vendedor peça para ser desligado, por exemplo, podem acontecer retrocessos nas negociações nas quais ele estava envolvido. Assim, a empresa perde receita efetivamente. Aliás, pode ser que perca até alguns clientes!
Esse é um dos motivos que evidenciam que o programa de incentivo pode ser um forte aliado na redução de custos da empresa. Afinal, é muito mais econômico estimular e desenvolver seu time do que formar uma nova equipe. E esses programas auxiliam na redução de turnover e na manutenção dos talentos na empresa.
É muito vantajoso investir em programas de incentivo para a imagem da empresa, pois demonstra que ela se preocupa com seus funcionários e sabe muito bem como recompensar todos os esforços que eles fazem. Os seus parceiros notam que a marca investe em experiências positivas e na qualidade de vida deles.
Dessa forma, a empresa demonstra humanização e dinamismo, fazendo com que sua imagem fique mais favorável no mercado. Isso é muito bom para conquistar clientes, fornecedores e colegas de negócios. Além disso, é um elemento que atrai os melhores profissionais para se candidatarem às vagas da organização.
Como você observou, o programa de incentivo pode trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Mas você sabe por onde começar na hora de implementá-lo? Se não, está na hora de descobrir!
Veja as principais dicas para implementar um programa de incentivo na empresa agora mesmo.
Para criar um bom programa de incentivo, é importante que você conheça muito bem os seus colaboradores, assim como os setores e os processos da empresa. Afinal, existem diversas maneiras de colocar esse tipo de política em prática, e é o perfil do seu time que vai determinar qual é a melhor delas.
Por exemplo, você pode criar um programa de benefícios individuais, de acordo com a meta de cada um. Ou, talvez, seja importante criar um programa vinculado à meta do time como um todo, incentivando a colaboração entre os profissionais.
Os benefícios oferecidos também vão depender da preferência e dos desejos dos colaboradores. Para uns, o incentivo financeiro é o que tem mais impacto, enquanto que outros valorizam mais prêmios como viagens.
Portanto, faça pesquisas e converse com os colaboradores para entender mais sobre o perfil de cada um e definir os programas mais adequados.
Para que o programa de incentivo seja justo e efetivamente gere resultados para a empresa, é importante que ele esteja vinculado a uma política clara. Ou seja, é essencial que você crie regras bem definidas sobre quais são os critérios para que cada colaborador receba o seu benefício.
Nessa política, você deve descrever as metas e como elas serão determinadas. Também é importante evidenciar o tempo no qual as metas serão reavaliadas e quando o benefício será distribuído. As proibições e os comportamentos inadequados, que impedem o recebimento do prêmio, também precisam ser descritos.
Por fim, o programa de incentivo deve estar vinculado a metas realistas. Isso porque ele só será efetivo se, de fato, for possível alcançar as metas determinadas. Porém, elas precisam ser desafiadoras, de forma a levar o colaborador a superar os limites e ir além, criando soluções inovadoras para garantir os melhores resultados para o negócio.
No fim, os colaboradores têm acesso a bonificações e se sentem valorizados, enquanto a empresa conta com um time mais motivado e engajado, que gera mais e melhores resultados para o negócio.
Ao fornecer benefícios flexíveis, os colaboradores passam a perceber que a empresa está empenhada em oferecer recursos para que usufruam de seus benefícios da maneira que acharem melhor, atendendo às suas necessidades individuais.
No caso da alimentação, por exemplo, a flexibilidade permitida faz com que o profissional possa usar seu benefício tanto em mercados quanto em restaurantes. Dessa forma, ele não precisa optar por somente ter acesso ao vale-alimentação ou vale-refeição.
A Caju é uma empresa de solução de benefícios que concede ao colaborador total liberdade para escolher como usar seu saldo no cartão de benefício. Com isso, os funcionários passam a ter uma melhor percepção acerca dos benefícios corporativos.
Flexibilidade é o que diferencia a Caju de outras empresas de benefícios. Isso é possível porque utilizamos a bandeira Visa e, com isso, o colaborador pode escolher onde e quando usar o saldo do seu cartão, que além dos auxilios alimentação e refeição, também conta com categorias de mobilidade, saúde, cultura, educação e home office.
Se garantir a satisfação e a motivação de todos os colaboradores é um dos seus objetivos, os benefícios da Caju são fortes aliados, pois entregam mais autonomia para as empresas e também para os colaboradores.
Não são apenas os funcionários que são privilegiados com as práticas de modelo de benefícios flexíveis. Confira a seguir as principais vantagens de contar com os benefícios da Caju para a gestão de pessoas!
Como todos os benefícios estão em um único cartão, isso gera economia de tempo para a equipe de RH, que pode se dedicar a atividades mais estratégicas para o negócio.
Além disso, o modelo flexível ainda é um importante recurso para ajudar na conciliação dos interesses dos funcionários, fazendo com que eles se sintam mais gratos e satisfeitos com a empresa. É válido esclarecer que o cartão Caju atende à legislação trabalhista.
Como já mencionamos, poder contar com excelentes benefícios é fundamental para atrair e reter os melhores talentos do mercado. Assim, quando a empresa é capaz de oferecer soluções que sejam atrativas para os profissionais, isso gera um peso importante na tomada de decisão do colaborador no instante em que ele escolhe onde deseja trabalhar.
Além disso, quando a empresa oferece bons benefícios, esses profissionais tendem a permanecer mais tempo na companhia, o que representa uma importante economia de recursos no médio e longo prazo, principalmente com relação a rescisões e à abertura de novos processos seletivos.
Com a solução de benefícios flexíveis da Caju, você tem acesso a relatórios para analisar o perfil de consumo dos seus funcionários.
Assim, pode pensar em outras soluções para garantir a satisfação do público interno, tomar decisões baseadas em dados e ainda monitorar se o benefício está sendo usado de acordo com as regras da empresa.
Como o benefício do cartão Caju só pode ser usado mediante senha pessoal, a segurança do usuário é garantida.
Além disso, em caso de perda ou roubo, a empresa contratante comunica o acontecimento à Caju, o cartão é bloqueado e o colaborador recebe outro cartão. Tudo isso sem burocracia e em apenas alguns cliques. Afinal, facilidade é uma das missões da administradora!
Poder comprar onde quiser e sem se preocupar em verificar se o estabelecimento aceita ou não a bandeira da administradora de benefícios é uma das principais vantagens das soluções da Caju.
Acompanhar as necessidades do trabalhador atual é uma das principais missões da Caju. Por isso, a empresa trabalha continuamente para oferecer soluções cada vez mais alinhadas com a rotina moderna, o que envolve inovação, praticidade e flexibilidade.
Como vimos ao longo desta leitura, os benefícios Caju têm a missão de oferecer as melhores soluções para as empresas e os seus funcionários. Tudo isso de uma forma fácil, ágil e sem burocracia, conectada com as demandas mais recentes da gestão estratégica de pessoas.
A Caju pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Afinal, oferecemos um programa de benefícios incrível e flexível para os seus colaboradores. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre as nossas soluções!
Preencha o formulário de interesse abaixo.
Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.
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Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.
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