Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.

Benefícios corporativos

Benefícios flexíveis: o que são e como implementar na sua empresa?

Benefícios flexíveis são valores ou vantagens, além do salário, que a empresa oferece e que podem ser adaptados de acordo com as preferências do colaborador, como alimentação, refeição e vale-cultura.

Criado em

Atualizado em

por Izabela Linke

Leia em 30 minutos

Pessoas sentadas em um sofá, estão sorrindo enquanto conversam.

Benefícios flexíveis são ofertados pelas empresas aos funcionários dentro do pacote de benefícios corporativos. Para um benefício ser considerado flexível, significa que o colaborador pode escolher categorias de uso dentro de um sistema estabelecido pelo empregador.

Você deseja oferecer aos seus funcionários um pacote de benefícios corporativos que encante e seja visto como algo realmente valioso? Nesse caso, optar por um sistema de benefícios flexíveis, que ofereça a seus funcionários um maior grau de  liberdade é o caminho certo.

Na prática, oferecer um plano de benefícios flexíveis está se tornando muito comum nas empresas. Dentro desse modelo, os colaboradores podem escolher, de acordo com algumas regras, quais benefícios querem receber. Assim, cada empregado é capaz de gerenciar seu saldo de acordo com as necessidades dentro daquele mês.

Hoje em dia, é ainda mais comum encontrar organizações com problemas como a perda de talentos e o absenteísmo. Esse é o seu caso? Então saiba que a motivação dos funcionários, gerada a partir da oferta de benefícios diferenciados, é fundamental para manter o clima organizacional saudável e também evitar esses problemas.

Por isso, antes de implementar qualquer sistema de benefícios, é interessante entender o perfil dos colaboradores e oferecer alternativas que estejam de acordo com as necessidades deles.

Aqui mostraremos um guia de como esse sistema funciona e quais são as vantagens ao utilizá-lo. Além disso, vamos explicar quais aspectos devem ser considerados no momento de sua implementação. Boa leitura!

O que é um benefício flexível?

Como o próprio nome sugere, os benefícios flexíveis são extremamente interessantes por oferecer uma flexibilização, que na prática se traduz em liberdade de escolha e autonomia ao colaborador. São pontos importantes para empresas que prezam a retenção de talentos e o engajamento da equipe.

Em vez de oferecer a todos os funcionários os mesmos benefícios por meio de benefícios tradicionais, que podem ou não estar alinhados com suas necessidades e desejos individuais, os benefícios flexíveis permitem que as empresas ofereçam uma variedade de opções de benefícios para os funcionários criarem um plano personalizado.

Por conta do aumento da diversidade no local de trabalho, parece quase impossível agradar a todos com benefícios padronizados. Esse é o principal fator que faz surgir a nova tendência direcionada para benefícios flexíveis.

Apesar de bastante populares quando olhamos individualmente para os benefícios flexíveis, muitas vezes eles são interpretados como uma inovação por parte da empresa. Instituições que não estão dispostas a se adaptar às mudanças acabam perdendo grandes oportunidades de conquistar seus funcionários.

→ Leia também: O que é um cartão multialimentação e como contratar um para sua empresa

Benefícios trabalhistas: o que são e qual a diferença?

É importante lembrar que toda empresa possui suas responsabilidades trabalhistas e é responsável por oferecer benefícios garantidos por lei, em acordo com a CLT (Consolidação da Leis do Trabalho), como por exemplo:

Diferentemente dos benefícios flexíveis, esses benefícios trabalhistas são obrigatórios e devem ser disponibilizados a partir do início da jornada de trabalho. Empresas que não cumprem com suas obrigações trabalhistas estão sujeitas a multas, interdição ou embargo.

Vale salientar que todo trabalhador deve ter condições e qualidade para exercer sua função. Isso se relaciona também com a disponibilização das ferramentas necessárias e da manutenção de um ambiente seguro.

Além dos aspectos citados acima, a hora extra também é um direito básico garantido para o trabalhador, assim como o seguro-desemprego e a licença-maternidade.

Quer saber a diferença entre vale-transporte e auxílio mobilidade?

Veja o vídeo abaixo:

Por que oferecer um plano de benefícios flexíveis?

Atualmente, o pacote de benefícios é tão importante para os profissionais quanto a questão salarial. Conforme a segunda edição do estudo Benefícios pré e pós covid-19: o que mudou? da Robert Half, 63,4% dos entrevistados revelou dar tanta importância ao pacote de benefícios quanto ao salário. 

Isso porque, os benefícios são recursos que visam garantir o bem-estar e melhorar a qualidade de vida do trabalhador, sendo eles auxílios para transporte, alimentação, saúde, educação, lazer, cultura, entre outros. 

Além disso, um pacote de benefícios que faça sentido para cada perfil de colaborador tende a ser ainda mais efetivo, já que 92,6% dos entrevistados da pesquisa afirmaram que gostariam de poder escolher os benefícios conforme suas necessidades. 

Ou seja, com um pacote de benefícios flexíveis que permita que os funcionários escolham entre uma seleção de benefícios que desejam usar – dentro das opções que a empresa disponibiliza -, aumenta inclusive as chances de economizar dinheiro por parte da empresa.  Confira agora as vantagens dos benefícios flexíveis tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Quais as vantagens para a empresa?

Para a empresa, o mais importante é o aumento da satisfação e da motivação dos colaboradores. Quando motivados, os funcionários são capazes de aumentar a produtividade e o engajamento, entregando resultados melhores.

Ao oferecer benefícios flexíveis, usando também uma plataforma flexível, os empregadores podem oferecer de maneira fácil e conveniente benefícios que todos os seus funcionários apreciam. A plataforma também oferece aos empregadores uma visão melhor do custo e, assim, uma melhor maneira de gerenciar esses custos.

Além disso, os índices de absenteísmo são melhorados e a retenção de talentos é reforçada, evitando que bons profissionais deixem a empresa por estarem insatisfeitos. Todos esses aspectos colaboram diretamente com a manutenção da saúde do negócio, como um todo.

Colaboradores mais felizes e engajados ajudam a reforçar a cultura e os valores da empresa, são também essenciais para garantir o “funcionamento da máquina”, para que a organização esteja, de fato, produzindo algo positivo para quem se relaciona com ela.

Outro aspecto fundamental é que esses benefícios ajudam a empresa a ser mais competitiva no mercado, atraindo os melhores talentos e chamando atenção dos candidatos durante a divulgação de vagas.

E quais os principais benefícios para o funcionário?

No caso do funcionário, a possibilidade de escolher o que será recebido é muito importante. Caso ele goste de atividades variadas, pode optar por uma cota de vale-cultura ou bolsa de estudos, por exemplo. Contudo, outro trabalhador pode preferir um auxílio para creche ou o auxílio-combustível.

A grande vantagem é que os benefícios flexíveis são muito amplos para conseguir suprir as principais necessidades do colaborador e ajudam a aumentar a sua satisfação com a empresa. Além disso, reforçam a relação de confiança entre as duas partes, mostrando que há, realmente, uma valorização pelo serviço prestado.

Ser capaz de usar plataformas flexíveis para fazer alterações em tempo real na seleção de benefícios também melhora a experiência dos funcionários, refletindo também a expectativa de uso de novas tecnologias que eles trazem para o local de trabalho, especialmente para a geração mais jovem e experiente em tecnologia. Isso impulsionará o engajamento dos funcionários.

Entender que as necessidades dos colaboradores podem ser distintas é também uma demonstração, por parte da empresa, de preocupação e respeito pelas diferenças. Esse é um aspecto cada vez mais valorizado e importante nos dias de hoje e começa a entrar na lista de benefícios que as organizações conquistam.

→ Leia também: PLR: o que é, como funciona e o que diz a legislação?

Que tipo de benefícios podem se encaixar nessa categoria de flexíveis?

Compreender o que são os benefícios flexíveis e como eles funcionam no negócio fica mais fácil quando vemos exemplos das suas aplicações. Com essa informação, você consegue determinar se, de fato, os benefícios flexíveis são uma opção interessante para a sua empresa.

Saiba que inúmeras opções podem se encaixar nessa categoria e que eles podem ser adaptados ao negócio. Portanto, é importante que você conheça os principais, como:

Levar em conta o perfil da empresa e as necessidades dos colaboradores é fundamental para o sucesso desse investimento. Se você tem dificuldades para identificar quais as opções mais se encaixam no negócio, pode fazer uma pesquisa interna, pedindo para que os colaboradores enviem suas sugestões, ideias e feedbacks.

Esse planejamento é importante para que as necessidades dos colaboradores sejam mapeadas e atendidas de verdade. Normalmente, os funcionários são integrantes fundamentais do processo e atuam como participantes ativos na escolha das melhores opções, portanto, é muito importante escutar o que eles têm a dizer.

Conheça mais sobre o cartão multibenefícios da Caju assistindo o vídeo abaixo:

Qualquer empresa pode oferecer benefícios flexíveis?

Sim! Qualquer empresa, independente do seu tamanho, pode oferecer um pacote de benefícios flexíveis para os seus colaboradores, desde que cumpra todas as determinações estabelecidas pelo art. 461 da CLT:

Art. 461. “Sendo idêntica à função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

§ 1º Trabalho de igual valor, para os fins deste capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a dois anos.”

Em relação aos benefícios flexíveis, isso significa que o pacote de benefícios deve ser estabelecido da mesma forma para todos os funcionários, com o cuidado para que não tenham distinções. Ou seja, qualquer vantagem deve estar disponível para todos os trabalhadores de maneira igualitária. 

Criando um pacote de benefícios flexíveis na era do trabalho remoto

Ao dedicar um tempo para considerar cuidadosamente quais benefícios oferecer a seus funcionários, obtendo sua opinião, você pode fornecer algo que agregará valor e aumentará a moral e a felicidade no local de trabalho.

Então, se você está convencido da ideia de um pacote de benefícios flexível, o próximo passo é escolher e criar um pacote para seus funcionários. Pode ser difícil saber quais benefícios seus funcionários realmente valorizam, portanto, avalie como as opções de benefícios disponíveis podem atender a suas necessidades.

Também vale a pena considerar como o local de trabalho mudou nos últimos dois anos e como isso pode mudar no futuro. Após a turbulência causada pela pandemia de coronavírus, pode ser um excelente momento para introduzir uma série de benefícios de bem-estar e saúde.

Depois de decidir os benefícios flexíveis que deseja oferecer à sua equipe, é uma boa prática acompanhar esses benefícios, assim como a liberação deles para os funcionários, usando uma solução de software.

No seu caso ainda precisa dar um passo atrás e decidir o que nesse momento pode realmente fazer a diferença e encantar os seus colaboradores? Não importa em qual setor você está ou quais são as especificidades de sua organização, aqui estão 3 elementos importantes para compor um programa de benefícios flexíveis.

1. Auxílio saúde

O seguro médico é frequentemente incluído em um pacote de benefícios flexível. O seguro de tratamento relacionado a lesões ou doenças é visto com bons olhos pelos profissionais, principalmente se houver a facilidade para incluir algum familiar dentro do mesmo plano.

Algumas empresas negociam com seguradoras para permitir que seus funcionários acessem o serviço a um custo menor ou totalmente sem custos.

2. Bem-estar

Incentivar os funcionários a levar um estilo de vida saudável, fornecendo acesso a instalações esportivas e recreativas, é uma forma de benefício flexível.

As empresas não precisam determinar nada, seja atividade praticada ou local usado, já que diversas plataformas já flexibilizam esse processo para cada indivíduo. Isso também ajudará sua força de trabalho a permanecer saudável e motivada.

3. Auxílio creche

Os vales-creche são normalmente destinados a empregados com filhos menores de três anos. A maioria das creches e esquemas de vouchers estão cobertos pelos planos de benefícios flexíveis, mas existem regras diferentes para cada um dependendo de onde está a creche e como é paga.

Além do dinheiro que os funcionários economizam, esse tipo de benefício ajuda os a gerenciar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, algo que está se tornando cada vez mais apreciado.

O que considerar ao implementar um sistema de benefícios flexíveis?

E então, conseguiu entender o que são os benefícios flexíveis e as suas vantagens para os colaboradores? O tema é bastante amplo e também envolve outros pormenores que merecem atenção. Por exemplo: como escolher os benefícios corretos e quais ações assumir para implementá-los na empresa?

Uma visão crítica e alinhada sobre o seu negócio pode ajudar nesse sentido. É sempre interessante que o benefício caminhe com os objetivos da empresa e com a imagem que ela quer passar. Muito se fala sobre marketing externo, mas o employer branding e a relação com o colaborador também são prioridades.

Lembre-se de que, ao buscar essa implementação, os gestores precisam considerar alguns aspectos para que as vantagens sejam aproveitadas e os profissionais se beneficiem do sistema. Como comentamos, um planejamento pode ajudar para que tudo saia perfeitamente como o esperado. Vamos ver o que deve ser analisado dentro dele!

Tempo e orçamento

Qual é o budget que a sua empresa poderá oferecer para o investimento nos benefícios flexíveis? Além disso, em quanto tempo os gestores poderão planejar e estruturar a estratégia de implementação de novos benefícios?

Definir o orçamento é o ponto de partida para a escolha das opções a serem ofertadas. Apesar de ser um passo simples, ele é primordial para o direcionamento da sua estratégia e vai fazer toda a diferença durante a implementação.

Da mesma forma, um calendário de atividades será muito útil para que você organize suas prioridades.

Preferências dos colaboradores

Você se recorda de que comentamos que, antes de fazer a implementação, é interessante realizar uma pesquisa com os colaboradores da organização?

Acontece que esse levantamento interno visa descobrir os perfis e os principais interesses das pessoas de acordo com cada faixa salarial, idade, gênero e localização, por exemplo.

É fundamental descobrir quais são os gostos dos funcionários e os tipos de benefícios diferenciados que eles querem ter. Dessa forma, o programa será bem recebido e a aceitação será imediata. Você pode fazer perguntas básicas e diretas por meio de um formulário, como: “Quais benefícios você gostaria de receber da nossa empresa?“, ou “Cite 3 benefícios que você considera essenciais“.

Estudo de mercado

Uma visão sobre o que está disponível no mercado vai ajudar você a ter um posicionamento crítico sobre as melhores opções, valores e serviços diferenciados.

Não é preciso ir muito longe para conseguir essa informação e utilizá-la de forma analítica. Quais benefícios seus concorrentes oferecem? Quais diferenciais as grandes empresas possuem e por que são tão chamativas para os profissionais da área?

Essa visão vai ajudar a definir melhor os objetivos e as possibilidades, não destoando muito do que é praticado no mercado. Assim, você evita desvantagens e sai na frente, oferecendo o que há de melhor.

Pacotes de benefícios

Analisando as informações recolhidas na dica anterior, é possível pensar nos pacotes que serão oferecidos. Considere as alternativas preferidas dos seus colaboradores, o orçamento disponível e monte os pacotes de acordo com elas.

Uma das dificuldades está na montagem de pacotes que, mesmo diferentes entre si, tenham valores semelhantes. Isso é essencial para que não haja diferenciação entre setores ou acusações de discriminação na empresa.

Legislação

Esse modelo, assim como outros elementos da relação entre empregador e funcionário, está sujeito a implicações legais conforme a legislação trabalhista. A empresa precisa estar atenta a esses aspectos, verificando como eles podem favorecer ou desfavorecer a implementação do sistema.

São três os principais pontos que você encontra na CLT sobre o tema:

  • Os artigos 457 e 458 determinam quais tipos de benefícios existem;
  • Por definição, um benefício trabalhista não indenizatório não integra a remuneração;
  • O artigo 468 trata sobre mútuo consentimento.

Cada categoria de benefício tem regras específicas de como funciona e tratamentos que podem ser vistos de formas distintas no âmbito fiscal e trabalhista.

Igualdade

Não há nada mais desagradável do que um ambiente de trabalho tóxico ou negativo, não é mesmo? É importante lembrar que os colaboradores estão em constante interação e que se informam uns com os outros sobre os benefícios disponíveis. É algo natural e compreensível, na verdade.

Por isso mesmo, é importante oferecer condições idênticas para funcionários de uma mesma categoria como:

  • Mesma quantidade de saldos disponíveis;
  • Mesmo conjunto de opções;
  • Benefícios apresentando o mesmo valor em cada categoria.

Tudo isso evita que algum colaborador possa alegar que está sendo prejudicado em relação a um colega.

Explicação do sistema

Além de considerar todos os elementos que vimos até aqui, é imprescindível comunicar as mudanças de forma clara e explicar aos colaboradores o funcionamento do novo sistema do cartão de benefício.

Tudo o que será feito deve ser registrado por meio de um acordo coletivo, que precisará ser assinado por toda a equipe. Agindo assim, a empresa garante transparência no processo e segurança jurídica.

Se possível, disponibilize modelos de simulação do sistema antes da implementação. Desse modo, os colaboradores adquirem familiaridade com as opções e têm mais facilidade para fazer o gerenciamento de suas escolhas.

Existem diversas formas de promover uma comunicação efetiva, seja em reuniões e encontros direcionados em cada setor, avisos por e-mail marketing ou individualmente. Coloque-se à disposição para responder as possíveis dúvidas que venham a existir e distribua as informações da maneira mais clara e simplificada possível.

Passo a passo: como fazer a implantação de benefícios flexíveis?

Como a implantação de benefícios flexíveis está entre as principais tendências no mundo corporativo, nada melhor do que conferir agora o passo a passo exato do que precisa fazer para liberar essa novidade para suas equipes.

Essas vantagens apresentam um modelo novo em relação ao que era tradicional. Dessa forma, fica mais fácil atender aos desejos dos colaboradores, o que torna a equipe mais motivada e engajada.

Portanto, há impactos significativos nos negócios, mas é preciso considerar alguns aspectos antes de começar na prática. Para isso, entenda quais são as etapas e como fazer a implantação de benefícios flexíveis.

1° Considere as necessidades da empresa e dos colaboradores

O primeiro passo é entender o que os colaboradores da empresa precisam. Para ter uma resposta mais objetiva, as pesquisas de clima organizacional são fundamentais para compreender as necessidades e preferências dentro da organização.

A elaboração de um questionário com questões relativas ao tema é uma solução muito bem-vinda. Além disso, deixar perguntas abertas também pode ajudar para que os colaboradores se expressem.

2° Análise o plano de benefícios atual

Antes de implementar qualquer mudança, conferir como está o plano de benefícios atual da empresa é um passo importante. Afinal, muitos deles podem permanecer, enquanto outros não satisfazem os funcionários e podem ser substituídos.

Esse tipo de levantamento deve fazer parte da montagem do plano de benefícios da organização para definir as transformações na área de recursos humanos.

3° Defina os valores para os benefícios

Na maioria das vezes, a implantação de benefícios flexíveis considera alguns aspectos. Um deles é a faixa salarial, a verba destinada para cada funcionário, o valor disponível para benefícios e outros fatores.

É importante frisar que a escolha dos benefícios deve ser feita de forma igualitária, mesmo que existam diferenças entre os cargos. Portanto, não há privilégios ou concessões especiais para ninguém. Essa personalização das vantagens oferecidas cria um sentimento de valorização e aumenta o nível de satisfação.

4° Monte o pacote ideal para a empresa

Após realizar pesquisas de satisfação para entender as necessidades dos colaboradores e definir quais serão os valores dos benefícios, chega o momento de iniciar a montagem de pacotes das vantagens. Além disso, também é preciso encontrar uma empresa especializada em oferecer esse tipo de benefício.

Realizar a comparação de custos e verificar qual será o impacto financeiro é fundamental para encontrar uma alternativa que tenha o melhor custo-benefício. Bons fornecedores, como é o caso da Caju Benefícios, ajudarão a escolher os benefícios flexíveis ideais para seus funcionários.

5° Comunique as mudanças para os colaboradores

Assim que as mudanças forem estabelecidas, informar aos colaboradores essas transformações em seus benefícios é o último passo. Afinal, eles são os maiores interessados e precisam entender o novo funcionamento.

Assim, apresentar as modificações, o funcionamento e comunicar com transparência a troca torna o processo mais simples. Além disso, essa também é a hora de receber feedbacks e registrar a opinião coletiva sobre as mudanças.

Por isso, a Caju está no mercado para facilitar o dia a dia nas empresas com a implantação de benefícios flexíveis. Com isso, são oferecidas experiências únicas para os funcionários para que se tenha mais flexibilidade e segurança.

Que erros a empresa não pode cometer nessa implementação?

Como você pôde perceber até aqui, os benefícios flexíveis podem ser muito vantajosos e, sem dúvidas, uma opção importante para empresas que se preocupam em inovar. Porém, durante o processo de implementação, alguns erros podem prejudicar bastante o sucesso da iniciativa.

Ter cuidado e atenção aos aspectos citados abaixo pode deixar a sua estratégia mais elaborada e assertiva, trazendo uma experiência mais agradável para os colaboradores. Veja quais são eles e como evitá-los.

Excluir os colaboradores na etapa de planejamento

Um dos grandes erros cometidos pelas empresas ao estabelecer benefícios flexíveis é não se comunicar com seus funcionários. É preciso investigar as necessidades e os verdadeiros interesses dos colaboradores para montar um sistema que seja atrativo.

É também preciso de sabedoria para prestar atenção aos detalhes das informações prestadas pelos colaboradores e calma para implementar os novos benefícios, de forma correta.

Prazos devem ser estabelecidos e cumpridos, mas sempre que você identificar algum gap (ou insatisfação do colaborador, por exemplo), volte para corrigi-lo.

Não investir na evolução dos benefícios

A gestão dos benefícios também demanda a identificação de melhorias. Se, ao longo do tempo, a empresa notar que os colaboradores não estão satisfeitos com os benefícios oferecidos, por que não trocá-los ou oferecer novas opções?

Por estar em constante transformação, tenha certeza que os benefícios flexíveis podem ser atualizados ao longo do tempo. Portanto, acompanhar essas mudanças faz com que a sua empresa saia na frente, disponibilizando o que há de melhor e mais novo no mercado.

Se basear em informações desatualizadas

É importante que a empresa esteja por dentro da situação de seus profissionais, pois benefícios que eram desnecessários em determinado momento podem adquirir um grau de importância maior pouco tempo depois. Ofereça a possibilidade de atualização cadastral e envie lembretes, sempre que necessário.

A desatualização das informações pode ocorrer a qualquer momento, por exemplo quando um colaborador que não tinha filhos se torna pai ou quando o colaborador muda de endereço e não pode receber determinado cartão em sua casa.

Agir de forma desorganizada

Uma das principais dificuldades desse modelo de benefícios flexíveis é que ele exige mais planejamento da equipe de RH do negócio. Quando as coisas não são feitas de forma organizada, a empresa fica sujeita a contestações legais sobre a veracidade do pacote de benefícios oferecido aos colaboradores.

Dessa forma, fica claro que a implementação dos benefícios de maneira organizada é fundamental para que o sistema funcione da forma esperada e traga vantagens para colaboradores e empresas.

Tome os cuidados necessários para fazer a mudança de acordo com o perfil de seus funcionários, pois isso trará motivação e aumentará a produtividade da equipe.

Caracterização do benefício

Quando o assunto é benefício trabalhista, o maior risco é a caracterização como salário e consequentemente a cobrança de encargos fiscais, previdenciários e o entendimento da justiça trabalhista referente a esse tema.

Para isso não ocorrer é necessário ser cuidadoso em todo o processo de flexibilização, da comunicação ao time, a escolha do fornecedor para garantir que não há margem de interpretação do que é salário e o que são benefícios flexíveis. Como comentamos, é importante que o colaborador esteja ciente e em acordo com as alterações.

Quais cuidados devem ser tomados ao escolher os benefícios flexíveis?

Como já citamos, existem várias questões que devem ser consideradas ao implementar os benefícios flexíveis na empresa. Além disso, é muito importante entender o quanto esse modelo pode ser interessante para a rotina da gestão. Ao contar com uma plataforma que entenda sobre esse modelo, você certamente já facilita várias ações.

Afinal, é preciso que a opção escolhida para oferecer os benefícios flexíveis esteja presente no mercado. Dessa forma, você garante que a gestão e a distribuição dos diferentes tipos de benefícios corporativos será simplificada.

Você está pensando em criar uma estratégia de benefícios flexíveis para sua empresa? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo com o processo de escolha:

Defina sua estratégia de escolha do fornecedor

Uma vez que o departamento de RH tenha essas informações, está em condições de começar a projetar um esquema de benefícios flexível de acordo com as respostas dos funcionários.

O próximo passo é decidir a estratégia para contratar o fornecedor correto. Quanto de seu orçamento será investido na disponibilização de seus benefícios? Ter essa resposta antecipadamente vai ajudar nas negociações.

Crie um plano de comunicação conjunta com o fornecedor

Se os funcionários não conhecem as vantagens do regime de benefícios flexíveis e quais os produtos ou serviços oferecidos, fazer essa disponibilização seria o mesmo que nunca ter lançado a iniciativa.

Por isso, crie um plano de comunicação desde o dia do lançamento para que os funcionários possam descobrir os benefícios e colocá-los em bom uso. Conte com o apoio do fornecedor para conseguir expor com cuidado e riqueza de detalhes os melhores benefícios no dia a dia.

Siga a legislação que entende do sistema de benefícios

O ideal para a implementação de um sistema de benefícios flexíveis é que ela aconteça por meio de uma convenção coletiva de trabalho.

Dessa forma, você assegura que há um entendimento (do ponto de vista legal) e um consenso entre os colaboradores de que esse é um modelo que não prioriza nem prejudica nenhum dos funcionários.

Além disso, é importante assegurar que os benefícios oferecidos sejam os mesmos para os funcionários de uma mesma categoria. Então, caso um decida direcionar seus pontos para o uso do vale-alimentação, por exemplo, e o outro não, isso acontecerá de acordo com a preferência de cada um.

Leia também: O que são benefícios flexíveis na legislação? Veja como funciona!

Quais são os principais indicadores para ter uma boa gestão de benefícios?

A escolha e a implementação dos benefícios flexíveis exige bastante atenção. Porém, é importante se lembrar que há também a fase após a implementação, que demanda acompanhamento, anotações e atualizações constantes.

Se um novo colaborador entrar na empresa, por exemplo, é importante que seu registro seja adicionado e que ele receba os mesmos benefícios que os outros. Ou, em casos onde o contrato dos serviços são descontinuados, que a disponibilização do benefício para o colaborador seja interrompida.

Outra possibilidade interessante e que deve ser observada pela gestão, é o envio de premiações por desempenho e metas batidas. Como os benefícios flexíveis podem sofrer alterações, você pode acrescentar valores em determinados meses, por exemplo, para mostrar o reconhecimento ao colaborador pela sua atuação naquele período.

Como fazer a gestão correta dos benefícios flexíveis?

Bom, se você gostou dessa ideia de investir em benefícios flexíveis, então confira as principais dicas para fazer essa gestão correta, garantindo a melhor experiência para os funcionários e a otimização de processos:

  • faça reuniões para estabelecer quais regras serão aplicadas para seu uso (como a distribuição de saldo por categoria);
  • realize uma convenção coletiva de trabalho, assegurando as questões legais referentes aos benefícios flexíveis;
  • disponibilize informações claras e completas sobre os benefícios e coloque-se à disposição para esclarecer possíveis dúvidas;
  • ofereça um treinamento para que os funcionários entendam como poderão usar os benefícios, quais são as regras e como seus direitos estão assegurados com isso;
  • observe como será feita a distribuição, lembrando da distribuição dos benefícios obrigatórios, como o transporte, e outros que serão apresentados, como o vale-cultura;
  • realize pesquisas de satisfação sobre benefícios após a implementação.

Alguns passos são simples e outros mais complexos, mas cada um possui a sua importância para o sucesso da estratégia e devem ser levados a sério.

Qual é a importância de contar com uma plataforma especializada em benefícios?

Para estar à frente e garantir que a sua organização atende às questões legais, acompanhando mudanças na legislação, é sempre bom contar com uma empresa parceira que ajude no acompanhamento do serviço.

Além disso, uma plataforma agiliza os processos, permitindo a automatização em algumas ações e reduzindo os riscos com fraude ou extravio dos valores. Neste contexto, a tecnologia passa a ser uma aliada e permite que a gestão de dados também seja feita de uma forma mais segura.

Ao contar com uma empresa que é especializada em benefícios para funcionários, você ainda tem facilidade para acompanhar o hábito de consumo dos seus colaboradores. Assim, há a possibilidade de ter insights valiosos, que possam ser usados em ações para agregar valor, melhorando o clima organizacional e a percepção sobre a qualidade de vida no trabalho.

Como a Caju pode ajudá-lo nessa tarefa?

Ser flexível é dar o poder de escolha na mão do colaborador para optar onde deseja gastar. Ou seja, sobrou um saldo no auxílio-saúde, por que não transferir para a categoria de cultura e pagar a sua assinatura na Netflix ou no Spotify? Ou então migrar o saldo para a categoria de educação e fazer um curso online?

Portanto, se você quer implementar benefícios flexíveis na sua organização, soluções como a oferecida pela Caju simplificam esse processo. Aqui, estamos falando de uma plataforma que facilita muito a vida do RH na hora de contratar benefícios para os funcionários, pois concentra tudo em um único lugar!

Por outro lado, para os colaboradores, a Caju expande as possibilidades de uso dos benefícios:

  • Pelo app, a pessoa poderá transferir parte do saldo do vale-educação para o vale-transporte, ou para o vale-cultura, da forma que ela quiser;
  • Além disso, ela pode usar o vale-cultura para pagar vários serviços, como serviços de streaming, cinema, teatro, entre outras atividades;
  • No caso do vale-transporte, o colaborador pode usar seus benefícios flexíveis no Bilhete Único, mas também no Uber, 99, patinete ou bicicleta, por exemplo;
  • Uma grande vantagem é que tudo isso é de graça para a empresa e para os funcionários.

Então, gostou da ideia? Como você pode notar, os benefícios flexíveis podem ser muito vantajosos, tanto para as empresas quanto para os funcionários. 

Disponibilize o que há de melhor para os seus colaboradores! Para saber mais sobre os benefícios flexíveis oferecidos pela Caju, acesse o nosso site agora mesmo!

Dúvidas frequentes: 

O que são benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis fazem parte do pacote de benefícios ofertados pelas empresas, e são considerados flexíveis porque os colaboradores podem escolher quais receber dentro de um sistema criado pela empresa. 

Qual é a diferença entre benefícios fixos e flexíveis?

Os benefícios fixos são estabelecidos pela empresa e constam para todos os funcionários, como alimentação, refeição e plano de saúde. No caso dos benefícios flexíveis, as empresas fornecem um valor ou uma lista de benefícios disponíveis, e os colaboradores escolhem dentro da quantidade prevista para cada um. 

Quais são as vantagens de oferecer benefícios flexíveis aos colaboradores?

Ao oferecer benefícios flexíveis, as empresas possibilitam a escolha dos colaboradores dentro do que melhor se encaixa nas necessidades individuais, fornecendo liberdade de escolha, aprimorando a confiança entre empregador e empregado, e auxiliando no desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável.

Qual a melhor maneira de disponibilizar benefícios flexíveis? 

Dentro de um sistema de benefícios flexíveis, como a Caju, que possibilita que os próprios colaboradores façam as movimentações dos valores recebidos nas categorias de uso presentes dentro do cartão multibenefícios.

Conheça a Caju

Preencha o formulário de interesse abaixo.

Entraremos em contato com as melhores soluções para sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Izabela Linke

Conteúdo

Jornalista, redatora e revisora que adora ouvir e contar histórias. Cuidando do marketing de conteúdo da Caju, tem como missão levar informação de valor para a área de gestão de pessoas e contribuir para um mercado cada vez mais inovador e humano.

Ver todos os posts dessa autoria

Receba um pedaço da Caju toda semana.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as principais novidades que o profissional de RH precisa saber para se destacar no mercado.